Céu e Inferno

Fotografias de Joel-Peter Witkin

Celas da Inquisição, Ala Norte - Pátio da inquisição
Horário: 14.00-19.00
Sábado/Domingo: 10.00-12.30, 14.00-19.00
Ingresso: 500$00

photo photo

"Quando as pessoas vêem o meu trabalho, não há nunca uma "zona cinzenta" de resposta. O que experimentam é amor ou ódio. Aqueles que odeiam o que faço, odeiam- -me a mim também. Devem pensar que sou um demónio ou uma espécie de feiticeiro mau. Aqueles que compreendem o que faço, apreciam a determinação, o amor e a coragem que são necessários para achar prodigiosas e belas, pessoas que são consideradas pela sociedade defeituosas, obscenas, inúteis ou desprezíveis.

A minha arte é a forma como concebo e defino a vida. É um trabalho sagrado, visto que o que faço são as minhas orações. Estes trabalhos são a medida do meu carácter, a transfiguração do amor e desejo, e, afinal, a qualidade da minha alma. Com este trabalho, julgo-me a mim mesmo e sou julgado pelos meus contemporâneos e, em última instância, por Deus. A minha vida e o meu trabalho são inseparáveis. São tudo o que tenho. Tudo o que necessito".
Joel-Peter Witkin, 1990

Breve Relato da Minha Carreira

Comecei a fotografar aos dezasseis anos. Nesse mesmo ano, Edward Steichen escolheu uma das minhas fotografias para a colecção permanente do Museu de Arte Moderna de New York. Foi o começo de uma vida dedicada à fotografia.

Continuei a aprender fotografia, trabalhando em vários estúdios e laboratórios. Em 1961, alistei-me no Exército dos Estados Unidos e trabalhei como fotógrafo e técnico de fotografia. tinha o posto de Sargento Técnico e prestei serviço militar até 1964. De regresso a New York City, trabalhei como assistente freelancer com fotógrafos médicos, técnicos e comerciais. Frequentei a Cooper Union, obtendo o diploma Bachelor of Fine Arts e uma bolsa para poesia na Columbia University. Em 1974, recebi uma bolsa CAPS para fotografia, através do New York State Council on the Arts.

Em 1976, iniciei o trabalho de licenciatura e post-graduação em fotografia na Universidade de New Mexico. No ano seguinte, recebi a bolsa da Ford Foundation e a seguir os National Endowments para Fotografia em 1982,1984 e 1986. Em 1986, obtive o diploma de Master of Fine Arts em Fotografia. Em 1988, recebi o Prémio do International Center of Photography e o Distinguished Alumni Citation da Cooper Union. Em 1990, o Ministro da Cultura francês, Jacques Lang concedeu-me o título de Chevalier des Arts et des Lettres pelo meu trabalho fotográfico. Em 1992, recebi o quarto NEA e o American Center em Paris ofereceu-me a possibilidade de produzir trabalho novo através de um programa de artista residente em França. Em 1995, tenciono produzir trabalho novo na Escócia, França, Itália e República Eslovaca.

Joel-Peter Witkin

Cortesia: Galerie Baudoin Lebon
PaceMacGill Gallery

Apoio: Câmara Municipal de Coimbra


Página anterior