Reply-To: sem@fc.ul.pt Originator: sem@cc.fc.ul.pt Sender: sem@fc.ul.pt Precedence: bulkFrom: manuel_aragao@yahoo.com
X-Comment: Educacao em Matematica Mime-Version: 1.0 Status: RO teste _________________________________________________________ DO YOU YAHOO!? Get your free @yahoo.com address at http://mail.yahoo.com
Reply-To: sem@fc.ul.pt Originator: sem@cc.fc.ul.pt Sender: sem@fc.ul.pt Precedence: bulkFrom: manuel_aragao@yahoo.com
X-Comment: Educacao em Matematica Mime-Version: 1.0 ---Alvaro Athayde <athayde@mat.uc.pt> wrote: > > Sum'ario > ======== > 1 - Mensagem, de al'em t'umulo, de mim, o morto > 2 - Mensagem do Senhor Doutor da Ponte a anunciar-me a minha morte > 3 - Mensagem do aut'omato sem@fc.ul.pt a confirmar-me a minha morte > > > > 1 - Mensagem, de al'em t'umulo, de mim, o morto > ================================================ > > Ora viva o meu matador. > > > Ent~ao Vossa Excelencia Senhor Doutor da Ponte resolveu matar-me? > > Cotar-me o piu? > > Riscar-me da lista? > > Isso s~ao coisas que se fa,cam? > > Convenhamos ... > > Vossa Excelencia nem as pensa Senhor Doutor!!! > > > Mas muito me honra, muito me honra. > > Homic'idio em directo? > > N~ao julgava merecer tanto! > > Devo ter extrapolado ... > > Certamente que incomodei demasiado! > > > Ali'as, por falar nisso, espero n~ao estar a incomodar Vossa > Excelencia. > > 'E certo que se trata de uma mensagem de al'em t'umulo. > > Uma mensagem, portanto, de um morto. > > N~ao 'e usual, eu sei. > > Dos mortos espera-se que estejam calados. > > Mas que quer? > > 'E o v'icio! > > > Mas voltemos `a minha morte. > > Se bem percebi fui morto porque n~ao consegui compreender que (sua > mensagem de 23 Apr 1998 20:30:07 +0100): > - Cada lista tem a sua cultura pr'opria e quer-me parecer que e' boa > ideia procurar compreender isso... ou mudar para outras paragens. > - "Zurzir numa ideia" nao e' considerado uma forma intelectualmente > valida de discuss~ao. > - Nesta lista ha professores do ensino basico, do secundario e do > superior. Pode crer que a maioria desenrasca-se muito bem e que > tem pouca paciencia para ouvir comentarios despropositados. > Nem que (sua mensagem de 25 Apr 1998 10:40:22 +0100): > - ... uma discuss~ao n~ao 'e uma mera troca de insultos ... > > Vai da'i, como eu n~ao percebi, Vossa Excelencia puxou do "seis tiros" > e BUM! BUM! BUM! BUM! BUM! BUM! Matou-me!!! > > Convenhamos ... > > N~ao se ter'a excedido? > > > Seja um "caso", como gostam os homens de Direito. > > Suponha Vossa Excelencia que vamos ambos os dois na rua, que nos > cruzamos, que Vossa Excelencia diz algo que eu, por qualquer raz~ao > que s'o Deus sabe, levo `a conta de insulto. Vai da'i puxo do "seis > tiros" e BUM! BUM! BUM! BUM! BUM! BUM! Des,co Vossa Excelencia. > > Consideraria Vossa Excelencia a minha resposta proporcionada? > > > Mas que o "seis tiros" 'e uma solu,c~ao definitiva l'a isso 'e! > > Deixa-me positivamente a l'eguas. > > Eu limito-me, modestamente, a zurzir ideias e atitudes. > > E lamento n~ao as poder zurzir em abstracto devido ao facto, > incontornavel, de as mesmas n~ao andarem para a'i a passear > desencarnadas. > > > Vossa Excelencia n~ao. > > Vossa Excelencia mata quem supostamente o insulta. > > Convenhamos ... > > Vossa Excelencia nem as pensa Senhor Doutor!!! > > > Mas note. > > Estou-lhe grato. > > Sinceramente grato. > > Eu, na minha mensagem de 1 Apr 1998 19:33:36 +0100, disse, cito: > > >Estou certo de que se os matem'aticos usassem espingardas e n~ao > >equa,c~oes j'a tinha havido Revolu,c~ao, o Governo j'a