Duas notas sobre o documento
“Recomendações
para a melhoria das aprendizagens dos alunos em Matemática”
(parecer enviado ao responsável do respectivo grupo de trabalho)
Departamento de Matemática -Universidade de Coimbra
(3/11/2019)
Só
muito recentemente tomei conhecimento da existência do documento
referido em epígrafe. Por esse motivo, não tenho possibilidade
de elaborar uma crítica extensa. Ficar-me-ei por duas breves
observações.
São
feitas citações selectivas do relatório sobre o projecto
Reanimat, em que colaborei há doze anos. Tendo os dois outros
autores, António St.Aubyn e Frederico Valsassina Heitor, já
falecido, sinto necessidade de corrigir uma situação em que
chega a tomar-se como crítica ao projecto uma simples
constatação de facto. Refiro-me à classificação como “aspecto
negativo” do Reanimat, atribuída aos autores do relatório, o
facto de a intenção deste ser “chegar a estudantes cujo perfil é
o de continuação de estudos no ensino superior com forte
componente de Matemática”, quando essa intenção foi clara e
assumida desde o início.
O
facto é que o relatório sobre o Reanimat argumenta longamente
contra o espírito que preside às presentes “Recomendações”, em
especial no que se refere ao Ensino Secundário, que era o âmbito
do projecto.
Por
este motivo, coloquei o relatório online, no endereço
http://www.mat.uc.pt/~jfqueiro/Reanimat.pdf
agradecendo
que as citações que dele são feitas contenham esta indicação.
A
segunda observação refere-se às recomendações contidas no final
do documento em análise. Sem tempo para comentá-las todas,
proponho formalmente que sejam acrescentados aos princípios da
“Recomendação 3” os seguintes.
Sobre
a Escola:
Sobre
a Matemática:
Sobre o ensino:
Sobre o Ensino Secundário: