O 1º Encontro Ibérico de História da Matemática (1ºEIHM) ocorreu em Santiago de Compostela em 2013 (23 a 25 de janeiro), durante o Congresso da Real Sociedade Matemática Espanhola (RSME2013), sendo uma das suas sessões especiais, e teve a participação de cerca de 20 conferencistas, dos quais 7 eram portugueses.
Trata-se de uma iniciativa, organizada conjuntamente pela Real Sociedad Matemática Española (RSME) e pela Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), através do seu Seminário Nacional de História da Matemática que havia sido definida num anterior Encontro da RSME, o do seu centenário, entre o Prof Luis Español, da RSME, e o coordenador nacional do SNHM. A ideia consistiu em organizar estes encontros ibéricos de 3 em 3 anos, alternadamente durante os Encontros da SPM e da RSME. Deste modo o 2º Encontro Ibérico foi agendado para 2016, aquando do Encontro da SPM.
Portanto esta segunda edição é um encontro satélite do Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Matemática (ENSPM2016) que se realiza no Barreiro de 11 a 13 de julho de 2016.
Desta vez, decorrerá em Coimbra, no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra (DMUC) e no seu Museu de Ciência (MCUC). Os trabalhos terão inicio na 5ª feira, 14 de julho, da parte da tarde, para dar tempo a quem o queira, de se deslocar do Barreiro para Coimbra, e terminará no sábado 16 de julho.
O Encontro conta com o apoio do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra (DMUC)e do Centro de Matemática da Universidade de Coimbra (CMUC).