tinha ca'ido, > >os Ministros j'a estariam mortos, o Despacho Normativo revogado, > >os engenheiros pendurados nos candeeiros da ponte do feij~ao e > >a "normalidade" restabelecida! > > E houve certamente quem achasse que se tratava de ret'orica. > > Ret'orica de mau gosto! > > Ou exagero da minha parte. > > Ou pura maldade minha. > > Mas agora, depois do meu despacho, creio que ser'a para todos > evidente que n~ao se tratava de ret'orica, nem de exagero da > minha parte, nem duma maldade minha. > > Era um crua descri,c~ao da realidade. > > Infelizmente. > > > Perguntar-me-'a Vossa Excelencia: Como sabia? > > Confesso que n~ao sabia. > > Suspeitava. > > J'a tinha antes tido oportunidade de contactar com pessoas que, > dizendo-se educadores, utilizavam a t'ecnica do "seis tiros" para > lidar com os casos de contesta,c~ao ... e, sabe? com a pr'atica, > vamos aprendendo a reconhecer os perfis e as "pintas" ... > > Mas nuca esperei obter uma t~ao estrondosa confirma,c~ao! > > Vossa Excelencia realmente nem as pensa!!! > > > E, posto isto, despe,co-me e subscrevo-me: > > > Um morto todo seu, > > 'Alvaro Athayde > ali'as > Manuel Arag~ao > ali'as > 'Alvaro Manuel de Arag~ao Pereira de Athayde > > P.S. Diz o Rei: "Que saber~ao os senhores inquisidores de mulheres > nuas?" Responde o conde da Pe~na Andrada: "Segundo eles, tudo." > J'a leu a "Cr'onica del Rey Pasmado", do Gonzalo Torrente > Ballester? Recomendo-lha vivamente! > E j'a que estou numa de romances iconoclastas recomendo-lhe > tamb'em o "Viva o Povo Brasileiro!", do Jo~ao Ubaldo Ribeiro. > Vermo-nos pelos olhos dos outros 'e curios'issimo. Raramente > 'e c'omodo ... mas 'e sempre curios'issimo. > A prop'osito de vermo-nos pelos olhos dos outros, j'a ouviu > falar na janela de JoHary? > ==================================================================== > > > 2 - Mensagem do Senhor Doutor da Ponte a anunciar-me a minha morte > =================================================================== > > At 10:40 +0100 25.04.98, Joao Pedro da Ponte wrote: > >>'E o que eu digo, falta de jogo de cintura! > >> > >>Est'a a ver porque 'e que eu escrevi no meu post de apresenta,c~ao > >>que, cito: > >> "Estou aqui para defender os engenheiros e zurzir o > >> matem\'aticos que se armarem em parvos e espero que a > >> minha contribui\,c\~ao possa servir, n\~ao s\'o para > >> melhorar o ensino da Matem\'atica que, como sabem, anda > >> pelas ruas da amargura, como, tamb\'em, para melhorar a > >> imagem dos professores de Matem\'atica que, como sabem, > >> s\~ao vistos por colegas e alunos como quadrados, burros, > >> ignorantes, complexados e, ou, arrogantes." > >> > >>Est'a a ver? > >> > >>Abra,co > >> > >> > === message truncated === _________________________________________________________ DO YOU YAHOO!? Get your free @yahoo.com address at http://mail.yahoo.com
Reply-To: sem@fc.ul.pt Originator: sem@cc.fc.ul.pt Sender: sem@fc.ul.pt Precedence: bulkFrom: manuel_aragao@yahoo.com
X-Comment: Educacao em Matematica Mime-Version: 1.0 Status: RO ---Alvaro Athayde <athayde@mat.uc.pt> wrote: > > Sum'ario > ======== > 1 - Mensagem, de al'em t'umulo, de mim, o morto > 2 - Mensagem do Senhor Doutor da Ponte a anunciar-me a minha morte > 3 - Mensagem do aut'omato sem@fc.ul.pt a confirmar-me a minha morte > > > > 1 - Mensagem, de al'em t'umulo, de mim, o morto > ================================================ > > [...] > > > 2 - Mensagem do Senhor Doutor da Ponte a anunciar-me a minha morte > =================================================================== > > At 