Elaboração de Materiais


Há uma grande carência de materiais escritos que possam servir de apoio ao trabalho de professores e alunos. Assim, propõe-se que o Departamento do Ensino Secundário encomende a equipas exteriores a produção e promova a edição de materiais nas áreas de: Probabilidades, Estatística, Análise Combinatória, Geometria Sintética, Geometria Analítica, Resolução de Problemas, uso de Calculadoras Gráficas e Computadores, História da Matemática, Aplicações da Matemática, Formalização.

Mas outro tipo de materiais não escritos são importantes. Para se poder exibir com facilidade a ligação da Matemática com a realidade ou como a Matemática foi evoluindo ao longo da história, é necessário poder dispor de outros tipos de suportes. Nesta ordem de ideias propõe-se que, em cada Escola, seja criado um Laboratório de Matemática. Tal Laboratório deveria, em termos gerais e não limitativos, estar equipado com:

1. Um conjunto de pelo menos 30 calculadoras gráficas do mesmo modelo e um ou mais data-show para projectar a imagem da calculadora com um retroprojector;

2. Um aparelho que permita a recolha e posterior tratamento de dados numéricos a partir de experiências concretas (em colaboração com as disciplinas de Física e Química);

3. Materiais manipulativos para Geometria: sólidos geométricos, sólidos acrílicos transparentes,, sólidos de arestas, etc;

4. Filmes de Matemática (e equipamento para a sua projecção);

5. Colecções de diapositivos de Matemática (e equipamento para a sua projecção);

6. Colecções de acetatos de Matemática;

7. Um computador portátil e um data-show para projectar a imagem do computador com um retroprojector;

8. Uma sala com pelo menos 6 computadores para realização de trabalhos dos alunos de acesso possível durante todo o dia (em particular durante feriados);

9. Uma sala com um número razoável de computadores onde seja possível realizar trabalhos práticos com todos os alunos de cada turma;

10. Um modem para ligação a BBS (Jornais de Parede Electrónicos) ou à Internet (onde se poderão procurar novidades sobre o mundo da Matemática e estabelecer contactos com projectos realizados noutras escolas)


PARA CONTINUAR

Temas do Ajustamento VOLTAR AO PRINCíPIO DE TUDO