Proposta de medidas complementares
O trabalho desta equipa técnica poderá ainda conduzir à assunção
de outras medidas que ajudem a melhorar a aprendizagem da Matemática
no Ensino Secundário, tanto no campo da formação de professores,
como no campo da elaboração de materiais ou, mesmo, na diversificação
de gestão de programas segundo a circular do Departamento do Ensino
Secundário que anunciou a criação desta equipa técnica.
Como afirmava um dos pareceres que a equipa técnica recebeu as mudanças
necessárias no ensino em geral e, no da matemática, em particular, dependem menos
de programas e muito mais de outras condições que continuam a não
ser implementadas como as metodologias que fizessem do aluno o artífice
do seu próprio saber
Assim, a equipa técnica entende fazer as seguintes recomendações,
entendendo que, se não forem levadas à prática, o sucesso da disciplina
de Matemática (sucesso estatístico e sucesso real) ficará seriamente
comprometido.
A ET reafirma que esta é apenas uma primeira versão da proposta
de medidas complementares e de modo nenhum a versão final.
A ET tentou incorporar nesta proposta todas as sugestões
recebidas mas está totalmente aberta às sugestões que permitam
melhorar este documento.
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