10:40 +0100 25.04.98, Joao Pedro da Ponte wrote: > >>'E o que eu digo, falta de jogo de cintura! > >> > >>Est'a a ver porque 'e que eu escrevi no meu post de apresenta,c~ao > >>que, cito: > >> "Estou aqui para defender os engenheiros e zurzir o > >> matem\'aticos que se armarem em parvos e espero que a > >> minha contribui\,c\~ao possa servir, n\~ao s\'o para > >> melhorar o ensino da Matem\'atica que, como sabem, anda > >> pelas ruas da amargura, como, tamb\'em, para melhorar a > >> imagem dos professores de Matem\'atica que, como sabem, > >> s\~ao vistos por colegas e alunos como quadrados, burros, > >> ignorantes, complexados e, ou, arrogantes." > >> > >>Est'a a ver? > >> > >>Abra,co > >> > >> > >>'Alvaro Athayde > >> > > > >Com tiradas delirantes como esta, a unica coisa que eu vejo 'e que o senhor > >desprestigia completamente a classe dos engenheiros a que pertence. > > > >Lamento que n~ao consiga compreender que uma discuss~ao n~ao 'e uma mera troca > >de insultos, vendo-me obrigado a retir'a-lo deste Forum. > > > >Fim de conversa. > > > >Joao Pedro da Ponte > > > >-------------------------------------------------------------- > >Departamento de Educacao da Faculdade de Ciencias > >Universidade de Lisboa > >Edificio C1 -- Campo Grande -- 1700 LISBOA -- PORTUGAL > > > >tel. (351-1)-7500049 fax (351-1)-7500082 > >homepage http://correio.cc.fc.ul.pt/~jponte > >department homepage http://www.fc.ul.pt/departs/educacao/ > >research center homepage http://www.fc.ul.pt/cie/ > >-------------------------------------------------------------- > > > > 3 - Mensagem do aut'omato sem@fc.ul.pt a confirmar-me a minha morte > ==================================================================== > > At 19:04 +0100 29.04.98, sem@fc.ul.pt wrote: > >athayde@mat.uc.pt: You are not subscribed to sem@cc.fc.ul.pt. > >Your message is returned to you unprocessed. If you want to subscribe, > >send mail to listproc@cc.fc.ul.pt with the following request: > > > > subscribe SEM Your Name > > > >------------------------------------------------------------------------------- > >teste > > > >-- > >A minha P\'{a}tria \'{e} a minha L\'{i}ngua. > >My Fatherland is my Mothertongue. > > > >Departamento de Matem\'{a}tica / Universidade de Coimbra > >Mathematics Department / Coimbra University > >http://www.mat.uc.pt/ | phone: +351 39 791 187 > >mail: Apt 3008 / P 3000 COIMBRA - Portugal | fax: +351 39 325 68 _________________________________________________________ DO YOU YAHOO!? Get your free @yahoo.com address at http://mail.yahoo.com
Reply-To: sem@fc.ul.pt Originator: sem@cc.fc.ul.pt Sender: sem@fc.ul.pt Precedence: bulkFrom: jponte@fc.ul.pt
X-Comment: Educacao em Matematica Status: RO Estimados companheiros de lista: A comunicacao electronica traz novos desafios e um deles e' o modo de lidar com piratas, programadores de virus, e... individuos inoportunos como o senhor engenheiro Athayde que durante algum tempo encheu esta lista com afirmacoes gratuitas, basofias, insultos e despropositos de toda a ordem, julgando-se certamente muito engracadinho. E' provavel que alguns dos subscritors da lista ate' se estivessem a divertir com as intervencoes do senhor, mas muitos outros foram-me fazendo chegar sinais de forte desagrado. Uma vez que esta lista tem propositos bem definidos (discutir de forma seria as questoes do ensino da Matematica em Portugal) considerei que era meu dever retira'-lo da lista, depois de ter tentado em vao faze-lo perceber que estava a mais. Esta prerrogativa e'-me dada pela minha condicao de gestor