Introdução

 

    Este programa destina-se a ser utilizado em sistemas operativos Windows (95, 98, 98 Second Edition, Millenium Edition, NT, 2000, XP Professional, XP Home Edition,...), como tal o seu funcionamento encontra-se o mais parecido possível com as conhecidas aplicações destes sistemas.

 

    Para funcionar com o programa não é necessário saber a teoria por detrás, bastando ao utilizador uns simples clicks com o rato. No entanto, encontram-se on-line ficheiros de ajuda nos quais se expõe toda a teoria por detrás dos cálculos.

 

    • Instalação:

 

    O programa EfeCalc encontra-se gratuitamente para download.

    Para instalar o programa deverá efectuar o seu download e fazer duplo click sobre o ficheiro obtido. Surgirá assim um programa de instalação e bastará seguir os passos indicados.

    Após a instalação é criado um grupo no menu Iniciar com o nome EfeCalc. Neste grupo encontram-se atalhos para o programa, para o seu ficheiro de Ajuda (on-line), para o ficheiro Leia-me, para o ficheiro de Notas e ainda para a desinstalação do mesmo.

 

    Se o sistema operativo onde deseja instalar o programa for o Windows NT ou Windows XP Professional deverá possuir privilégios de administrador.

 

    • Requisitos Mínimos:

 

Processador Intel Pentium a 200MHz (Pentium II - 350Mhz aconselhável)

Windows 98 ou Windows NT 4.0 (ou superior, sendo aconselhável o Windows XP)

64Mb de RAM (128 Mb aconselháveis)

10Mb de espaço Livre no Disco

Placa Gráfica 8Mb

Placa de Som (opcional)

Monitor com resolução 800x600

 

    • Som:

 

    O programa EfeCalc é fornecido com ficheiros de som, no entanto o utilizador poderá optar por não os instalar, para tal basta escolher o tipo de instalação mínima.

   

    Caso o utilizador tenha instalado os sons, poderá desactivá-los a qualquer momento no decorrer do programa. Para tal bastará:

 

    Clickar com o botão direito sobre o ícone da aplicação que aparece no canto inferior direito da barra iniciar - . Ao clickar surgirá o menu ao lado (Windows XP):

 

    Se a opção de "Tirar Som" estiver disponível é porque os sons estão activos, caso não esteja, os sons já se encontram desactivados (na figura acima os sons encontram-se activos, na do lado estes encontram-se desactivados). Se desejar os sons de volta bastará, então, clickar na opção "Pôr Som".
    O programa, por defeito, quando é inicializado pressupõe que o utilizador deseja sons (caso estes estejam instalados), no entanto, a partir da primeira utilização o programa guardará todas definições da anterior.