Vamos resolver graficamente a desigualdade
I . a) Carregue na tecla Y= . Escreva as funções
Para traçar os gráficos carregue na tecla GRAPH .
Encontre valores para o rectângulo de visualização (na tecla WINDOW ) de modo que possa ter uma boa ideia do comportamento dos dois gráficos.
b) Escolha agora
no menu da tecla WINDOW.
Trace o gráfico. Os dois gráficos intersectam-se em dois pontos neste rectângulo de visualização.
Para determinar graficamente os pontos de intersecção vamos proceder como segue:
c) Carregue na tecla TRACE. Verá que aparece um cursor a piscar e um número no canto superior direito, indicando a função que está a ser seguida. Para mudar para outra função use as teclas das setas ou . Mova o cursor no écran usando as teclas das setas ou . Verá que aparecem no écran também as coordenadas do cursor. Mova o cursor até chegar a cada um dos pontos de intersecção e determine aproximadamente as coordenadas do ponto de intersecção. Quantas casas decimais exactas é possível obter para o resultado?
d) Outro procedimento usa a tecla ZOOM para fazer ampliações sucessivas do gráfico. Carregue nessa tecla. Aparecem várias opções. Vamos escolher a mais fácil, 2:ZOOM IN para ampliar automaticamente. Escolha esta opção (recorde que basta carregar na tecla 2 ). Aparece um cursor a piscar no écran. Desloque o cursor com as teclas das setas (qualquer delas) para cima do ponto de intersecção. Carregue em ENTER para executar a ampliação. Repita o processo tantas vezes quantas as necessárias. Como pode determinar quantas casas decimais exactas é possível obter no fim de cada ampliação?
e) Tendo determinado os dois pontos de intersecção e tendo feito uma análise do gráfico, qual a solução da inequação dada?
f) Podemos agora mostrar qual o conjunto dos pontos do plano que estão acima do gráfico da função definida por
e abaixo do gráfico da função definida por
do seguinte modo:
No menu da tecla 2nd DRAW escolha a opção 8:SHADE( . Verá que no écran aparece apenas
Complete da seguinte forma:
e em seguida carregue em ENTER
Nota: Para obter Y1 pode escrever directamente com o teclado ALPHA Y 1 ou então seleccionar a variável no menu da tecla das variáveis Y com 2nd YVARS 1
Que observa?
II . Repita o estudo anterior para as desigualdades
| x 4 - 15 x 3 + 1| > |7 - 2 x|
| x 5 - 122 x 2 + 1 | < x 3 - 15
Dep.Matemática-Univ.Coimbra Curso de Actualização ©Setembro 1995
VOLTAR AO PRINCíPIO DO "Ensino da Matemática"