da lista. Ha espacos na Internet para as pessoas dizerem o que querem, outros onde tem de seguir as regras -- e' o caso desta lista, da responsabilidade da Seccao de Educacao e Matematica da Sociedade Portuguesa de Ciencias da Educacao. O dito senhor nao so' se deu ao trabalho de se voltar a subscrever, como tem procurado fazer outras tropelias por enquanto sem muito sucesso. Isso obrigou-me a tomar algumas medidas para proteger a lista que espero que resultem. Este incidente e' talvez util para nos fazer pensar que, no nossso mundo, as coisas nao se resumem a saber mais ou menos Matematica. Na verdade, a sociedade tem que pensar como se quer proteger dos maniacos que, com a tecnologia informatica, tem um forte poder de destruicao ao seu alcance. Saudacoes cordiais Joao Pedro da Ponte
Reply-To: sem@fc.ul.pt Originator: sem@cc.fc.ul.pt Sender: sem@fc.ul.pt Precedence: bulkFrom: jponte@fc.ul.pt
X-Comment: Educacao em Matematica Status: OR Relatorio do Projecto Matematica 2001 O Projecto Matematica 2001 e um projecto iniciado pela APM em Mar=E7o de 199= 6 tendo em vista a elaboracao de um diagnostico e a producao de recomendacoes sobre a Matematica escolar em Portugal. O relatorio preliminar acaba de ser publicado e esta disponivel na Internet no endereco http://www.amp.pt. Um exemplar pode tambem ser pedido a propria APM (apm@mail.telepac.pt). Este relatorio, que se baseia em dados recolhidos de uma variedade de fontes, contem uma analise bastante completa e fundamentada relativamente a composicao do corpo docente, aproveitamento dos alunos, perspectivas dos professores sobre o curriculo, praticas lectivas e extra-lectivas, condicoes de trabalho, e formacao. O relatorio apresenta ainda um conjunto de recomendacoes genericas para a melhoria do ensino da Matematica, algumas das quais se dirigem aos professores, as escolas e territorios educativos, centros e instituicoes de formacao e administracao educativa. A titulo de exemplo, aqui ficam algumas das recomendacoes propostas. Professores =2E.. 3.2. A pratica pedagogica deve utilizar situacoes de trabalho que envolvam contextos diversificados (nomeadamente situacoes da realidade e da Historia da Matematica) e a utilizacao de materiais que proporcionem um forte envolvimento dos alunos na aprendizagem, nomeadamente, materiais manipulaveis, calculadoras e computadores. =2E.. 4.2. Para o apoio pedagogico acrescido deve ser proporcionada formacao aos professores sobre diagnostico de dificuldades de aprendizagem e a utilizacao de estrategias diversificadas de ensino-aprendizagem, valorizando a consideracao de metodos diferenciados de trabalho de forma a corresponder melhor as necessidades e interesses dos alunos que os frequentam. =2E.. Escolas e territorios educativos =2E.. 5.2. As escolas dos diversos niveis de ensino devem poder escolher ate 3 manuais de Matem=E1tica para cada ano de escolaridade, fazendo essa escolha com base em procedimentos criteriosos, segundo o projecto pedagogico do conselho escolar ou do grupo de Matematica da escola. 5.4. O papel do delegado de grupo deve ser valorizado, tornando-o mais actuante na dinamizacao do grupo disciplinar e do respectivo projecto pedagogico, e devem ser criados lugares de especialistas curriculares de apoio ao trabalho das escolas e dos territorios educativos, bem como outros sistemas de apoio a distancia aos professores. 