11(o) ANO
Tema II - Introdução ao Cálculo
Diferencial I - Funções racionais e com
radicais. Taxa de variação/Derivada
(36 aulas)
Com o estudo numérico e gráfico de novas
funções - racionais e envolvendo radicais
- aplicam-se os conhecimentos do 10(o) ano relativos
a funções. Tal como no 10(o) ano privilegiam-se
funções que relacionam variáveis
com significado concreto. As operações
com funções são abordadas neste
Tema. Serão estudadas funções
inversas e funções compostas. É
introduzida a noção de taxa média
de variação e taxa de variação/derivada
recorrendo a um uso informal da noção
de limite.
Pré-Requisitos:
Os alunos devem conhecer a função afim
e a função definida por f(x) = k/x,
com k>0 e x>0. Todo o Tema II - Funções
e Gráficos do 10(o) ano. Trigonometria do tema
anterior.
Desenvolvimento
*Estudo
intuitivo tanto a partir de um gráfico particular,
como usando calculadora gráfica de propriedades
das funções e dos seus gráficos
(domínio, contradomínio, pontos notáveis,
monotonia, continuidade, extremos (relativos e absolutos),
simetrias em relação ao eixo dos YY e
à origem, assímptotas, limites nos ramos
infinitos) e análise dos efeitos das mudanças
de parâmetros nos gráficos das funções
(considerando a variação para cada para
cada parâmetro separadamente) para as seguintes
funções:
i) funções racionais definidas por
;
ii) funções definidas por dois ou mais
ramos (cujo domínio é um intervalo ou
união de intervalos).
*Uso da calculadora para uma aproximação
experimental da noção de limite, de -(inf)
e +(inf).
*Referência à hipérbole, informação
das suas principais propriedades e da sua importância
histórica.
*Operações com funções (soma,
diferença, produto, quociente, composição)
num contexto do estudo de funções racionais
envolvendo polinómios do 2(o) e 3(o) grau.
*Resolução de problemas envolvendo as
funções anteriores e as estudadas em
anos anteriores, tanto sob os aspectos analíticos
como numéricos e gráficos.
Indicações Metodológicas
Valem aqui indicações metodológicas
semelhantes às dadas para o Tema II - Funções
e Gráficos do 10(o) ano, pelo que não
serão repetidas.
No estudo das propriedades das funções os alunos devem ser obrigados a utilizar uma linguagem cada vez mais precisa.
A noção de limite deve ser utilizada de forma intuitiva (incluindo a de limite lateral esquerdo e direito); será formalizada mais tarde. Neste contexto devem ser introduzidos os símbolos +(inf) e -(inf), devendo chamar-se a atenção para o facto de não serem números reais, mas apenas símbolos com um significado preciso.
Retomando os conhecimentos de polinómios, o aluno
deverá ser capaz de transformar expressões
como
em
ou
em
e observar que, do ponto de vista computacional, normalmente
se ganha em precisão, pois se efectua um número
mais reduzido de operações. Por outro
lado esta simplificação permite que se
estude o comportamento no infinito sem necessidade
de recorrer ao gráfico. Os alunos devem usar
este processo e o gráfico para lá chegar
e em seguida verificar pelo outro processo. Os alunos
devem poder concluir intuitivamente o limite no infinito
de uma função racional.
A resolução de equações e inequações fraccionárias apenas deve aparecer num contexto de resolução de problemas, por exemplo. ligados ao estudo de gráficos ou de modelação matemática.
Desenvolvimento
*Noção de taxa média de variação;
cálculo da taxa média de variação.
Noção de taxa de variação;
obtenção da taxa de variação
(valor para que tende a t.m.v. quando a amplitude do
intervalo tende para zero) em casos simples. Cálculo
aproximado da taxa de variação. Exemplos
concretos, e em particular, envolvendo velocidades
e acelerações.
*Interpretação geométrica da taxa
de variação; definição
de derivada (recorrendo à noção
intuitiva de limite).
*Constatação, por argumentos geométricos,
de que:
i) se a derivada é positiva num intervalo aberto
a função é crescente e se a derivada
é negativa num intervalo aberto a função
é decrescente;
ii) se a função é derivável
num intervalo aberto e se tem um extremo relativo num
ponto então a derivada é nula nesse ponto
(análise dos casos
e |x|).
*Dexterminação da derivada em casos simples
(função afim, funções polinomiais
do 2(o) e 3(o) grau, função racional
do 1(o) grau, função módulo)
*Resolução de problemas envolvendo derivadas num contexto de aplicações.
*Operações com funções: inversão. Funções com radicais quadráticos ou cúbicos. Operações com radicais quadráticos e cúbicos e com potências de expoente fraccionário. Simplificações de expressões com radicais (não incluindo a racionalização)
*Uma aplicação das operações com radicais: obtenção da equação da elipse a partir da sua propriedade focal.
Indicações Metodológicas
Para calcular derivadas de funções simples,
não é necessário invocar questões
especiais sobre limites, basta recorrer à noção
intuitiva.
No caso da função inversa os alunos devem
analisar os casos em que será possível
inverter uma função (poderá ser
introduzida a noção de injectividade,
apenas como noção auxiliar) e devem constatar
a relação entre os gráficos de
uma função e da sua inversa.
Será necessário introduzir a noção
de raiz índice n. Tal deverá ser feito
de forma algébrica. Só depois se falará
na função inversa da função
potência.
Grau de dificuldade a não ultrapassar:
,
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