Uma das características mais espectaculares das calculadoras gráficas é o do traçado simultâneo de gráficos de funções. Vamos tirar partido disso para estudar famílias de funções.
Para começar vamos limpar a memória da calculadora. Carregue 2nd MEM e no menu escolha RESET (usando as teclas das setas ou para deslocar o cursor e confimando a escolha com a tecla ENTER, ou carregue simplesmente em 3) e depois novamente RESET (ou apenas 2).
Se não se vir o cursor, escureça o écran carregando sucessivamente em 2nd tantas vezes quantas as necessárias.
Escreva a função
Há duas teclas para o sinal menos : a tecla - azul indica diferença. A tecla (-) cinzenta indica o sinal posicional)
Para traçar o gráfico carregue na tecla GRAPH .
b) O rectângulo de visualização (domínio [XMIN,XMAX] e conjunto de chegada [YMIN,YMAX]) foi escolhido automaticamente como sendo [-10,10] x[-10,10]. Podemos alterá-lo carregando na tecla WINDOW. Escolha
c) Experimente outros rectângulos de visualização e descreva o que se observa.
x^2 |
2x^2 |
3x^2 |
4x^2 |
(para passar para a linha seguinte carregue na tecla ENTER ; para emendar carregue na tecla DEL )
Escolha o rectângulo de visualização [-5,5]x[0,10]. Trace o gráfico. Que se observa?
b) Repita o procedimento anterior para cada uma das famílias de funções
x^2 | -x^2 | -x^2 |
(1/2)x^2 | -2x^2 | -(1/2)x^2 |
(1/3)x^2 | -3x^2 | -(1/3)x^2 |
(1/4)x^2 | -4x^2 | -(1/4)x^2 |
Em cada um dos casos descreva o que observou.
c) Conclua o que se pode dizer sobre o comportamento da família de funções
x^2+x |
x^2+2x |
x^2+3x |
x^2+4x |
Escolha o rectângulo de visualização [-5,5]x[-5,10]. Trace o gráfico. Que se observa?
b) Repita o procedimento anterior para as famílias de funções
x^2+x | x^2-x | x^2-x |
x^2+(1/2)x | x^2-2x | x^2-(1/2)x |
x^2+(1/3)x | x^2-3x | x^2-(1/3)x |
x^2+(1/4)x | x^2-4x | x^2-(1/4)x |
Em cada um dos casos descreva o que observou.
c) Conclua o que se pode dizer sobre o comportamento da família de funções
relativamente à função
Confirme a sua conclusão recorrendo à calculadora. Acertou? Optimo! Errou? Porquê?
b) Repita o procedimento anterior para as funções
1/2 x^2 - 2 x
-1/2 x^2 + 1/2 x
-1/5 x^2 + 5 x
x^3+x |
x^3+2x |
x^3+3x |
x^3+4x |
Escolha o mesmo rectângulo de visualização que em III, [-5,5]x[-5,10], para poder efectuar comparações com o caso dos polinómios quadráticos. Trace o gráfico. Que se observa?
b) Repita o procedimento anterior para as famílias de funções
x^3+x | x^3-x x^3-2x | x^3-x x^3-(1/2)x |
x^3+(1/2)x | x^3-3x | x^3+(1/3)x |
x^3+(1/3)x | x^3-4x | x^3+(1/4)x |
x^3+(1/4)x |
Em cada um dos casos descreva o que observou.
c) Conclua o que se pode dizer sobre o comportamento da família de funções
em função do parâmetro a . Compare com o caso das funções quadráticas.
Dep.Matemática-Univ.Coimbra Curso de Actualização ©Setembro 1995
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