6.4. Deve ser posto em pratica um plano de criacao de laboratorios de Matematica em todas as escolas do 2=BA e 3=BA ciclo do ensino basico e do ensino secundario, com base em projectos apresentados pelas proprias escolas. Centros e institui=E7=F5es de formacao =2E.. 1.1. As universidades e escolas superiores de educacao devem realizar uma reflexao e discussao sobre a qualidade da formacao inicial que proporcionam, tendo em conta as componentes de formacao necessarias e as competencias profissionais desejaveis para os novos professores de Matematica no inicio do seculo XXI. =2E.. 2.2. Na formacao de professores, devem ser reforcadas componentes que ilustrem a importancia de temas como a Geometria e Estatistica na aprendizagem dos alunos, evidenciando o seu papel formativo como instrumento na interpretacao e intervencao sobre a realidade. =2E.. Administracao central e regional =2E.. 6.6. Devem ser criadas estruturas de apoio local aos professores dos diversos niveis de ensino (particularmente do 1o ciclo) e delegados de grupo, capazes de promover o esclarecimento das orientacoes curriculares e o aconselhamento relativamente ao diagnostico de problemas educativos e elaboracao de projectos de intervencao. =2E.. 7.5. Deve ser incentivada a realizacao de formacao especializada para o desempenho de funcoes especificas, nomeadamente delegados de grupo e especialistas curriculares em todos os niveis de ensino, incluindo especialistas de Matematica no 1o ciclo. Joao Pedro da Ponte ------------------- Departamento de Educacao da Faculdade de Ciencias Universidade de Lisboa Edificio C1 -- Campo Grande -- 1700 LISBOA -- PORTUGAL tel. (351-1)-7500049 fax (351-1)-7500082 homepage http://correio.cc.fc.ul.pt/~jponte department homepage http://www.fc.ul.pt/departs/educacao/ research center homepage http://www.fc.ul.pt/cie/ ---------------------
Reply-To: sem@fc.ul.pt Originator: sem@cc.fc.ul.pt Sender: sem@fc.ul.pt Precedence: bulkFrom: slomp@edu.ufrgs.br
X-Comment: Educacao em Matematica Status: RO -----Mensagem original----- De: juan gomez <jgomez@concytec.gob.pe> Para: eduvir@rcp.net.pe <eduvir@rcp.net.pe> Data: Quarta-feira, 6 de Maio de 1998 14:32 Assunto: [EDUVIR] Lista de listas Hola, La ultima version de las listas de educacion y temas relacionados (en espanol y portugues) que acabo de actualizar. Graciela __________________________________________________________________ ARGENTINA: ~~~~~~~~~~~ INFOEDU: Nuevas Tecnologmas y Educacisn - Informatica Educativa <majordomo@ccc.uba.ar> en el texto: subscribe infoedu INFOEDU-RESUMEN: Resumen semanal de las principales notas de INFOEDU. <majordomo@ccc.uba.ar> en el texto subscribe infoedu-resumen INFOEDU-CURSOS: Cursos, talleres y seminarios vma e-mail. <majordomo@filo.uba.ar> en el texto subscribe infoedu-cursos DIDACTEC: Didactica y Tecnologma <mayordomo@mcye.gov.ar> en el texto subscribe didactec FACILITADORES: Tecnologma dirigida a docentes <majordomo@intercol.satlink.net> en el texto subscribe facilitadores ESPECIAL: Educacisn especial y necesidades educativas especiales <mayordomo@mcye.gov.ar> en el texto subscribe especial LIEdu : Lista de Informacisn Educativa <majordomo@nalejandria.com> en el texto info liedu (la suscripcisn es on-line en http://www.nalejandria.com/forms/reg-doce.htm) EDFISICA: Lista sobre Educacisn Fmsica <mayordomo@mcye.gov.ar> en el texto subscribe edfisica LOGO: Lista sobre LOGO <mayordomo@mcye.gov.ar> en el texto subscribe logo EGB3: Experiencias pedagsgicas en EGB3 <mayordomo@mcye.gov.ar> en el texto subscribe egb3 CULTURIN: Cultura Informatica <mayordomo@mcye.gov.ar> en el texto subscribe culturin TTP: Trayectos ticnicos profesionales (Educacisn ticnica- nivel secundario) <mayordomo@mcye.gov.ar> en