O desenvolvimento de um estudo voltado à proposição de uma alternativa de ensino de Matemática visando minimizar as dificuldades encontradas por professores e alunos, nos levou a perceber a importância da história da Matemática nas atividades do professor. Assim sendo decidimos propor algumas atividades que resgatem alguns aspectos históricos do desenvolvimento da Trigonometria como fonte de aprendizagem desse conhecimento matemático visando discutir a importância do uso de tais atividades a partir de uma perspectiva construtivista de ensino de Matemática. O curso prevê a utilização de atividades de redescoberta para o ensino da trigonometria, apoiadas pela história desse tópico matemático, tendo em vista subsidiar o trabalho docente em sala de aula. Para isso o professor deve adotar a conduta de orientador das atividades em que o aluno construa seu conhecimento partindo do próprio raciocínio e conhecimentos históricos, numa metodologia que priorize as experiências teóricas ou práticas conduzidas pelos alunos e orientadas pelo professor, a fim de formular conceitos ou propriedades e interpretar essas formulações visando aplicá-las na solução de problemas práticos que assim o exijam. É importante, entretanto, enfatizarmos a eficácia pedagógica das informações históricas presentes nas atividades pois as mesmas têm sido um grande atrativo para os estudantes.
Última alteração: 16 de Novembro de 1999