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X-Comment: Educacao em Matematica Status: RO Estou a preparar uma sessao de trabalho sobre calculadoras graficas para os alunos do estagio em Ensino da Matematica (FCUL). Gostaria de saber o que pensam sobre as necessidades de formacao dos actuais/futuros professores de Matematica do Basico e Secundario, no que diz respeito aos aspectos tecnicos e cientificos das calculadoras graficas. O que e' que os estagiarios precisariam de saber sobre calculadoras graficas, para alem do que ja' vem nos proprios manuais das calculadoras? A partir dos resultados talvez possa surgir algum material escrito. Agradeco desde ja' todas as colaboracoes, Carlos Albuquerque
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X-Comment: Educacao em Matematica Mime-Version: 1.0 Status: RO Esta e' uma copia de uma mensagem enviada anteriormente mas que parece nao ter chegado: Estou a preparar uma sessao de trabalho sobre calculadoras graficas para os alunos do estagio em Ensino da Matematica (FCUL). Gostaria de saber o que pensam sobre as necessidades de formacao dos actuais/futuros professores de Matematica do Basico e Secundario, no que diz respeito aos aspectos tecnicos e cientificos das calculadoras graficas. O que e' que os estagiarios precisariam de saber sobre calculadoras graficas, para alem do que ja' vem nos proprios manuais das calculadoras? A partir dos resultados talvez possa surgir algum material escrito. Agradeco desde ja' todas as colaboracoes, Carlos Albuquerque
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X-Comment: Educacao em Matematica > Estou a preparar uma sessao de trabalho sobre calculadoras graficas para >os alunos do estagio em Ensino da Matematica (FCUL). Gostaria de saber o >que pensam sobre as necessidades de formacao dos actuais/futuros >professores de Matematica do Basico e Secundario, no que diz respeito aos >aspectos tecnicos Do ponto de vista tecnico acho que nem sequer precisam de saber metade do que vem no manual. O que precisam de saber e' como integrar o uso da maquina naquilo que deverao vir a ensinar, ou seja como integrar o uso da maquina nos objectivos e conteudos definidos para o ensino da Matematica. >e cientificos das calculadoras graficas. O que e' que os >estagiarios precisariam de saber sobre calculadoras graficas, para alem do >que ja' vem nos proprios manuais das calculadoras? Convem que ganhem sensibilidade para as potencialidades e limites da calculadora. Limites fisicos (a menos de uma escala sao os de qualquer maquina) e limites intrinsecos (a impossibilidade de mostrar certos graficos). O mais importante e' que ganhem a autonomia necessaria para que saibam tomar iniciativas, elaborar os seus proprios materiais, qualquer que seja o topico e qualquer que seja o nivel de ensino. Jaime PS-Eu recebi a primeira mensagem. ------- Jaime Carvalho e Silva, Departamento de Matematica Universidade de Coimbra, Apartado 3008, 3000 Coimbra PORTUGAL. Phone: 351-39-7003199/50 Fax: 351-39-32568 WWW home page: http://www.mat.uc.pt/~jaimecs/index.html ------- Atras dos tempos vem tempos e outros tempos hao-de vir - Fausto -------
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X-Comment: Educacao em Matematica At 10:57 17-12-1996 LISBOA, you wrote: >> Estou a preparar uma sessao de trabalho sobre calculadoras graficas= para >>os alunos do estagio em Ensino da Matematica (FCUL). Gostaria de saber o >>que pensam sobre as necessidades de formacao dos actuais/futuros >>professores de Matematica do Basico e Secundario, no que diz respeito aos >>aspectos tecnicos > >Do ponto de vista tecnico acho que nem sequer precisam de saber metade >do que vem no manual. O que precisam de saber e' como integrar >o uso da maquina naquilo que deverao vir a ensinar, ou seja >como integrar o uso da maquina nos objectivos e conteudos definidos >para o ensino da Matematica. > >>e cientificos das calculadoras graficas. O que e' que os >>estagiarios precisariam de saber sobre calculadoras graficas, para alem do >>que ja' vem nos proprios manuais das calculadoras? > >Convem que ganhem sensibilidade para as potencialidades e >limites da calculadora. Limites fisicos (a menos de uma escala >sao os de qualquer maquina) e limites intrinsecos (a >impossibilidade de mostrar certos graficos). >O mais importante e' que ganhem a autonomia >necessaria para que saibam tomar iniciativas, >elaborar os seus proprios materiais, >qualquer que seja o topico e qualquer que seja >o nivel de ensino. > > >Jaime > > Concordo muito mas memso muito com o Prof. Jaime, pois n=E3o podemos= continuar a usar o material feito nos livros/manuais, que em geral e=B4 de ma=B4 qualidade, temos de nos habituar a sermos n=F3s pr=F3prios a elaborar em= fun=E7=E3o do tema que queremos. PS-Eu tamb=E9m recebi a primeira mensagem.