texto subscribe ttp FVUYT : Foro sobre violencia urbana y tecnologma <majordomo@nalejandria.com> en el texto info fvuyt (la suscripcisn es on-line en http://www.nalejandria.com/forms/) GANAS: Lista de intercambio entre alumnos de nivel medio. <majordomo@intercol.satlink.net> en el texto subscribe ganas INFOWORKERS: Trabajadores de la informacion en el nuevo milenio URL= http://www.unq.edu.ar/listas/infoworkers Para la suscripcisn, enviar un mensaje a: Jorge Zaccagnini <jorge@mail.unq.edu.ar> Universidad Nacional de Quilmes TELETRABAJAR: Informacisn y experiencias referidas al Teletrabajo en la R.A. <mayordomo@mcye.gov.ar> en el texto subscribe teletrabajar BRASIL: ~~~~~ EDUCA: Impacto de las nuevas tecnologmas en Educacisn <majordomo@nc-rj.rnp.br> en el texto subscribe educa SBC-IE-L: Forum da Comissao Especial de Informatica e Educacao da SBC <listproc@inf.ufsc.br> en el texto subscribe sbc-ie-l TECHINF-L: Informatica <maiser@nwcpd2.cpd.ufjf.br> en el texto subscribe techinf-l EDUTEL-L: Lista de discusisn sobre educacisn <mailserv@vortex.ufgrs.br> en el texto subscribe edutel-l GIPIE-L: Grupo interdisciplinario en Informatica de Educacisn <mailserv@vortex.ufgrs.br> en el texto subscribe gipie-l ESPAQA: ~~~~~~~~ EDULIST: Lista de Educacisn <listserv@listserv.rediris.es> en el texto subscribe edulist EDUTEC-L: Educacisn y Tecnologma <listserv@listserv.rediris.es> en el texto subscribe edutec-l SPANGLISH: Usos del idioma <majordomo@eunet.es> en el texto subscribe spanglish EDUADULTOS: Educacisn de adultos listserv@listserv.rediris.es> en el texto subscribe eduadultos PROFESORES y/o EDUCACISN EN VALORES Para la suscripcisn enviar: Nombre y apellidos, y e-mail a: <mgc@jet.es> EDUDIST: Educacisn a Distancia <listserv@listserv.rediris.es> en el texto subscribe edudist PROTEC-L: Profesors de Tecnologma educativa de Espaqa <autoshare@ice.uma.es> en el texto subscribe protec-L nombre y apellido HIPERESPIRAL: Discusisn e Investigacisn educativa <majordomo@pangea.org> en el texto subscribe hiperespiral FRANCIA: ~~~~~~~~ PROYECTOS EDUCATIVOS: Proyectos educativos en espaqol direccisn del administrador: Juan Del Rey <delrey@ac-idf.jussieu.fr> Para suscripcisn: http://www.geocities.com/Athens/Acropolis/3526/ ISRAEL: ~~~~~~ ESPAN-L: Lista para profesores de espaqol <listserv@taunivm.tau.ac.il> en el texto subscribe espan-l MIXICO: ~~~~~~~ ED_INFO: Educacisn Informatica. <majordomo@sunserver.dsi.uaq.mx> en el texto subscribe ed_info L-DIE: Lista de Informatica Educativa <majordomo@udlapvms.pue.udlap.mx> en el texto subscribe l-die E_CON_COLUMBUS: Foro de educacisn contmnua. Para la suscripcisn, enviar un mensaje a: Nistor Fernandez Sanchez <nfs@servidor.unam.mx> PERZ: ~~~~ EDUVIR: Educacisn Virtual <listasrcp@rcp.net.pe> en el texto subscribe eduvir EDUTEC: Tecnologmas de la Educacisn <listas@concytec.gob.pe> en el texto subscribe edutec OTROS PAMSES: ~~~~~~~~~~~ CATEDRA VIRTUAL: Proyecto Internacional de Catedra Virtual <majordomo@funredes.org> en el texto subscribe catedra *_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_* Paulo Francisco Slomp - http://www.ufrgs.br/faced/slomp slomp@edu.ufrgs.br - Fac. de Educagco Universidade Federal do Rio Grande do Sul Fone +55 51 3163266 Fax 3163985 Porto Alegre - RS - Brasil
Reply-To: sem@fc.ul.pt Originator: sem@cc.fc.ul.pt Sender: sem@fc.ul.pt Precedence: bulkFrom: joaquimantpinto@mail.telepac.pt
