Reply-To: sem@cc.fc.ul.pt Originator: sem@cc.fc.ul.pt Sender: sem@cc.fc.ul.pt Precedence: bulkFrom: ejp@cc.fc.ul.pt
X-Comment: Educacao em Matematica =46ormacao de Professores para o 3- Ciclo: Uma Questao Polemica Todos sabemos que a formacao de professores constitui um elemento fundamental do sistema educativo, garante da sua funcionalidade e da sua qualidade. E a formacao inicial dos professores que marca de forma decisiva o estatuto profissional e define o que e e o que vale a profissao. Deste modo, as propostas recentemente divulgadas pelo Ministerio da Educacao, possibilitando as Escolas Superiores de Educacao a formacao de professores para o 3- ciclo do ensino basico, devem merecer alguma reflexao. Na minha opiniao, a expansao da escolaridade obrigatoria levou a constituicao dum ensino basico de 9 anos que esta muito longe dos padroes desejaveis duma escola de qualidade e de exigencia. O reforco da fase terminal deste nivel de escolaridade nao se conseguira com um professor menos qualificado, mas, pelo contrario exige um profissional mais competente, mais valorizado e se possivel mais prestigiado socialmente. Quem quer que conheca minimamente a realidade educativa portuguesa sabe que as Escolas Superiores de Educacao nao estao em condicoes garantir com qualidade a formacao de professores deste nivel de ensino. Tal formacao pressupoe o contributo de diversas componentes, entre elas a de especialistas nas areas disciplinares correspondentes que nao existem nestas Escolas (nem em Matematica nem em outros dominios como Ciencias, Portugues, Historia, Geografia, etc. etc.) . Mesmo nas areas das ciencias de educacao (incluindo as didacticas) as Escolas Superiores de Educacao dispoem de muito pouco pessoal qualificado ao nivel do doutoramento - a qualificacao hoje em dia tida como desejavel para orientar actividades de ensino a nivel superior e conduzir investigacao que leve a producao de novo conhecimento. E um facto que as Escolas Superiores de Educacao nao foram concebidas para formar professores do 3- ciclo e nao tem capacidade para o fazer, nem com os seus recursos proprios nem com os recursos humanos existentes na rede do ensino Politecnico. Esta medida e grave em si mesma e e grave porque constitui um primeiro passo para a posterior degradacao da formacao de docentes dos outros niveis de ensino. O passo seguinte sera pensar em fazer tambem nas Escolas Superiores de Educacao a formacao inicial dos professores do ensino secundario. E depois, porque nao fazer mestrados nas Escolas Superiores de Educacao? E porque nao doutoramentos? Corre-se o risco de perder por completo o sentido das proporcoes, criando uma situacao de bola de neve cujos estragos poderao levar muitos anos a reparar. Com esta medida, supostamente destinada a aproximar o 2- do 3- ciclo do ensino basico, o que se esta a fazer e criar as condicoes para agravar ainda mais o fosso ja existente entre o 3- ciclo e o ensino secundario. A escolaridade obrigatoria deve caminhar para os 12 anos sendo de toda a importancia manter uma linha de continuidade em todo o sistema. Mesmo que a legislacao indique condicoes restritivas ao exercicio desta formacao por parte das Escolas Superiores de Educacao, a porta esta aberta para todo o tipo de expedientes. Infelizmente abundam os precedentes que nos mostram que, no nosso pais, e extremamente facil tornear documentos legais. Os principios claros e bem assumidos sao a =FAnica garantia contra situacoes indesejaveis. E compreensivel que as Escolas Superiores de Educacao tenham as suas aspiracoes e queiram resolver o problema da indefinicao das suas funcoes. No meu entender, e errado procurar resolver esse problema criando no seu lugar dois problemas: a desqualificacao da formacao e a confusao sobre as competencias dos diversos tipos de instituicoes do ensino superior.