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X-Comment: Educacao em Matematica Aqui esta um projecto interessante, que me chegou atraves de uma lista estrangeira, e para qual talvez hajam sugestoes a fazer por parte dos educadores matematicos portugueses... Joao Pedro da Ponte > >Folks, > >this is a message about a Web-based Mathematics Education Hypertext >Encyclopaedic Dictionary (MEHED) that I'm trying to co-ordinate from the >University of Southampton. I thought about writing the MEHED myself, but >the task is enormous. What I hope therefore is that mathematics educators >from around the globe will be willing to contribute to MEHED, which will be >a freely available resource for all mathematics educators. > >You can see more about MEHED at , http://www.soton.ac.uk/~gary/mehed.html ; >and you can see an example of an entry under the letter "F" on the MEHED >home page. > >Please let me know if you like the idea, and please e-mail any entries that >you'd like to see in MEHED. > >Regards, > >Gary Davis > >________________________________________ > >Gary E. Davis >Professor >School of Education >Room 5007, Building 34 >University of Southampton >Highfield >Southampton SO17 1BJ >United Kingdom > >Phone (Work): +44 (0)1703 59 4674 >Phone (Home): +44 (0)1703 908 764 >Fax: +44 (0)1703 59 3556 >URL: http://www.soton.ac.uk/~gary/gary.html >________________________________________ > > > > > >
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X-Comment: Educacao em Matematica >Estou a preparar uma sessao de trabalho sobre calculadoras graficas para >os alunos do estagio em Ensino da Matematica (FCUL). Gostaria de saber o >que pensam sobre as necessidades de formacao dos actuais/futuros >professores de Matematica do Basico e Secundario, no que diz respeito aos >aspectos tecnicos e cientificos das calculadoras graficas. O que e' que os >estagiarios precisariam de saber sobre calculadoras graficas, para alem do >que ja' vem nos proprios manuais das calculadoras? Aqui ficam tambem algumas sugestoes. 1) Por um lado os estagiarios devem conhecer as principais potencialidades da maquina (principalmente no estudo de funcoes, no estudo de desigualdades, no estudo de estatistica de 1 e 2 variaveis, na geracao de valores aleatorios). Isto significa um conhecimento tanto em termos gerais como dos comandos respectivos. As potencialidades da maquina que nao sao muito relevantes em termos dos programas, podem ficar para aprofundamento facultativo. 2) Por outro lado, os estagiarios devem conhecer as principais limitacoes da maquina, no que se refere a calculo numerico (arredandamentos, erros sistematicos em certas operacoes, algoritmos que "deviam" funcionar e nao funcionam) e a representacoes graficas (erros resultantes do algoritmo de representacao de funcoes ou do nivel de resolucao). Podiam fazer o estudo de alguns exemplos "patologicos" para ficarem bem cientes destes problemas, que sao significativos em termos de cultura matematica do nosso tempo. 3) E finalmente, os futuros professores devem conhecer as condicoes de boa utilizacao da maquina de calcular na sala de aula, ou seja, os aspectos pedagogicos e didacticos (por exemplo, boas e mas utilizacoes do viewscreen, uso de calculadoras em trabalhgo de grupo, uso de calculadoras em testes, como desenvolver nos alunos o espirito critico em relacao aos resultados da maquina, etc. etc.) Joao Pedro da Ponte ************************************************* Joao Pedro da Ponte Dep Educacao-Fac Ciencias-Univ Lisboa Edificio C1-Campo Grande 1700 LISBOA-PORTUGAL fax office (351-1)-750-0082 tel. office (351-1)-757-3141 ext 1103/2012/2522 tel. home (351-1)-363-0861 *************************************************
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X-Comment: Educacao em Matematica Status: RO >From: Allan Hayes <hay@haystack.ams.org> >Date: Sat, 28 Dec 96 14:06:29 GMT >Subject: mathedu (post calculus discussion list) > >David Epstein at Warwick University has asked me to post the following. > >An open list called mathedu (Mathematics Education at Universities) >has been established at MSRI in Berkeley. The list is devoted to >discussion of issues in mathematical education at a post-calculus >level, up to and including graduate education. To subscribe, send the >following message to majordomo@msri.org >subscribe mathedu YourEmailAddress >The subject line is disregarded by majordomo. > >The list is not yet active. At the moment, I am encouraging people to >subscribe, so that contributors can reach a worthwhile number of >people. You are welcome to publicize this list by sending copies of >this note to related newsgroups and lists. > >Allan Hayes >hay@haystack.demom.co.uk >http://www.haystack.demon.co.uk >
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X-Comment: Educacao em Matematica Aqui esta uma noticia que talvez intesses aos colegas do ensino superior. Um abraco. Joao Pedro da Ponte >An open list called mathedu (Mathematics Education at Universities) >has been established at MSRI in Berkeley. The list is devoted to >discussion of issues in mathematical education at a post-calculus >level, up to and including graduate education. To subscribe, send the >following message to majordomo@msri.org >subscribe mathedu YourEmailAddress >The subject line is disregarded by majordomo. > >The list is not yet active. At the moment, I am encouraging people to >subscribe, so that contributors can reach a worthwhile number of >people. You are welcome to publicize this list by sending copies of >this note to related newsgroups and lists. > ----+---------------------------- Dr Phillip Kent | tel: +44 (0)171 594 8503 The METRIC Project | fax: +44 (0)171 594 8517 Mathematics Department | Imperial College | p.kent@ic.ac.uk London SW7 2BZ, U.K. | http://metric.ma.ic.ac.uk/ ----+---------------------------- "Man's rush to the n'th floor is a neck-and-neck race between plumbing and abstraction" - Rem Koolhaas
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