Exposição

Sala de Exposições
Piso 0 do Dep. de Matemática, Univ. de Coimbra
6 de Janeiro-9 Abril de 1999

A origem dos cartoons que surgem nesta exposição é muito variada e cumpre-nos, antes de mais nada, esperar que os autores nos desculpem terem sido pirateados. Trata-se de uma boa causa .... Mesmo assim é justo que digamos alguma coisa, sem sermos exaustivos, sobre onde fomos "roubar" estas imagens. A vários sítios.

Por exemplo, Calvin & Hobes vem directamente dos álbuns que existem publicados em português e também de "O Público". Já o cartoon dos Peanuts onde surgem o Charlie Brown e a Sally foi tirado da página http://www.csun.edu/hcmth014/~comicfiles/allcomics.html.

Como o visitante reparará, percorrendo a exposição a partir da porta no sentido dos ponteiros do relógio, a "complexidade matemática" dos cartoons vai aumentando. Mas um dos objectivos desta exposição é, para além de divertir, estimular os visitantes a aprenderem alguma matemática de uma forma ligeira e divertida. Alguns dos cartoons saíram de revistas de matemática elementar. Por exemplo, "American Mathematical Monthly", "The College Mathematics Journal".

As duas presenças mais vísiveis são os cartoonistas Sidney Harris e Cosgrove. O primeiro é autor de vários livros de cartoons científicos (um muito obrigados ao Doutor António José Leal Duarte, por no-lo ter dado a conhecer) : "Einstein Simplified", "What's So Funny About Science", "Einstein Atomized" etc. Quanto ao segundo, Cosgrove é um pseudónimo do matemático inglês Ian Stewart da Universidade de Warwick. Ian Stewart é também autor de várias obras de divulgação, algumas publicadas em Portugal pela editora Gradiva: "Os Problemas da Matemática", "Jogos, Conjuntos e Matemática" etc. Os cartoons de sua autoria que aqui surgem foram retirados de "Manifold", uma revista da Universidade de Warwick cuja publicação terminou em 1980, e da revista "Mathematical Intelligencer".

Infelizmente parece não haver humor matemático português (quem sabe se esta exposição não despertará alguma vocação adormecida, entre os visitantes...). Mesmo assim conseguimos ir buscar um cartoon dos impagáveis barman e clientes de Luís Afonso que, se calhar, nos porá também um pouco a meditar...

Encontro com Luís Afonso

Os Organizadores