Reply-To: sem@cc.fc.ul.pt Originator: sem@cc.fc.ul.pt Sender: sem@cc.fc.ul.pt Precedence: bulkFrom: siper@matuc2.mat.uc.pt
X-Comment: Educacao em Matematica >=46ormacao de Professores para o 3- Ciclo: Uma Questao Polemica > > >Todos sabemos que a formacao de professores constitui um elemento >fundamental do sistema educativo, garante da sua funcionalidade e da sua >qualidade. E a formacao inicial dos professores que marca de forma decisiva >o estatuto profissional e define o que e e o que vale a profissao. Deste >modo, as propostas recentemente divulgadas pelo Ministerio da Educacao, >possibilitando as Escolas Superiores de Educacao a formacao de professores >para o 3- ciclo do ensino basico, devem merecer alguma reflexao. > >Na minha opiniao, a expansao da escolaridade obrigatoria levou a >constituicao dum ensino basico de 9 anos que esta muito longe dos padroes >desejaveis duma escola de qualidade e de exigencia. O reforco da fase >terminal deste nivel de escolaridade nao se conseguira com um professor >menos qualificado, mas, pelo contrario exige um profissional mais >competente, mais valorizado e se possivel mais prestigiado socialmente. > >Quem quer que conheca minimamente a realidade educativa portuguesa sabe que >as Escolas Superiores de Educacao nao estao em condicoes garantir com >qualidade a formacao de professores deste nivel de ensino. Tal formacao >pressupoe o contributo de diversas componentes, entre elas a de >especialistas nas areas disciplinares correspondentes que nao existem >nestas Escolas (nem em Matematica nem em outros dominios como Ciencias, >Portugues, Historia, Geografia, etc. etc.) . Mesmo nas areas das ciencias >de educacao (incluindo as didacticas) as Escolas Superiores de Educacao >dispoem de muito pouco pessoal qualificado ao nivel do doutoramento - a >qualificacao hoje em dia tida como desejavel para orientar actividades de >ensino a nivel superior e conduzir investigacao que leve a producao de novo >conhecimento. > >E um facto que as Escolas Superiores de Educacao nao foram concebidas para >formar professores do 3- ciclo e nao tem capacidade para o fazer, nem com >os seus recursos proprios nem com os recursos humanos existentes na rede do >ensino Politecnico. > >Esta medida e grave em si mesma e e grave porque constitui um primeiro >passo para a posterior degradacao da formacao de docentes dos outros niveis >de ensino. O passo seguinte sera pensar em fazer tambem nas Escolas >Superiores de Educacao a formacao inicial dos professores do ensino >secundario. E depois, porque nao fazer mestrados nas Escolas Superiores de >Educacao? E porque nao doutoramentos? Corre-se o risco de perder por >completo o sentido das proporcoes, criando uma situacao de bola de neve >cujos estragos poderao levar muitos anos a reparar. > >Com esta medida, supostamente destinada a aproximar o 2- do 3- ciclo do >ensino basico, o que se esta a fazer e criar as condicoes para agravar >ainda mais o fosso ja existente entre o 3- ciclo e o ensino secundario. A >escolaridade obrigatoria deve caminhar para os 12 anos sendo de toda a >importancia manter uma linha de continuidade em todo o sistema. > >Mesmo que a legislacao indique condicoes restritivas ao exercicio desta >formacao por parte das Escolas Superiores de Educacao, a porta esta aberta >para todo o tipo de expedientes. Infelizmente abundam os precedentes que >nos mostram que, no nosso pais, e extremamente facil tornear documentos >legais. Os principios claros e bem assumidos sao a =FAnica garantia contra >situacoes indesejaveis. > >E compreensivel que as Escolas Superiores de Educacao tenham as suas >aspiracoes e queiram resolver o problema da indefinicao das suas funcoes. >No meu entender, e errado procurar resolver esse problema criando no seu >lugar dois problemas: a desqualificacao da formacao e a confusao sobre as >competencias dos diversos tipos de instituicoes do ensino superior. Sim e em que podemos ajudar a resolver esse problema que a meu ver, e em perfeita concordancia contigo, julgo ser grave? Que acc,oes propoes que se tomem? Um abrac,o Simoes Pereira Nome (Name): J.M.S.Simoes Pereira Enderec,o (Address): Departamento de Matema'tica Universidade de Coimbra PT-3000 Coimbra (PORTUGAL) Teleco'pia (Fax): +351 39 32568 Telefone (Phone): +351 39 7003191 Endereco electro'nico (E-mail): siper@matuc2.mat.uc.pt
