11(o) ANO
Tema III - Sucessões (20 aulas)
A resolução de problemas permite chegar
ao conceito de sucessão, aceder à compreensão
de propriedades importantes de sucessões particulares
e particularmente úteis, bem como à
necessidade e elaboração de representações
formalizadas. Este assunto permite também, com
facilidade e vantagens, a utilização
intensiva de calculadoras. E permite exercícios
de comunicação (pela fala e pela composição
escrita). As propriedades das progressões e
outras sucessões definidas por recorrência
justificam a aprendizagem do método de indução
matemática.
Pré-Requisitos:
Os estudantes precisam de deter capacidades de cálculo
elementares e devem dominar o conceito de função.
Desenvolvimento
Introdução ao conceito de sucessão
*A sucessão real como função real
de variável natural.
*Sucessões monótonas.
*Sucessões limitadas
*Casos particulares das progressões aritméticas
e geométricas:
*Termo geral, soma de n termos consecutivos.
*Estudo intuitivo da sucessão de termo geral
num
contexto de modelação matemática;
primeira definição do número e.
Indicações Metodológicas
As sucessões devem aparecer como uma forma de
organizar possíveis resoluções
para situações problemáticas
que são apresentadas, com base em aspectos da
realidade (social) e em aspectos do estudo das diversas
ciências (Matemática incluída).
O estudo das sucessões pode e deve servir para
evidenciar conexões entre a matemática
e as outras disciplinas: a introdução
do conceito de sucessão e das suas propriedades
pode ser feita introduzindo vários problemas,
de tipo geométrico tal como vêm propostos
no articulado do actual programa. Outros exemplos sugestivos
podem versar assuntos diversos: da geometria por exemplo,
comprimento da espiral construída a partir de
quartos de circunferências; da economia por
exemplo, problemas com empréstimos ou depósitos
bancários com juros sobre um capital constante
(ou variável); da biologia por exemplo, calculo
do número de elementos de uma população
considerado um determinado modo de reprodução
de cada elemento,...
O estudo das sucessões como funções
de variável natural deve ser feito só
depois de terem sido construídos vários
exemplos/modelos. Mas a escrita de expressões
para os termos gerais das sucessões deve ser
procurada como forma de representar as situações
que se vão descrevendo. Do mesmo modo se devem
introduzir as noções de termo, de ordem,
ou até de razão, etc
O estudo da monotonia, minorantes, majorantes, etc deve
ser feito à medida que vão aparecendo
como aspectos a considerar durante a resolução
dos diferentes problemas. Do mesmo modo, devem ser
abordadas as propriedades de certas sucessões
(progressões).
Estes problemas devem ainda servir para introduzir
a definição por recorrência.,
para casos simples.
Os estudantes podem utilizar livremente a calculadora para procurar responder aos problemas que lhes são propostos e devem procurar formas próprias de organização e expressão para a modelação das situações. O professor deve explorar o uso da calculadora e deve ajudar a construir tabelas, a desenhar e a interpretar gráficos. Só depois de serem experimentadas variadas redacções, devem ser introduzidas as redacções simbólicas consagradas. As redacções simbólicas devem então ser testadas com exercícios rápidos.
Desenvolvimento
Limites
*Infinitamente grandes e infinitamente pequenos.
Definição e resultados para classificação
por comparação com sucessões conhecidas.
Operações sobre infinitamente grandes
e infinitésimos.
*Limites de sucessões e convergência.
Noção de limite real. Ilustração
de alguns resultados que justifiquem a unicidade do
limite e sobre limites de sucessões convergentes
obtidas a partir de outras mais simples igualmente
convergentes.
A convergência das sucessões monótonas
e limitadas. Exemplos de sucessões monótonas
não convergentes. Exemplos de sucessões
limitadas não convergentes.
Resultados e determinação de limites por
comparação de sucessões.
Problemas de limites com progressões .
(*) Estudo de casos simples de caos usando sucessões definidas por recorrência
Indicações Metodológicas
Depois de se terem introduzido as noções
de sucessão como função de variável
natural, de ordem, de termo geral, etc. podem apresentar-se
exemplos de sucessões definidas pelo seu termo
geral e, utilizando a calculadora gráfica, através
de cálculos e representações gráficas
de sequências de termos chegar aos conceitos
de infinitamente grande, de infinitamente pequeno,
de limite de uma sucessão. Cada definição
deve ser suportada por exemplos e contra-exemplos
que esclareçam as ideias imediatas e corrijam
eventuais concepções alternativas e erradas.
Deste modo, os estudantes ganham confiança nos
seus próprios saberes e compreendem as novas
aquisições como complementares e facilitadoras,
aprofundamentos das suas competências para dar
respostas a situações cada vez mais complexas.
As definições são estabelecidas
em linguagem corrente seguindo as conclusões
a tirar de cada exemplo e contra-exemplo.
Após cada redacção em linguagem
corrente deve ser estabelecida uma redacção
em simbologia matemática e devem então
ser aplicados exercícios rápidos em que
as definições simbólicas sejam
testadas.
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