X-Comment: Educacao em Matematica Status: RO O endereco onde esta o Relatorio perlininar deve ser: http://www.apm.pt. e nao o outro que nos remete para a Area Metropolitana do Porto. Pinto ____________________________________________________________ Joaquim Antonio Pinto Travessa Moura e Sa=B4,18, 5=BAG 3000 - Coimbra Phone/Fax : 351-39-26240 E-mail: joaquimantpinto@mail.telepac.pt WWW homepages:=20 http://www.terravista.pt/AguaAlto/1316/ http://www.geocities.com/CapeCanaveral/Hangar/5271/ ____________________________________________________________
Reply-To: sem@fc.ul.pt Originator: sem@cc.fc.ul.pt Sender: sem@fc.ul.pt Precedence: bulkFrom: jponte@fc.ul.pt
X-Comment: Educacao em Matematica Status: RO O Grupo de Trabalho sobre o Ensino da Matematica produziu, por solicitacao da Secretaria de Estado de Educacao e Inovacao, um relatorio com um diagnostico da situacao actual, um breve inventario dos recursos existentes e diversas propostas para resolver os problemas detectados. O grupo era constituido por Joao Pedro da Ponte (U. Lisboa), que coordenou, Arselio Martins (E. S. Jose Estevao, Aveiro), Fernando Nunes (EB Marquesa de Alorna, Lisboa), Isolina Oliveira (EB Damiao de Gois, Lisboa), Jaime Carvalho e Silva (U. Coimbra), Jorge Almeida (U. Porto), Lurdes Serrazina (ESE Lisboa), e Paulo Abrantes (U. Lisboa). O relatorio foi agora (finalmente...) publicado sob a forma de livro pelo Ministerio da Educacao, mas pelo que percebo nao ira ter grande difusao. Uma noticia sobre este relatorio foi publicada, com manchete na primeira pagina, no Diario de Noticias de 2 de Maio de 1998. O relatorio contem diversas propostas inovadoras e, provavelmente bastante polemicas, entre as quais destacaria a Criacao de uma Comissao Nacional de Matematica, a figura do Professor-especialista e um Instituto de Desenvolvimento Curricular e de Apoio a Distancia. O texto integral do relatorio encontra-se disponivel no endereco: http://correio.cc.fc.ul.pt/~jponte/em.htm
Reply-To: sem@fc.ul.pt Originator: sem@cc.fc.ul.pt Sender: sem@fc.ul.pt Precedence: bulkFrom: jponte@fc.ul.pt
X-Comment: Educacao em Matematica Status: RO Faleceu na semana passada (4 de Maio) um educador matematico bastante conhecido internacionalmente, o holandes Lee Streefland. Lee fazia parte da equipa do Instituto Freudenthal e serviu muito tempo como editor associado do jornal Educational Studies in Mathematics. E autor de numerosos trabalhos publicados em livros e revistas e em Actas do PME, onde fez uma sessao plenaria (em 1988, na Hungria). Joao Pedro da Ponte --------------------- Departamento de Educacao da Faculdade de Ciencias Universidade de Lisboa Edificio C1 -- Campo Grande -- 1700 LISBOA -- PORTUGAL tel. (351-1)-7500049 fax (351-1)-7500082 homepage http://correio.cc.fc.ul.pt/~jponte department homepage http://www.fc.ul.pt/departs/educacao/ research center homepage http://www.fc.ul.pt/cie/ ---------------------
Reply-To: sem@fc.ul.pt Originator: sem@cc.fc.ul.pt Sender: sem@fc.ul.pt Precedence: bulkFrom: slomp@edu.ufrgs.br
X-Comment: Educacao em Matematica Status: RO Amigos Em defesa das universidades publicas federais, a ANDES-SN criou uma passeata cibernetica <www.andes.org.br/passeata>. Contribua visitando a pagina e remetendo, de maneira automatica, mensagens de correio eletronico em apoio ao movimento docente. As mensagens sao enderecadas a todos os senadores e deputados federais, alem de autoridades do Executivo e do Judiciario. Se voce tem uma pagina pessoal, coloque nela o selo da passeata cibernetica. Ou seja tambem hospedeiro de um endereco espelho. Eu ja' inclui em minha pagina os arquivos de endereco espelho: <http://www.ufrgs.br/faced/slomp/passeata/parte1.htm> Saudacoes! *_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_* Paulo Francisco Slomp - http://www.ufrgs.br/faced/slomp slomp@edu.ufrgs.br - Fac. de Educagco Universidade Federal do Rio Grande do Sul Fone +55 51 3163266 Fax 3163985 Porto Alegre - RS - Brasil
