12(o) ANO
Tema II - Introdução ao Cálculo
Diferencial II (36 aulas)
Aqui são estudados de forma mais rigorosa conceitos
já utilizados antes de forma intuitiva: limite,
continuidade e derivada.
O estudo das funções é ampliado
com as funções exponencial e logarítmica.
Pré-requisitos:
Tema II - Funções e Gráficos do
10(o) ano. Tema II - Introdução ao Cálculo
Diferencial I do 11(o) ano.
Desenvolvimento
*Função exponencial de base superior a
um.
*Crescimento exponencial. Estudo das propriedades analíticas
e gráficas da família de funções
definida por
com
a > 1.
*Função logarítmica de base superior
a um.
*Estudo das propriedades analíticas e gráficas
da família de funções definida
por
com a > 1.
*Regras operatórias de exponenciais e logaritmos.
*Aplicações concretas de exponenciais
e logaritmos.
*Limite de função segundo Heine. Propriedades
operatórias sobre limites (informação);
limites notáveis (informação).
Indeterminações. Assímptotas.
Continuidade.
*Teorema de Bolzano-Cauchy (informação)
e aplicações numéricas.
*Funções deriváveis. Regras de
derivação (demonstração
da regra da soma e do produto; informação
das restantes regras). Derivadas de funções
elementares (informação baseada em intuição
numérica e gráfica). Segunda definição
do número e. Teorema da derivada da função
composta (informação).
*Segundas derivadas e concavidade (informação
baseada em intuição geométrica).
Indicações Metodológicas
As indeterminações são referidas
apenas para mostrar as limitações dos
teoremas operatórios. Apenas se devem levantar
as indeterminações em casos simples.
Dificuldade a não exceder:
;
;
Os alunos devem experimentar numérica e graficamente a relação entre os limites no infinito da exponencial, da potência e dos logaritmos.
Derivada da função composta: grau de dificuldade
a não ultrapassar
f(ax), f(x+b), f(xk)
Em todos os teoremas se deve analisar a necessidade das condições do enunciado através de contra-exemplos.
Deve ser adoptada a definição: f é derivável quando a derivada existe (isto é, é um número real); limites infinitos não existem, +(inf) e -(inf) não devem nunca ser considerados como números reais.
e é o único número real tal que
Desenvolvimento
*Estudo de funções em casos simples.
*Integração do estudo do Cálculo Diferencial num contexto histórico.
*Problemas de optimização.
(*) Demonstração de alguns teoremas elementares do cálculo diferencial.
Indicações Metodológicas
Dificuldade a não ultrapassar:
,
,
Os alunos poderão realizar trabalhos individuais ou em grupo de História do Cálculo Diferencial referindo o trabalho de alguns matemáticos como Fermat, Newton, Leibniz, Berkeley, Anastácio da Cunha, Bolzano, Cauchy, etc. Uma referência obrigatória é a de José Anastácio da Cunha; com esse pretexto referir um pouco de história da Matemática em Portugal desde o tempo dos descobrimentos até à actualidade.
Os problemas de optimização devem ser escolhidos de uma forma a que um aluno trabalhe de uma forma tão completa quanto possível a modelação. É uma boa oportunidade para discutir com os alunos o processo de modelação matemática e a sua importância no mundo actual.
(*) Os teoremas a demonstrar devem incluir: continuidade implica limitação numa vizinhança; continuidade e f(x0 ) <> 0 implicam permanência de sinal numa vizinhança de x0 ; derivabilidade implica continuidade; derivada da potência inteira e racional e do quociente.
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