Proposta de medidas complementares


O trabalho desta equipa técnica poderá ainda conduzir à assunção de outras medidas que ajudem a melhorar a aprendizagem da Matemática no Ensino Secundário, tanto no campo da formação de professores, como no campo da elaboração de materiais ou, mesmo, na diversificação de gestão de programas segundo a circular do Departamento do Ensino Secundário que anunciou a criação desta equipa técnica.

Como afirmava um dos pareceres que a equipa técnica recebeu as mudanças necessárias no ensino em geral e, no da matemática, em particular, dependem menos de programas e muito mais de outras condições que continuam a não ser implementadas como as metodologias que fizessem do aluno o artífice do seu próprio saber

Assim, a equipa técnica entende fazer as seguintes recomendações, entendendo que, se não forem levadas à prática, o sucesso da disciplina de Matemática (sucesso estatístico e sucesso real) ficará seriamente comprometido.


A ET reafirma que esta é apenas uma primeira versão da proposta de medidas complementares e de modo nenhum a versão final. A ET tentou incorporar nesta proposta todas as sugestões recebidas mas está totalmente aberta às sugestões que permitam melhorar este documento.
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