025-Manuais Escolares
É importante para o sucesso de qualquer programa que os manuais escolares reflictam minimamente as orientações definidas nos documentos oficiais. Por um Decreto-Lei recente devem existir Comissões Científico-Pedagógicas de análise dos manuais escolares. Achamos extremamente importante que esse Decreto-Lei seja posto em prática, de modo a garantir nomeadamente que:
. Os manuais escolares não contenham erros científicos;
. Os manuais escolares, independentemente da sua opção pedagógica própria, traduzam as orientações gerais e limites definidos nos programas oficiais;
. Todos os aspectos para além do programa sejam devidamente assinalados no manual (com um sinal especial, com mudança do tipo ou tamanho de letra, etc) nomeadamente quando é ultrapassado o grau de dificuldade máximo definido no programa oficial;
. Os parágrafos optativos constem obrigatoriamente dos manuais (deste modo, mesmo que os professores não os tratem, os alunos mais interessados podem sempre ser incentivados a lê-los);
. Os manuais escolares constituam um bom exemplo de escrita matemática que os alunos possam tomar como modelo (de outro modo não se podem incentivar cabalmente as capacidades de comunicação matemática);
. Os manuais escolares contenham material suplementar para ilustração do aluno de acordo com os objectivos gerais definidos para a disciplina de matemática (pequenos textos originais de matemáticos célebres, textos sobre a natureza da matemática e a sua importância ao longo da história e no mundo actual, textos com problemas de matemática que constituam desafios diferentes para os alunos - por exemplo retirados de Olimpíadas de Matemática portuguesas e estrangeiras -, sugestões para pequenas investigações dos alunos, etc.)
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