Uso de computadores


Não havendo computadores em todas as escolas é irrealista preconizar o seu uso regular como parte integrante do programa. Por outro lado, as calculadoras gráficas cumprem muitas das missões que normalmente só era possível realizar anteriormente com computadores. Mas vários tipos de programas ainda não disponíveis numa calculadora gráfica são úteis e enquadram-se no espírito do programa. Programas de Geometria como o Cabri-Géomètre, de Cálculo como a Folha de Cálculo, de Gráficos e demonstração como o Funções (Vitor Teodoro-GEP), o MicroCalc (Harley Flanders), de Algebra Computacional como o DERIVE ou o Mathematica, ou de simulação como os da série Soft-Ciências, fornecem diferentes tipos de perspectivas tanto a professores como a alunos.

Neste sentido recomenda-se enfaticamente o uso de computadores nas escolas onde tal equipamento esteja disponível, tanto em salas onde os alunos poderão ir realizar trabalhos práticos, como em salas com condições para se dar uma aula em ambiente computacional, ou ainda para o professor usar como ferramenta de demonstração na sala de aula (data-show com retroprojector).


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