Reply-To: sem@cc.fc.ul.pt Originator: sem@cc.fc.ul.pt Sender: sem@cc.fc.ul.pt Precedence: bulkFrom: vdt@laminaria.si.fct.unl.pt
X-Comment: Educacao em Matematica Tenho algumas duvidas sobre se esta tendencia e' ou nao inevitavel. De algum modo, ate ja estava prevista na Reforma Veiga Simao (lei 5/73). Vitor >Na minha opiniao, a expansao da escolaridade obrigatoria levou a >constituicao dum ensino basico de 9 anos que esta muito longe dos padroes >desejaveis duma escola de qualidade e de exigencia. O reforco da fase >terminal deste nivel de escolaridade nao se conseguira com um professor >menos qualificado, mas, pelo contrario exige um profissional mais >competente, mais valorizado e se possivel mais prestigiado socialmente. > >Quem quer que conheca minimamente a realidade educativa portuguesa sabe que >as Escolas Superiores de Educacao nao estao em condicoes garantir com >qualidade a formacao de professores deste nivel de ensino. Tal formacao >pressupoe o contributo de diversas componentes, entre elas a de >especialistas nas areas disciplinares correspondentes que nao existem >nestas Escolas (nem em Matematica nem em outros dominios como Ciencias, >Portugues, Historia, Geografia, etc. etc.) . Mesmo nas areas das ciencias >de educacao (incluindo as didacticas) as Escolas Superiores de Educacao >dispoem de muito pouco pessoal qualificado ao nivel do doutoramento - a >qualificacao hoje em dia tida como desejavel para orientar actividades de >ensino a nivel superior e conduzir investigacao que leve a producao de novo >conhecimento. > >E um facto que as Escolas Superiores de Educacao nao foram concebidas para >formar professores do 3- ciclo e nao tem capacidade para o fazer, nem com >os seus recursos proprios nem com os recursos humanos existentes na rede do >ensino Politecnico. > >Esta medida e grave em si mesma e e grave porque constitui um primeiro >passo para a posterior degradacao da formacao de docentes dos outros niveis >de ensino. O passo seguinte sera pensar em fazer tambem nas Escolas >Superiores de Educacao a formacao inicial dos professores do ensino >secundario. E depois, porque nao fazer mestrados nas Escolas Superiores de >Educacao? E porque nao doutoramentos? Corre-se o risco de perder por >completo o sentido das proporcoes, criando uma situacao de bola de neve >cujos estragos poderao levar muitos anos a reparar. > >Com esta medida, supostamente destinada a aproximar o 2- do 3- ciclo do >ensino basico, o que se esta a fazer e criar as condicoes para agravar >ainda mais o fosso ja existente entre o 3- ciclo e o ensino secundario. A >escolaridade obrigatoria deve caminhar para os 12 anos sendo de toda a >importancia manter uma linha de continuidade em todo o sistema. > >Mesmo que a legislacao indique condicoes restritivas ao exercicio desta >formacao por parte das Escolas Superiores de Educacao, a porta esta aberta >para todo o tipo de expedientes. Infelizmente abundam os precedentes que >nos mostram que, no nosso pais, e extremamente facil tornear documentos >legais. Os principios claros e bem assumidos sao a =FAnica garantia contra >situacoes indesejaveis. > >E compreensivel que as Escolas Superiores de Educacao tenham as suas >aspiracoes e queiram resolver o problema da indefinicao das suas funcoes. >No meu entender, e errado procurar resolver esse problema criando no seu >lugar dois problemas: a desqualificacao da formacao e a confusao sobre as >competencias dos diversos tipos de instituicoes do ensino superior. ------------------------- "Think globally, act locally" "This message uses 100% Recycled Bits!!!" ------------------------- Vitor Duarte Teodoro Faculdade de Ciencias e Tecnologia 2825 Monte de Caparica PORTUGAL tel +351-1-2954464 ext 0410 fax +351-1-2948592 email vdt@mail.fct.unl.pt http://www-sce.fct.unl.pt/gidse/vdt_home/vdt_home.html -------------------------
Reply-To: sem@cc.fc.ul.pt Originator: sem@cc.fc.ul.pt Sender: sem@cc.fc.ul.pt Precedence: bulkFrom: ejp@cc.fc.ul.pt
