FINALIDADES
São finalidades da disciplina no ensino secundário:
*Desenvolver a capacidade de usar a Matemática
como instrumento de interpretação e intervenção
no real.
*Desenvolver as capacidades de formular e resolver problemas,
de comunicar, assim como a memória , o rigor,
o espírito crítico e a criatividade.
*Promover o aprofundamento de uma cultura científica,
técnica e humanística que constituam
suporte cognitivo e metodológico tanto para
o prosseguimento de estudos como para a inserção
na vida activa.
*Contribuir para uma atitude positiva face à
Ciência.
*Promover a realização pessoal mediante
o desenvolvimento de atitudes de autonomia e solidariedade
OBJECTIVOS GERAIS
São objectivos gerais da disciplina no ensino
secundário:
VALORES/ATITUDES
Desenvolver
a confiança em si próprio:
*Exprimir e fundamentar as suas opiniões.
*Revelar espírito crítico, de rigor e
de confiança nos seus raciocínios.
*Abordar situações novas com interesse,
espírito de iniciativa e criatividade.
*Procurar a informação de que necessita.
Desenvolver interesses culturais:
*Manifestar vontade de aprender e gosto pela pesquisa.
*Interessar-se por notícias e publicações
relativas à Matemática e a descobertas
científicas e tecnológicas.
*Apreciar o contributo da Matemática para a compreensão
e resolução de problemas do Homem através
do tempo.
Desenvolver hábitos de trabalho e persistência:
*Elaborar e apresentar os trabalhos de forma organizada
e cuidada.
*Manifestar persistência na procura de soluções
para uma situação nova.
Desenvolver o sentido da responsabilidade:
*Responsabilizar-se pelas suas iniciativas e tarefas.
*Avaliar situações e tomar decisões.
Desenvolver o espírito de tolerância e
de cooperação:
*Colaborar em trabalhos de grupo, partilhando saberes
e responsabilidades.
*Respeitar a opinião dos outros e aceitar as
diferenças.
*Intervir na dinamização de actividades
e na resolução de problemas da comunidade
em que se insere.
CAPACIDADES/APTIDÕES
Desenvolver a capacidade de utilizar a Matemática
na interpretação e intervenção
no real:
*Analisar situações da vida real identificando
modelos matemáticos que permitam a sua interpretação
e resolução.
*Seleccionar estratégias de resolução
de problemas.
*Formular hipóteses e prever resultados.
*Interpretar e criticar resultados no contexto do problema.
*Resolver problemas nos domínios da Matemática,
da Física, da Economia, das Ciências Humanas,
...
Desenvolver o raciocínio e o pensamento científico:
*Descobrir relações entre conceitos de
Matemática.
*Formular generalizações a partir de experiências.
*Validar conjecturas.
*Fazer raciocínios demonstrativos usando métodos
adequados.
*Compreender a relação entre o avanço
científico e o progresso da humanidade.
Desenvolver a capacidade de comunicar:
*Comunicar conceitos, raciocínios e ideias, oralmente
e por escrito, com clareza e progressivo rigor lógico.
*Interpretar textos de Matemática.
*Exprimir o mesmo conceito em diversas formas ou linguagens.
*Usar correctamente o vocabulário específico
da Matemática.
*Usar a simbologia da Matemática.
*Apresentar os textos de forma clara e organizada.
CONHECIMENTOS
Ampliar
o conceito de número e desenvolver o cálculo:
*Aperfeiçoar o cálculo em R e
usar a calculadora tirando partido das suas potencialidades.
*Operar com expressões racionais, irracionais
e exponenciais, logarítmicas e trigonométricas.
*Resolver equações, inequações
e sistemas.
*Usar as noções de lógica indispensáveis
à clarificação de conceitos.
Ampliar os conhecimentos de Geometria no Plano e no
Espaço:
*Resolver problemas de incidência, paralelismo
e perpendicularidade no plano e no espaço, por
via intuitiva e analítica.
*Utilizar vectores no estudo do plano e do espaço,
em referencial ortonormado.
*Compreender e utilizar noções básicas
de cónicas.
Iniciar o estudo da Análise Infinitesimal:
*Interpretar fenómenos e resolver problemas recorrendo
a funções e seus gráficos.
*Estudar sucessões definidas de diferentes formas.
*Aplicar conhecimentos de Análise Infinitesimal
no estudo de funções de variável
real.
Ampliar os conhecimentos de Estatística e Probabilidades:
*Interpretar e comparar distribuições
estatísticas.
*Resolver problemas de contagem.
*Resolver problemas envolvendo cálculo de probabilidade.
Conhecer aspectos da História da Matemática:
*Conhecer personalidades e factos marcantes da História
da Matemática e relacioná-los com
momentos históricos de relevância cultural
ou social.
Voltar à área de Ensino da Matemática
Original file name: parte02rtf
This file was converted with TextToHTML - (c) 1995 Logic n.v. - Kris Coppieters