Bibliografia:
1. Introdução à Análise Matemática Aplicada, Jaime Carvalho e Silva, Ed. McGraw-Hill, 1994.
2. Análise Matemática Aplicada: exercícios, actividades, complementos e provas de avaliação, Jaime Carvalho e Silva e outro, Ed. McGraw-Hill, 1996.
3. Aplicando a Matemática..., Luís Madureira, VRAL, Lda (Apartado 119, 2746 Queluz codex), Queluz, 1993.
4. Aprender a Matemática - Pensar a Realidade, Liliana Costa e outra, Texto Editora, Lisboa, 1993.
5. A trigonometria está viva, Celina Maria Pereira e outras, APM-Associação de Professores de Matemática, Lisboa, 1992.
6. Inumerismo, J. A. Paulos, Publicações Europa-América, Mem Martins, 1988.
7. Funções - 10º Ano de escolaridade, Paula Teixeira e outros, Ministério da Educação-Departamento do Ensino Secundário, Lisboa, Agosto 1997.
8. Funções - 11º Ano de escolaridade, Paula Teixeira e outros, Ministério da Educação-Departamento do Ensino Secundário, Lisboa, Outubro 1998.
Livros do Ensino Básico e Secundário:
9. Matemática 7 (Matemática - 7º ano), Domingos Fernandes e outros, Areal Editores, Porto, 1998.
10. Matemática 8 (Matemática - 8º ano), Domingos Fernandes e outros, Areal Editores, Porto, 1996.
11. Infinito 11 (Matemática - 11º ano), Ana Maria Brito Jorge e outras, Areal Editores, Porto, 1998.
Programas de Matemática do Ensino Básico e Secundário:
A. Programa de Matemática, Ensino Básico, 3º ciclo, Ministério da Educação, Julho 1991.
B. Matemática, Programas, 10º, 11º e 12º anos, Ministério da Educação-Departamento do Ensino Secundário, Janeiro 1997.
Metodologia da Matemática na Internet
- Página web de Miguel de Guzmán Ozamiz
- Proceedings of the Organic Mathematics Workshop Simon Fraser University, December 12-14, 1995. Inclui o texto muito interessante Experimental mathematics: A discussion de J. Borwein, P. Borwein, R. Girgensohn, and S. Parnes: "Philosophers have frequently distinguished mathematics from the
physical sciences. While the sciences were constrained to fit themselves via
experimentation to the `real' world, mathematicians were allowed more or less
free reign within the abstract world of the mind. This picture has served
mathematicians well for the past few millennia but the computer has begun to
change this. The computer has given us the ability to look at new and
unimaginably vast worlds. It has created mathematical worlds that would have
remained inaccessible to the unaided human mind, but this access has come at a
price. Many of these worlds, at present, can only be known experimentally."
- Geometria - temas actuais Prolongamento de um livro (Este livro pretende ser uma contribuição parcial para o desenvolvimento profissional dos professores de Matemática do ensino secundário, no campo particular da geometria. Procura fornecer alguns elementos aos professores para que possam, como profissionais, assumir uma atitude crítica e construtiva em relação ao currículo de geometria, o qual deverá ainda ser objecto de uma progressiva e profunda reforma).
- Um relatório de 1997, feito por uma equipa coordenada por João Pedro da Ponte, com uma apreciação geral dos problemas existentes no Ensino da Matemática, os
recursos e potencialidades disponíveis para os enfrentar
e um conjunto diversificado de propostas :1997-Diagnóstico
e Propostas para a Matemática Escolar. Lisboa -Secretaria de Estado de
Educação e Inovação, Ministério da
Educação. [Ficheiro RTF]
- Página de João Pedro Ponte com 3 áreas: Ensino da matemática,
Novas tecnologias, Conhecimento e desenvolvimento profissional do professor
- Página de João Filipe Matos, incluindo uma 'lista de documentos recentemente produzidos', alguns deles disponíveis em formato WWW.
- MATNET - Conversando Sobre Matemática, © 1996 Marcelo Ribeiro.
- Educação Matemática on-line, de Edmar Henriques Rabelo - Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, Curiosidade matemática, O lado romântico de um matemático que faz poesias, Atividades matemáticas para professores, Textos matemáticos: produção, interpretação e resolução de problemas, Avaliação escolar: novos tempos, novos caminhos.
- Investiga & Partilha, Uma vertente do Forum Pedro Nunes promovido pela Associação de Professores de Matemática - APM.
- Mathematics Education in Germany by the German Sub-Commission of the
International Commission of Mathematics Instruction (ICMI)
- TOWARD A THEORY OF TEACHING-IN-CONTEXT Alan H. Schoenfeld, Education and Mathematics, University of California, Berkeley
Se pretender algum esclarecimento adicional, por favor
Contacte o Professor Responsável
Voltar ao início da zona de aulas
VOLTAR AO PRINCíPIO DE TUDO
Última alteração: 11 de Janeiro de 1999