DESENVOLVIMENTO DOS TEMAS E INDICAÇÕES METODOLÓGICAS
Apresenta-se, para cada ano e para cada grande tema,
o desenvolvimento que pretende citar exaustivamente
todos os conteúdos obrigatórios e facultativos.
Em alguns casos, por se entender necessário
um esclarecimento particular referem-se objectivos
precisos nesse desenvolvimento dos temas.
Há quem pense que se pode substituir o programa
no seu todo pela lista de itens de conteúdo
fornecidos no desenvolvimento dos diversos temas. Não
é assim.
As indicações metodológicas que
acompanham o desenvolvimento dos temas esclarecem
as questões estratégicas da metodologia
de ensino e do "fazer matemática",
definem as formas de abordar os conteúdos, sugerem
oportunidades de introduzir outros conceitos e de estabelecer
conexões, de utilizar tecnologia, de experimentar,
etc, e só por isso são importantes e
imprescindíveis partes do programa a par dos
conteúdos. Podemos mesmo dizer que a forma de
aprender a fazer matemática é um conteúdo
do ensino de Matemática.
Para além disso, as indicações
metodológicas são importantes e imprescindíveis
neste programa e têm de ser seguidas, porque
é nelas que se estabelecem em pormenor, para
além da forma de abordagem, a profundidade requerida
e o rigor exigido nas formalizações dos
conceitos e definições, para além
do tipo de exercícios e actividades que podem
ser propostos aos alunos. Nessas indicações
metodológicas aparecem mesmo instruções
no sentido de evitar certos tipos de exercícios
que, desse modo, são excluídos do programa
e não podem ser considerados. A repetição
de exercícios rotineiros consome tempo precioso,
necessário para a leccionação
do programa, é desaconselhada também
porque, da sua leccionação, resulta a
desqualificação dos conceitos que pretendem
consolidar.
Resumindo, cada conteúdo do ensino secundário
de Matemática não está mais do
que esboçado no desenvolvimento dos temas;
para efeitos deste programa, as indicações
metodológicas não são simples
indicações e concorrem até para
a definição dos conteúdos de ensino.
De acordo com o desenvolvimento de cada tema e o grau
de profundidade a atribuir à abordagem de cada
conteúdo, faz-se corresponder um determinado
número de horas à leccionação
de cada tema. Embora isso não constitua uma
instrução rígida, ela deve ser
uma referência obrigatória de planificação
e deve limitar a abordagem de cada tema, de modo a
que, mesmo com prejuízo do aprofundamento deste
ou daquele conteúdo específico, todos
os temas sejam abordados com todos os alunos.
As indicações metodológicas, ao
sugerir actividades e preocupações a
ter, acabam por sugerir diversificação
de tipos de instrumentos e de oportunidades de avaliação
das aprendizagens.
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