Mas outro tipo de materiais não escritos são importantes. Para se poder exibir com facilidade a ligação da Matemática com a realidade ou como a Matemática foi evoluindo ao longo da história, é necessário poder dispor de outros tipos de suportes. Nesta ordem de ideias propõe-se que, em cada Escola, seja criado um Laboratório de Matemática. Tal Laboratório deveria, em termos gerais e não limitativos, estar equipado com:
1. Um conjunto de pelo menos 30 calculadoras gráficas do mesmo modelo e um ou mais data-show para projectar a imagem da calculadora com um retroprojector;
2. Um aparelho que permita a recolha e posterior tratamento de dados numéricos a partir de experiências concretas (em colaboração com as disciplinas de Física e Química);
3. Materiais manipulativos para Geometria: sólidos geométricos, sólidos acrílicos transparentes,, sólidos de arestas, etc;
4. Filmes de Matemática (e equipamento para a sua projecção);
5. Colecções de diapositivos de Matemática (e equipamento para a sua projecção);
6. Colecções de acetatos de Matemática;
7. Um computador portátil e um data-show para projectar a imagem do computador com um retroprojector;
8. Uma sala com pelo menos 6 computadores para realização de trabalhos dos alunos de acesso possível durante todo o dia (em particular durante feriados);
9. Uma sala com um número razoável de computadores onde seja possível realizar trabalhos práticos com todos os alunos de cada turma;
10. Um modem para ligação a BBS (Jornais de Parede Electrónicos) ou à Internet (onde se poderão procurar novidades sobre o mundo da Matemática e estabelecer contactos com projectos realizados noutras escolas)
Temas do Ajustamento VOLTAR AO PRINCíPIO DE TUDO