CONTEÚDOS
A escolha dos temas foi feita tendo em conta os conteúdos
presentes no anterior programa e a preocupação
de algum equilíbrio entre áreas diversas
da Matemática. Os quadros seguintes mostram
que existe um grande equilíbrio entre as quatro
grandes áreas seleccionadas:
*Cálculo Diferencial
*Geometria (no plano e no espaço)
*Funções e sucessões
*Probabilidades (com Análise Combinatória)
e Estatística
10(o), 11(o) e 12(o) anos
A quantidade de temas curriculares, a sua extensão
e profundidade foi substancialmente diminuída
em relação a programas anteriores, parecendo
exequível a sua leccionação; uma
maior diminuição poderia conduzir a uma
deficiente formação dos alunos do ensino
secundário.
Os temas clássicos de Análise, Álgebra
e Geometria estão presentes nestes conteúdos,
embora o segundo se encontre dividido pelos outros
temas. Esta classificação deve ser considerada
de forma muito relativa, pois, no corpo do programa,
assumem importância significativa não
só técnicas específicas, mas estratégias
que, constituindo uma base de apoio que os alunos
utilizam na sua actividade matemática independentemente
do tema, atravessam o programa de forma transversal.
Referimo-nos a
*Resolução de Problemas
*Modelação Matemática
*Lógica e Raciocínio Matemático
*Tecnologia e Matemática
*História da Matemática
sendo de difícil quantificação,
mas não sendo por isso menos importantes que
os temas antes referidos.
Além do mais o estudo dos diversos temas está
integrado tanto quanto possível sendo estabelecidas
um grande número de conexões, para que
os alunos possam ver que são aspectos complementares
de uma mesma realidade. Foi dada uma posição
de destaque à Geometria por ser o tema tratado
em primeiro lugar tanto no 10(o) como no 11(o) anos
e são dadas indicações que permitem
que seja retomada em praticamente todos os outros temas
do Ajustamento. Deu-se prioridade à criação
de condições para uma grande diversidade
de tipos de trabalho em Matemática, tanto de
carácter geral como específicos de cada
tema, em detrimento de um aprofundamento que na maioria
das vezes é ilusório se não for
cimentado na compreensão dos processos elementares.
Nos temas de Geometria procura-se um equilíbrio
entre a Geometria por via intuitiva com a Geometria
Analítica, de modo a desenvolver tanto o raciocínio
geométrico directo como a resolução
de problemas de geometria por via algébrica,
sem esquecer o desenvolvimento de capacidades de visualização
geométrica.
Existe ainda um equilíbrio entre os diversos temas a nível de cada um dos anos de escolaridade, como se pode observar nos quadros seguintes:
10(o) ano
11(o) ano
12(o) ANO
O estudo do Cálculo Diferencial é precedido de um tema em que se estudam as propriedades elementares das funções e seu gráficos, dando oportunidade a que os alunos se familiarizem com este tópico fundamental da matemática actual. No estudo do Cálculo Diferencial dá-se prioridade ao trabalho com a noção de derivada, sendo deixada a formalização da definição de limite para uma fase posterior. Ao contrário dos programas anteriores, a noção de limite é visada primeiro de forma apenas intuitiva; em seguida é formalizada no tema de sucessões, sendo mais tarde generalizada para funções quaisquer (via definição de Heine).
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