Departamento de Matemática
F.C.T.
Universidade de Coimbra


Metodologia da Matemática, 1998/99

para o curso de Matemática - Ramo Educacional


Professor Responsável: Jaime Carvalho e Silva (Gabinete 2.7)

Informações sobre a disciplina

  • Livros de leitura obrigatória:
    • Ian Stewart - Os problemas da Matemática - Gradiva, Lisboa, 1996.
    • Philip J. Davis, Reuben Hersh - A experiencia matemática - Gradiva, Lisboa, 1996.
    • Bento de Jesus Caraça - Conceitos Fundamentais da Matemática - Gradiva. Lisboa, 1998.
    • João Pedro Ponte e outros - Histórias da aula de Matemática - APM, 1998.
    • Paulo Abrantes e outros - Investigar para aprender Matemática - APM, 1997.
  • Horário de atendimento aos alunos, do Professor Responsável: 2a feira das 11 'as 12:30 e 4. feira das 11 'as 12:30.
  • Avaliação: exame final oral
  • Fichas de registo das leituras e das aulas: (ficheiros em WORD - para transferir para o seu computador clique com o botão direito do rato até aparecer uma janela e escolha a opção "Save as ..." ou "Guardar como ...")

  • Datas de avaliação:
    Exame da época normal: 1, 2 e 3 de Fevereiro de 1999, 'as 9
    Exame da época de recurso: ...
  • Sumários das aulas teóricas

Dúvidas e discussões

Aqui serão colocados textos esclarecendo dúvidas relacionadas com a disciplina e que me sejam colocadas por correio electrónico.

Dúvidas


Metodologia da Matemática na Internet

  • Página web de Miguel de Guzmán Ozamiz
  • Proceedings of the Organic Mathematics Workshop Simon Fraser University, December 12-14, 1995. Inclui o texto muito interessante Experimental mathematics: A discussion de J. Borwein, P. Borwein, R. Girgensohn, and S. Parnes: "Philosophers have frequently distinguished mathematics from the physical sciences. While the sciences were constrained to fit themselves via experimentation to the `real' world, mathematicians were allowed more or less free reign within the abstract world of the mind. This picture has served mathematicians well for the past few millennia but the computer has begun to change this. The computer has given us the ability to look at new and unimaginably vast worlds. It has created mathematical worlds that would have remained inaccessible to the unaided human mind, but this access has come at a price. Many of these worlds, at present, can only be known experimentally."
  • Geometria - temas actuais Prolongamento de um livro (Este livro pretende ser uma contribuição parcial para o desenvolvimento profissional dos professores de Matemática do ensino secundário, no campo particular da geometria. Procura fornecer alguns elementos aos professores para que possam, como profissionais, assumir uma atitude crítica e construtiva em relação ao currículo de geometria, o qual deverá ainda ser objecto de uma progressiva e profunda reforma).
  • Um relatório de 1997, feito por uma equipa coordenada por João Pedro da Ponte, com uma apreciação geral dos problemas existentes no Ensino da Matemática, os recursos e potencialidades disponíveis para os enfrentar e um conjunto diversificado de propostas :1997-Diagnóstico e Propostas para a Matemática Escolar. Lisboa -Secretaria de Estado de Educação e Inovação, Ministério da Educação. [Ficheiro RTF]
  • Página de João Pedro Ponte com 3 áreas: Ensino da matemática, Novas tecnologias, Conhecimento e desenvolvimento profissional do professor
  • Página de João Filipe Matos, incluindo uma 'lista de documentos recentemente produzidos', alguns deles disponíveis em formato WWW.
  • MATNET - Conversando Sobre Matemática, © 1996 Marcelo Ribeiro.
  • Educação Matemática on-line, de Edmar Henriques Rabelo - Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, Curiosidade matemática, O lado romântico de um matemático que faz poesias, Atividades matemáticas para professores, Textos matemáticos: produção, interpretação e resolução de problemas, Avaliação escolar: novos tempos, novos caminhos.
  • Investiga & Partilha, Uma vertente do Forum Pedro Nunes promovido pela Associação de Professores de Matemática - APM.
  • Mathematics Education in Germany by the German Sub-Commission of the International Commission of Mathematics Instruction (ICMI)
  • TOWARD A THEORY OF TEACHING-IN-CONTEXT Alan H. Schoenfeld, Education and Mathematics, University of California, Berkeley

Se pretender algum esclarecimento adicional, por favor
Contacte o Professor Responsável


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Última alteração: 26 de Novembro de 1998