III Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática

Mini-curso 3

"Atividades historicas para o ensino de conceitos trigonometricos"

Iran Abreu Mendes (Dep. Matematica, Univ. do Estado do Para, Brasil)


	O desenvolvimento de um estudo voltado à proposição de uma 
	alternativa de ensino de Matemática visando minimizar as 
	dificuldades encontradas por professores e alunos, nos 
	levou a perceber a importância da história da Matemática 
	nas atividades do professor. Assim sendo decidimos propor 
	algumas atividades que resgatem alguns aspectos históricos 
	do desenvolvimento da Trigonometria como fonte de aprendizagem 
	desse conhecimento matemático visando discutir a importância 
	do uso de tais atividades a partir de uma perspectiva 
	construtivista de ensino de Matemática. O curso prevê a 
	utilização de atividades de redescoberta para o ensino da 
	trigonometria, apoiadas pela história desse tópico matemático, 
	tendo em vista subsidiar o trabalho docente em sala de aula. 
	Para isso o professor deve adotar a conduta de orientador das 
	atividades em que o aluno construa seu conhecimento partindo 
	do próprio raciocínio e conhecimentos históricos, numa metodologia 
	que priorize as experiências teóricas ou práticas conduzidas 
	pelos alunos e orientadas pelo professor, a fim de formular 
	conceitos ou propriedades e interpretar essas formulações 
	visando aplicá-las na solução de problemas práticos que assim 
	o exijam. É importante, entretanto, enfatizarmos a eficácia 
	pedagógica das informações históricas presentes nas atividades 
	pois as mesmas têm sido um grande atrativo para os estudantes.



Voltar à página do Encontro


   Última alteração: 16 de Novembro de 1999