Apresentações
Um passeio da Estatística pela Sociedade, por Nazaré Mendes Lopes
O carácter interdisciplinar da Estatística torna-a numa das áreas do conhecimento de maior versatilidade e divulgação. Das Ciências Humanas e Sociais às
Económicas e Tecnológicas, passando pelas Ciências da Vida, todas lidam hoje com populações e fenómenos impossíveis de representar por modelos deterministas.
Através de exemplos ligados à experiência como, entre outros, as sondagens de opinião, o controlo de qualidade na produção, a prevalência de determinada doença ou
a evolução de certo comportamento social, procura-se sensibilizar os estudantes para o papel relevante da Estatística na recolha, descrição, análise e interpretação da
informação.
Como detectar erros: os códigos de barras, o algarismo misterioso do BI e a letra misteriosa das notas de Euros, por Jorge Picado
Não, o algarismo misterioso no fim do número do BI não indica o número de pessoas em Portugal, que têm um nome exactamente igual ao do portador
do mesmo. Esse tal dígito, chamado algarismo de controlo, está presente no dia a dia de todos. Utilizado em
cartões de utilizador (biblioteca, pontos….), em códigos de barras, em bilhetes de avião, no ISBN dos livros, pela Via Verde, nos
Cartões de crédito, passaportes e NIB, entre outros…, tem por função detectar se os números de identificação estão
correctamente escritos ou não. Como se chega então a esses algarismos? Quais são as suas vantagens?
Qual é a sua eficiência? Que significa a misteriosa letra das notas de euros? - Algumas surpresas nos aguardam...
Modelos Matemáticos da Biologia, por Adérito Araújo
Como se propagam as doenças infecciosas? Como se dispersam no território as espécies animais e vegetais?
Como é que os genes influenciam a evolução? São questões muito complexas que aparentemente não têm ligação entre si.
No entanto, existem modelos matemáticos que permitem unificar certos aspectos destes e outros problemas de modo a
fornecer uma descrição qualitativa e quantitativa dos mecanismos que estão na sua base.
Os estudantes terão oportunidade de aprender a modelar e simular o comportamento de diferentes
fenómenos utilizando software matemático. Tomemos como exemplo a propagação de doenças infecciosas.
O que acontece passado um certo período de tempo se numa população saudável for introduzido um certo
número de elementos portadores de um vírus? E se o número de indivíduos portadores de doença for o dobro?
E qual a diferença se isolarmos os indivíduos que entretanto adoecem?
Rumo à 3ª dimensão, por Ana Paula Mouro, Cândida Pereira e Ana Isabel Rosendo
Utilizando software matemático os estudantes aprenderão a construir e movimentar objectos do universo
tridimensional, tendo como ponto de partida figuras de todos conhecidas como a parábola e a circunferência.
O Sol para todos, por João Fernandes
O projecto Sol para todos dispõe de um espólio de mais de 30 000 imagens do Sol existentes no Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra,
resultantes de mais de 80 anos de observações diárias do Sol, a partir de 1926. A partir destas imagens, vamos poder olhar bem de perto o Sol para o conhecermos melhor.
Conversas com Cientistas, vários oradores
O que faz um matemático? O que significa investigar em matemática?
Como é que um matemático vê as suas relações com as outras ciências?
Sessão em que estarão presentes investigadores que falarão do seu trabalho
matemático e onde os participantes terão um papel activo, colocando aquelas e outras questões .