Reply-To: sem@fc.ul.pt Originator: sem@cc.fc.ul.pt Sender: sem@fc.ul.pt Precedence: bulkFrom: jponte@fc.ul.pt
X-Comment: Educacao em Matematica Eis uma confer=EAncia um pouco fora do normal... Pre-Announcement of the International Conference on Creativity and Mathematics Education Muenster - Germany (July 1999) How to promote the creativity of our children? How to stimulate our teachers? How to enrich mathematics education with creative activities? Experts in mathematics education from all parts of the world will be invited to present their ideas and experiences. Those who are interested may contact us as soon as possible. We will need an international program committee, plenary speakers, and an attractive design of the conference. Please send your suggestions to Prof. Dr. Hartwig Meissner Westf. Wilhelms-Universitaet Einsteinstr. 62 D-48149 Muenster. Germany Tel. +49 - 251 - 833 93 74 =46ax.+49 - 251 - 833 83 50 e-mail: meissne@uni-muenster.de
Reply-To: sem@fc.ul.pt Originator: sem@cc.fc.ul.pt Sender: sem@fc.ul.pt Precedence: bulkFrom: jmm@mail.fct.unl.pt
X-Comment: Educacao em Matematica Escola de Ver=E3o Sociologia da Matem=E1tica e Educa=E7=E3o Matem=E1tica Casa da Torre, Braga 14 a 18 de Setembro de 1998 Tend=EAncias recentes na investiga=E7=E3o t=EAm valorizado os aspectos sociais no ensino e na aprendizagem da Matem=E1tica. Assume assim particular import=E2ncia o estudo aprofundado de perspectivas sociol=F3gicas sobre o conhecimento matem=E1tico e suas articula=E7=F5es com a Educa=E7=E3o= Matem=E1tica. A Escola de Ver=E3o proposta procura responder a esta sensibilidade estabelecendo como principais objectivos: * aprofundar conhecimentos de dimens=F5es sociol=F3gicas da Matem=E1tica; * analisar rela=E7=F5es entre abordagens sociol=F3gicas da Matem=E1tica e a Educa=E7=E3o Matem=E1tica. A Escola conta com a colabora=E7=E3o de Michael Otte (Universidade de Bielefeld), Jo=E3o Filipe Matos (Universidade de Lisboa), Luis Saraiva (Universidade de Lisboa), Telmo Caria (Universidade de Tr=E1s-os-Montes e Alto Douro), Teresa Levy (Universidade de Lisboa). O GruPo TEM constituiu-se em 1991 e pretende reflectir sobre fundamentos te=F3ricos da Educa=E7=E3o Matem=E1tica, tendo em conta contributos de campo= s disciplinares diversos. Desde essa data que tem centrado a sua ac=E7=E3o na discuss=E3o de trabalhos em =E1reas da teoria da Did=E1ctica da Matem=E1tica= , da =46ilosofia da Matem=E1tica e, mais recentemente, da Sociologia da= Matem=E1tica e suas rela=E7=F5es com a Educa=E7=E3o Matem=E1tica. =46azem parte do grupo: Ana Paula Canavarro, Univ. de =C9vora; Ana Paula Mour=E3o, Univ. do Minho; Darlinda Moreira, Univ. Aberta; Eduarda Moura, Univ. Lus=EDada; Henrique M. Guimar=E3es, Univ. de Lisboa; e Jos=E9 Manuel M= atos, Univ. Nova de Lisboa. Para mais informa=E7=F5es sobre a Escola de Ver=E3o contactar: Jos=E9 Manuel Matos =46aculdade de Ci=EAncias e Tecnologia 2825 MONTE DA CAPARICA TELEF: 01-295 44 64, Ext. 0406 Endere=E7o electr=F3nico: jmm@mail.fct.unl.pt ----------------------- Jose' Manuel Matos =46aculdade de Ciencias e Tecnologia P-2825 MONTE DE CAPARICA Portugal Telef: 351-1-2954464, Fax: 351-1-294 85 92
HTML file created by digester 2.0
Digester developed by: André C. van der Ham
Send bug reports, questions, etc. to: A.C.vanderHam@ET.TUDelft.NL