X-Comment: Educacao em Matematica >Tenho algumas duvidas sobre se esta tendencia e' ou nao inevitavel. >De algum modo, ate ja estava prevista na Reforma Veiga Simao (lei 5/73). > >Vitor > Previsto desde o Veiga Simao, desde o Camoesas, ou desde o Marques de Pombal, nao deixa de ser o mesmo erro. Enquanto tivermos um ensino de base disciplinar (e isso por agora nao parece estar em discussao) nao sera possivel termos instituicoes tipo ESE a assegurar com a qualidade minima necessaria a formacao dos respectivos professores. Joao Pedro ************************************************* Joao Pedro da Ponte Dep Educacao-Fac Ciencias-Univ Lisboa Edificio C1-Campo Grande 1700 LISBOA-PORTUGAL fax office (351-1)-757-3624 tel. office (351-1)-757-3141 ext 1103/2012/2522 tel. home (351-1)-363-0861 *************************************************
Reply-To: sem@cc.fc.ul.pt Originator: sem@cc.fc.ul.pt Sender: sem@cc.fc.ul.pt Precedence: bulkFrom: vdt@laminaria.si.fct.unl.pt
X-Comment: Educacao em Matematica Status: RO Tambem tenho algumas duvidas que se pretenda um ensino "disciplinar" no basi= co Os professores do Basico vao ter tendencia a ser generalistas, tipo profs de ciencias e matematica (como no 2.=BA ciclo). E' assim em quase todo o mundo (excepto na Alemanha e pouco mais). E' evidente que a "qualidade" (que nao sei bem o que eh) vai diminuir. A escola eh cada vez menos um local onde as criancas vao aprender coisas. E' sim um local onde vao passar o tempo e, se possivel, socializarem-se e aprender algumas coisas, que de facto esquecem. Vitor >>Tenho algumas duvidas sobre se esta tendencia e' ou nao inevitavel. >>De algum modo, ate ja estava prevista na Reforma Veiga Simao (lei 5/73). >> >>Vitor >> > > >Previsto desde o Veiga Simao, desde o Camoesas, ou desde o Marques de >Pombal, nao deixa de ser o mesmo erro. Enquanto tivermos um ensino de base >disciplinar (e isso por agora nao parece estar em discussao) nao sera >possivel termos instituicoes tipo ESE a assegurar com a qualidade minima >necessaria a formacao dos respectivos professores. > >Joao Pedro > >************************************************* >Joao Pedro da Ponte >Dep Educacao-Fac Ciencias-Univ Lisboa >Edificio C1-Campo Grande >1700 LISBOA-PORTUGAL > >fax office (351-1)-757-3624 >tel. office (351-1)-757-3141 ext 1103/2012/2522 >tel. home (351-1)-363-0861 >************************************************* ------------------------- "Think globally, act locally" "This message uses 100% Recycled Bits!!!" ------------------------- Vitor Duarte Teodoro =46aculdade de Ciencias e Tecnologia 2825 Monte de Caparica PORTUGAL tel +351-1-2954464 ext 0410 fax +351-1-2948592 email vdt@mail.fct.unl.pt http://www-sce.fct.unl.pt/gidse/vdt_home/vdt_home.html -------------------------
Reply-To: sem@cc.fc.ul.pt Originator: sem@cc.fc.ul.pt Sender: sem@cc.fc.ul.pt Precedence: bulkFrom: jaimecs@mat.uc.pt
X-Comment: Educacao em Matematica Centro de Matematica da Universidade de Coimbra Linha no 6 - "Historia e Metodologia da Matematica" Conferencia Dia 11 de Julho de 1996 5a feira, 14h 30m "Benjamin Banneker: Advance in Position to Double Position" - Florence Fasanelli (MAA, Washington) Sala 2.3 do Departamento de Matematica da Universidade de Coimbra ---------------------- CMUC Seminario da linha no 6 "Historia e Metodologia da Matematica Dia 12 de Fevereiro de 1996 6a feira 12h - "Strengthening Underrepresented Minority Mathematics Achievement: Work of the Mathematical Association of America" - Florence Fasanelli (MAA, Washington) Sala 5.7 do Departamento de Matematica da Universidade de Coimbra ----------------------
Reply-To: sem@cc.fc.ul.pt Originator: sem@cc.fc.ul.pt Sender: sem@cc.fc.ul.pt Precedence: bulkFrom: JDVIEIRA@mat.ua.pt
