12(o) ANO
TEMA III - Trigonometria e Números Complexos
(20 aulas)
Com pretexto de responder a problemas de resolubilidade
algébrica amplia-se o conceito de número.
As operações com números complexos,
nas formas algébrica e trigonométrica
são aproveitadas para apropriar diferentes representações
analíticas para domínios definidos geometricamente,
bem como para apropriar relações entre
operações algébricas e transformações
geométricas. O estudante precisa dos conhecimentos
de Geometria Analítica , em geral, e da Trigonometria
e R, e precisa de saber resolver equações
e inequações dos 1(o) e 2(o) graus.
Pré-Requisitos: Trigonometria do Tema I - Geometria no Plano e no Espaço do 11(o) ano.
Desenvolvimento
Funções
seno, co-seno, tangente
*Estudo intuitivo tanto a par-tir de um gráfico
particular, como usando calculadora grá-fica
de: domínio, contrado-mínio, período,
pontos notá-veis, monotonia, continui-dade,
extremos (relativos e absolutos), simetrias em rela-ção
ao eixo dos YY e à ori-gem, assímptotas,
limites nos ramos infinitos.
*Estudo intuitivo de
. Cálculo das deri-vadas do seno e co-seno.
Complexos
*Introdução elementar de pro-blemas de
resolubilidade algé-brica e do modo como se
fo-ram considerando novos nú-meros. Apropriação
de um modo de desenvolvimento da Matemática,
através da evolu-ção do conceito
fundamental de número. Experimentação
da necessidade de i, à seme-lhança da
aceitação da neces-sidade dos números
negativos e "partidos".
*Números complexos. O nú-mero i. O conjunto
C dos números complexos
*A forma algébrica dos com-plexos. Operações
com com-plexos na forma algébrica.
*Representação de complexos na forma trigonométrica.
Es-crita de complexos nas duas formas, passando de
uma para outra. Operações com com-plexos
na forma trigonomé-trica. Interpretações
geométri-cas das operações.
*Domínios planos e condições em
variável complexa.
(*)Demonstração de proprieda-des de Geometria
usando nú-meros complexos
Indicações Metodológicas
As derivadas do seno e do co-seno devem ser obtidas
a partir das fórmulas do seno e do co-seno da
soma e de que =1
.
A introdução dos complexos deve ser ancorada
em pequena abordagem histórica, do ponto de
vista dos problemas/escolhos que foram aparecendo no
desenvolvimento dos estudos matemáticos. Os
estudantes podem realizar trabalhos sobre a extensão
do conceito de número e sobre problemas de resolubilidade
algébrica, quer do ponto de vista histórico,
quer do ponto de vista da sua experiência com
anteriores desenvolvimentos.
Será interessante a referência à
impossibilidade da extensão a C de uma ordenação
compatível com a adição e a multiplicação.
As operações com complexos podem ser definidas na base da manutenção das propriedades das operações e do quadrado de i ser -1. De modo intuitivo deve ser introduzido o |z|, estendendo a noção de valor absoluto de um real (distância de dois pontos no eixo, distância de dois pontos no plano cartesiano)
A passagem à forma trigonométrica pode
ser feita com referência a outros sistemas
de coordenadas.
Devem ser exploradas a multiplicação por
i e as diversas operações ligadas a
outras realidades matemáticas - vectores, operações
com vectores, transformações geométricas.
A resolução e a interpretação das soluções de condições em z, devem ajudar a compreender a utilidade dos diversos sistemas de representação analítica.
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