10(o) ANO
Tema II - Funções e Gráficos -
Generalidades. Funções polinomiais. Função
módulo (36 aulas)
Os conhecimentos sobre funções, indispensáveis
para a compreensão do mundo em que vivemos,
vão ser ampliados com base no estudo numérico
e gráfico devendo privilegiar o trabalho intuitivo
com funções que relacionam variáveis
da vida corrente, da Geometria, da Física, da
Geografia ou de outras disciplinas.
Em particular faz-se o estudo detalhado das funções
polinomiais e da função módulo
e resolvem-se gráfica e numericamente algumas
equações e inequações.
Este tema tem um ênfase muito grande na ligação
entre as fórmulas e as representações
geométricas. Esta ligação é
muito importante para todos os que utilizarem matemática.
A capacidade de as relacionar é uma capacidade
fundamental para o mundo de hoje e do futuro e assim
este tema deverá fornecer uma formação
para a vida toda tão básica como a tabuada.
Pré-Requisitos:
Os alunos devem conhecer a função afim;
devem poder reconhecer essa função através
do gráfico, esboçar o gráfico
e devem conhecer algumas propriedades (monotonia e
zeros de forma apenas intuitiva e usando os conhecimentos
de equações). Os alunos devem saber resolver
equações e inequações do
1(o) grau e resolver equações do 2(o)
grau. Os alunos devem conhecer os números reais
e representar intervalos de números reais.
Desenvolvimento
*Gráfico cartesiano de uma função
em referencial ortogonal.
*Definição de função, gráfico
e representação gráfica de uma
função.
*Estudo intuitivo tanto a partir de um gráfico
particular como usando calculadora gráfica de
propriedades das funções e dos seus gráficos
(domínio, contradomínio, pontos notáveis,
monotonia, continuidade, extremos (relativos e absolutos),
simetrias em relação ao eixo dos YY e
à origem, limites nos ramos infinitos) e análise
dos efeitos das mudanças de parâmetros
nos gráficos das funções (considerando
a variação para cada parâmetro
separadamente) para as seguintes funções:
i) Funções quadráticas; estudo
a partir da família de funções
definida por
f(x)=ax^2 + bx +c e a partir dos zeros e do sinal do
trinómio ax^2 + bx +c;
ii) função módulo; estudo da família
de funções definidas por
f(x) = a |bx + c| + d ;
iii) funções definidas por dois ou mais
ramos (cujo domínio é um intervalo ou
união de intervalos).
DesenvolvimentoIndicações Metodológicas
Para todos os tipos de funções devem ser
dados exemplos a partir de questões concretas
(tanto de outras áreas da matemática
como os constantes em livros de Física, Química,
Geografia, Economia, etc, em recortes de jornais).
Particular importância deverá ser dada
a situações problemáticas, situações
de modelação matemática e a exemplos
ligados com o trabalhos da Área-Escola e com
a Geometria, devendo retomar-se alguns exemplos estudados
no tema anterior. Os alunos devem reconhecer que o
mesmo tipo de função pode constituir
um modelo de diferentes tipos de situações
problemáticas.
Com vista a facilitar o uso de uma linguagem rigorosa
(mas não formalista) o professor pode introduzir
os conceitos de condição e proposição
e referir sumariamente ao longo do tema as propriedades
da conjunção, disjunção,
negação e implicação.
Os alunos devem sempre traçar um número
apreciável de funções tanto manualmente
em papel quadriculado ou papel milimétrico como
usando calculadora gráfica ou computador.
Dificuldade a não exceder nas funções
definidas por dois ou mais ramos:
f(r) = |r - a|, g(x) = |x - 3| + 1, h(x) =
No estudo das famílias de funções os alunos podem realizar pequenas investigações.
Desenvolvimento
*Resolução de problemas envolvendo a expressão
de uma variável em função de outra,
ou recorrendo a uma representação gráfica.
*Referência à parábola, às
suas principais propriedades e à sua importância
histórica.
*Equações e inequações do 2(o) grau; inequações com um módulo.
*Estudo de funções polinomiais e polinómios, com particular incidência nos graus 3 e 4.
*Possibilidade da decomposição de um polinómio em factores (informação). Decomposição de um polinómio em factores em casos simples, por divisão dos polinómios e recorrendo à regra de Ruffini. Justificação desta regra.
*Estudo gráfico de inequações envolvendo
polinómios com recurso à calculadora
gráfica ou a partir de uma decomposição
em factores do polinómio, usando uma tabela
de variação de sinais. Os alunos devem
verificar que obtiveram o resultado esperado usando
o outro método, ou usando propriedades conhecidas.
*Estudo de transformações simples de funções
(tanto usando papel e lápis como calculadora
gráfica): dada a função f tanto
a partir de um gráfico como a partir de uma
expressão analítica, esboçar o
gráfico das funções definidas
por y = f(x)+a, y = f(x+a), y = af(x), y = f(ax), y
= |f(x)|, y = f(|x|), com a positivo ou negativo,
descrevendo o resultado recorrendo a linguagem geométrica.
*Resolução de problemas concretos envolvendo
funções polinomiais.
(*)Estudo intuitivo de curvas que se ajustem a um conjunto de pontos dados.
Indicações Metodológicas
Experimentando com a calculadora gráfica ou computador,
os alunos devem observar que podem ser apresentadas
diferentes representações gráficas
de um mesmo gráfico, variando as escalas da
representação gráfica.
Quando for usada a calculadora gráfica os alunos
devem explorar claramente os diversos comportamentos.
Os alunos devem saber evitar conclusões apressadas
e devem ser incentivados a elaborar conjecturas em
função do que se lhes apresenta mas devem
ser sistematicamente treinados na análise crítica
de todas as suas conclusões.
Os alunos devem observar que a representação
gráfica depende de forma decisiva do rectângulo
de visualização escolhido. Devem ainda
estudar situações em que uma descrição
qualitativa satisfatória do comportamento da
função só é possível
com um gráfico múltiplo (conjunto de
gráficos em diferentes rectângulos de
visualização)
Os alunos devem determinar pontos notáveis (como
intersecção com os eixos coordenados)
e extremos de forma aproximada (com uma aproximação
definida a priori) a partir do gráfico traçado
na calculadora gráfica ou computador.
No estudo de polinómios os alunos devem trabalhar
tanto com po-linómios do tipo 3x^3 + x^2+ 5 em
que o trabalho será numérico e gráfi-co
e em que para ter uma informação satisfatória
são precisos dois grá-ficos, como devem
trabalhar com polinómios do tipo x^3 + x^2 - 3x
+ 1, em que por tentativas é possível
encontrar uma raiz (neste caso 1) e, depois de usar
a regra de Ruffini, reduzir a um polinómio de
grau inferior.
Um aluno deverá registar por escrito as observações
que fizer ao usar a calculadora gráfica ou outro
material, descrevendo com cuidado as propriedades constatadas
e justificando devidamente as suas conclusões
relativamente aos resultados esperados (para desenvolver
o espírito crítico e a capacidade de
comunicação matemática).
(*) O estudo de curvas deve ser feito de modo informal, experimentando o aluno qual dos tipos de funções já estudadas melhor se ajusta (poderá ser analisada a soma dos desvios ou a soma dos quadrados dos desvios).
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