11(o) ANO
Tema I - Geometria no Plano e no Espaço II
(36 aulas)
A trigonometria tem a sua origem no estudo da medição
de triângulos. Problemas relacionados com a navegação,
a topografia, a indústria de moldes, entre muitos
outros, exigem a resolução de triângulos.
Mais tarde ao serem estudadas as funções
trigonométricas veremos aparecer o seno e o
co-seno como modelos matemáticos para fenómenos
periódicos tais como variações
de temperatura , de marés,..., mas nesta primeira
abordagem para além da resolução
de problemas que envolvam triângulos trata-se
somente de ampliar o conceito de ângulo que passa
a ser encarado como gerado por uma semi-recta em movimento
(sentido positivo ou negativo) bem como o estudo do
circulo trigonométrico e a resolução
de algumas equações trigonométricas
simples.
A calculadora facilitará o estudo da Trigonometria
e permitirá que o tempo seja dedicado à
compreensão dos conceitos e às aplicações
ligadas a problemas reais, reduzindo-se o ênfase
em exercícios de cálculo.
A continuação do estudo da Geometria
com a noção de produto escalar e suas
aplicações ligada à resolução
de problemas deve permitir ao aluno melhorar as suas
capacidades de visualização e representação
aumentando a sua intuição geométrica.
Devem continuar a explorar-se as ligações
da Geometria aos outros conteúdos. Os conhecimentos
adquiridos nesta unidade devem mostrar ao aluno como
a linguagem das coordenadas e dos vectores lhe fornece
novos utensílios para resolver problemas já
abordados noutras perspectivas.
Desenvolvimento
Resolução de problemas que envolvam triângulos.
*Ângulo e arco generalizados:
- Radiano.
- Expressão geral das amplitudes dos ângulos
com os mesmos lados, em graus e radianos.
*Funções seno, co-seno e tangente: definição; variação (estudo no círculo trigonométrico); valores em p/6, p/4 e p/3 radianos.
*Relações entre as funções circulares de a, e de p/2 - a, p/2 + a, p-a, p+a e - a.
*Expressão geral das amplitudes dos ângulos com o mesmo seno, co-seno ou tangente. Equações trigonométricas elementares.
Indicações Metodológicas
Devem propôr-se aos alunos problemas variados ligados a situações concretas onde apliquem métodos trigonométricos (problemas ligados a sólidos, a moldes, à navegação, à topografia , históricos,...) de modo a que o aluno se aperceba da importância da trigonometria para as várias Ciências. As calculadoras permitem que o aluno se preocupe menos com os cálculos e mais com a compreensão do problema.
Embora se refiram estes valores por se considerar que
é importante que o aluno conheça alguns
valores exactos das funções trigonométricas,
nomeadamente para que mais tarde possa confirmar pontos
do traçado de gráficos de funções
trigonométricas, não devem os alunos
trabalhar preferencialmente com eles pois possuem uma
calculadora.
Devem aperceber-se da diferença em trabalhar
por exemplo com sen1 em graus e radianos de modo a
ter sempre bem presente em que modo está a calculadora
e interpretar convenientemente os resultados.
Depois de compreendidas as relações referidas
por observação do circulo trigonométrico
tornam-se desnecessários exercícios repetitivos
de puras técnicas de cálculo e rotina.
É importante que os alunos verifiquem que se
mantêm as relações:
;
e
=
e as usem na determinação de uma função trigonométrica, conhecida outra.
As equações trigonométricas a resolver devem ser simples do tipo sen (kx) = sen a , cos( kx+a) = cos a , tg (kx) = tg a.
Não é de excluir uma breve referência aos seno e co-seno como funções reais de variáel real e aos gráficos destas funções trigonométricas.
Desenvolvimento
*Expressão geral das amplitudes dos ângulos com o mesmo seno , co-seno ou tangente. Equações trigonométricas elementares.
*Produto escalar de dois vectores no plano e no espaço:
- Definição e propriedades.
- Expressão do produto escalar nas coordenadas
dos vectores em referencial ortonormado.
- Ângulo de duas rectas; inclinação
de uma recta; declive como tangente da inclinação
no caso da equação reduzida da recta
no plano.
- Perpendicularidade de vectores e de rectas.
- Aplicação do produto escalar à
dedução da fórmula do desenvolvimento
de
cos(x-y)
*Conjuntos definidos por condições.
*Breve referência à equação cartesiana do plano definido por um ponto e o vector normal.
*Intersecção de planos; interpretação geométrica; resolução de sistemas.
*Equações cartesianas da recta no espaço.
*Paralelismo e perpendicularidade de rectas e planos (interpretação vectorial).
(*) Programação linear - breve introdução.
Indicações Metodológicas
A partir da equação vectorial o aluno pode chegar facilmente às equações cartesianas da recta.
O ensino deve dedicar a maior ênfase à
análise e interpretação de figuras
quer planas quer tridimensionais pois o aluno para
resolver problemas da vida corrente ou relacionados
com áreas da engenharia, arquitectura,... precisa
de usar intuição e raciocínios
geométricos.
O professor deve assegurar que neste estudo da Geometria
o aluno não se limite unicamente à manipulação
de condições desligadas de situações
concretas e sem as interpretar. Deve procurar que a
aprendizagem dos novos conceitos apareça ligada
à resolução de problemas como
prolongamento da geometria estudada no ano anterior
(agora o aluno poderá justificar propriedades
das figuras usando as suas representações
em coordenadas)
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