Uso de computadores
Não havendo computadores em todas as escolas é irrealista preconizar o
seu uso regular como parte integrante do programa. Por outro lado,
as calculadoras gráficas cumprem muitas das missões que normalmente
só era possível realizar anteriormente com computadores.
Mas vários tipos de programas ainda não disponíveis numa calculadora
gráfica são úteis e enquadram-se no espírito do programa. Programas
de Geometria como o Cabri-Géomètre, de Cálculo como a Folha de Cálculo,
de Gráficos e demonstração como o Funções (Vitor Teodoro-GEP),
o MicroCalc (Harley Flanders), de Algebra Computacional como o
DERIVE ou o Mathematica, ou de simulação como os da série Soft-Ciências,
fornecem diferentes tipos de perspectivas tanto a professores como a
alunos.
Neste sentido recomenda-se enfaticamente o uso de computadores
nas escolas onde tal equipamento esteja disponível, tanto em salas
onde os alunos poderão ir realizar trabalhos práticos, como em salas
com condições para se dar uma aula em ambiente computacional, ou ainda
para o professor usar como ferramenta de demonstração na sala de aula
(data-show com retroprojector).
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