X-Comment: Educacao em Matematica A ser verdade que o documento em questaeo vai entrar em vigor, penso que se vai cometer um grande erro cujos custos seraeo muito altos. A formacaeo de professores tem que ser muito exigente, naeo pode depender de estrategias de sobrevivencia. Sugiro que se veja a posicaeo do grupo de trabalho - CRUP - ME - de 1992(?) [documento das universidades] quanto ao numero minimo de u.c. nas areas especificas para a profissionalizacaeo. Ha cerca de 1 ano a minha posicaeo foi "recusar liminarmente a parte que respeita as habilitacoees para a docencia " que abriam exactamente a possibilidade de formacaeo de professores para o 3o ciclo por parte das ESES sem que se previsse qualquer alteracaeo estrutural. Hoje e o 3o ciclo, amanhae e o secundario. .. concordo com o Joaeo Pedro. Definam - se objectivos precisos, entendamo-nos sobre o que se pretende com a taeo apregoada QUALIDADE (que desejo fortemente) e faca-se uma avaliacaeo dos meios humanos e materiais existentes nas Escolas de Educacaeo (e ja agora naeo se esquecam as escolas superiores privadas) e decida-se entaeo. jdvieira +---- | Joao Carlos David Vieira | Dep. Matematica | Universidade de Aveiro | Email : jdvieira@samantha.mat.pt | Fax : (034) 382014 | Telef : 370200 EXT 3407 +----
Reply-To: sem@cc.fc.ul.pt Originator: sem@cc.fc.ul.pt Sender: sem@cc.fc.ul.pt Precedence: bulkFrom: peter.gates@nottingham.ac.uk
X-Comment: Educacao em Matematica Unfortunately, Peter Gates is unavailable until 23 July inclusive as he is out of the country at a conference. Should you have an urgent message, please email me on: caroline.laborde@nottingham.ac.uk and I will try to contact him Thanks Caroline Laborde Secretary Peter ************************************************************ Peter Gates Mathematics Education Social Research Group School of Education University of Nottingham University Park Nottingham NG7 2RD U.K. peter.gates@nottingham.ac.uk + (44) (0)115 951 4432 + (44) (0)115 979 1506 (fax) ************************************************************
Reply-To: sem@cc.fc.ul.pt Originator: sem@cc.fc.ul.pt Sender: sem@cc.fc.ul.pt Precedence: bulkFrom: peter.gates@nottingham.ac.uk
X-Comment: Educacao em Matematica Unfortunately, Peter Gates is unavailable until 23 July inclusive as he is out of the country at conferences. Should you have an urgent message, please email me on: caroline.laborde@nottingham.ac.uk and I will try to contact him Thanks Caroline Laborde Secretary Peter ************************************************************ Peter Gates Mathematics Education Social Research Group School of Education University of Nottingham University Park Nottingham NG7 2RD U.K. peter.gates@nottingham.ac.uk + (44) (0)115 951 4432 + (44) (0)115 979 1506 (fax) ************************************************************
Reply-To: sem@cc.fc.ul.pt Originator: sem@cc.fc.ul.pt Sender: sem@cc.fc.ul.pt Precedence: bulkFrom: jaimecs@mat.uc.pt
X-Comment: Educacao em Matematica >From: "JPBM Mathematics Awareness Week" <mawjpbm@deans.umd.edu> >Date: Wed, 10 Jul 1996 07:56:51 -0400 >Subject: MAW 1997 > > >July 10, 1996 > > >TO: The Mathematics Community > >FROM: Richard Herman, Chair, Joint Policy Board for Mathematics > Mike Harris, Kathleen Holmay, Public Information Office > >RE: Mathematics Awareness Week 1997 Theme & Dates > > >To assist in your planning, be advised that Mathematics Awareness >Week 1997 will be celebrated April 20-26, 1997. > >The Joint Policy Board for Mathematics has selected Mathematics and >the Internet as the 1997 MAW theme. We expect this theme will be >of wide national interest and could include such subjects as >computer security and encryption, data mining, network analysis, >information theory, and the availability of mathematical >information on the world wide web and other technologies. > >We would like to have your reactions to these topics and >suggestions for others. And, let us know about examples that could >have appeal to the general public, as well as visuals that might be >appropriate for the theme poster and the Mathematics Awareness Week >web pages. > > > ### >====================================================================== >JPBM - Joint Policy Board for Mathematics - Mathematics Awareness Week > April 20-26, 1997 - Theme: "Mathematics and the Internet" > tel: 301-942-9595 - fax: 301-942-2777 - email: mawjpbm@deans.umd.edu > world wide web URL: http://forum.swarthmore.edu/maw/ >====================================================================== >
HTML file created by digester 2.0
Digester developed by: André C. van der Ham
Send bug reports, questions, etc. to: A.C.vanderHam@ET.TUDelft.NL