O Regulamento dos
Estágios Pedagógicos diz que "a avaliação deve encarar-se como um
processo contínuo de reflexão, análise e discussão da actividade individual e
de grupo, no sentido de superar erros cometidos, vencer dificuldades e ajustar
o ritmo de trabalho" e que
"a avaliação terá em conta a conjugação de diversos parâmetros cujas expressões parcelares conduzirão a uma
única apreciação global."
A avaliação é assim
incontornavelmente complexa, pelo que este documento pretende proceder a uma
uniformização mínima da avaliação dos estagiários que proporcione aos
orientadores e estagiários tanto uma linha orientadora do seu trabalho como
alguma flexibilidade que não iniba as iniciativas necessárias numa tarefa tão
complexa.
Este documento debruça-se apenas sobre
os perfis de desempenho a observar pelo orientador pedagógico. O trabalho e
observação do orientador pedagógico incidem essencialmente sobre sete aspectos:
a) Conhecimento
do conteúdo
b) Conhecimento
do currículo
c)
Preparação
das aulas
d)
Organização
e condução das aulas
e)
Avaliação
das aulas
f)
Participação
na vida da escola
g) Desenvolvimento
profissional
Os perfis de desempenho incidirão assim
sobre estes sete aspectos:
a) Conhecimento do conteúdo:
Insuficiente |
Conhecimento deficiente dos conceitos
básicos e procedimentos específicos da Matemática, revelando falta de
capacidade para responder a dúvidas ou questões dos alunos. |
12 |
Conhecimento nem sempre seguro dos
conceitos e técnicas matemáticas constantes dos programas dos anos de
escolaridade leccionados. |
14 |
Conhecimento razoavelmente seguro dos
conceitos e técnicas matemáticas constantes dos programas dos anos de
escolaridade leccionados, mas revelando dificuldades na sua explanação aos
alunos e colegas. |
16 |
Conhecimento seguro dos conceitos e
técnicas matemáticas constantes dos programas dos anos de escolaridade
leccionados, revelando capacidade de explanação convincente aos alunos e
colegas. |
18 |
Além do anterior, capacidade de
relacionamento de conceitos de diferentes áreas da Matemática e de diferentes
disciplinas e conhecimento da sua história. |
Outros critérios para atribuir
pontuações intermédias: capacidade de responder apropriada e atempadamente a
questões dos alunos, capacidade de pesquisar temas menos comuns.
b) Conhecimento do currículo:
Insuficiente |
O livro de texto é usado como base
exclusiva para o ensino. |
12 |
Conhecimento das orientações
programáticas principais dos programas dos anos de escolaridade leccionados,
no que diz respeito a finalidades, objectivos gerais e específicos,
metodologias, materiais, conhecimentos matemáticos e avaliação. |
14 |
Além do anterior, compreensão e
capacidade de articulação dos diversos componentes dos programas. |
16 |
Além do anterior, capacidade de
identificação dos conhecimentos matemáticos, capacidades e atitudes centrais
dos programas, revelando alguma capacidade de analisar criticamente o livro
de texto do ponto de vista do programa. |
18 |
Além do anterior, conhecimento de
situações extracurriculares e de outras disciplinas que se relacionem
directamente com os temas do programa de Matemática, capacidade de analisar
criticamente o livro de texto do ponto de vista do programa. |
Outros critérios para atribuir
pontuações intermédias: capacidade de responder com segurança a questões dos
alunos que se relacionem com anos anteriores, capacidade de pesquisar temas
menos comuns.
c) Preparação das aulas:
Insuficiente |
Ausncia de preparação das aulas e/ou
preparação não cuidada ou inconsciente, não revelando preocupação com os
objectivos, os resultados da aprendizagem dos alunos e as suas necessidades.
Notória utilização de um método de ensino em particular, o qual nem sempre é
apropriado para os objectivos e necessidades dos alunos |
12 |
Capacidade de elaborar planos de aula
coerentes tendo em conta as orientações curriculares gerais, as necessidades
dos alunos, e articuladas com aulas anteriores e posteriores. |
14 |
Além do anterior, adaptação e selecção
de tarefas relevantes para a aprendizagem dos alunos, selecção, adaptação e
elaboração de materiais e recursos adequados, incluindo as novas
tecnologias. |
16 |
Além do anterior, concepção, adaptação
e selecção de tarefas estimulantes e relevantes para o progresso
dos alunos. |
18 |
Além do anterior, preparação
cuidadosa de formas de trabalho diversificadas e consistentes com os
objectivos, incluindo momentos de trabalho com toda a turma, em grupos, em
díades e trabalho individual. |
Outros critérios para atribuir
pontuações intermédias: definição adequada dos objectivos e previsão de
estratégias que permitam a sua consecução, capacidade de ouvir e incorporar
adequadamente as sugestões do orientador, capacidade de envolvimento numa sala
de estudo e actividades afins, previsão eficiente dos diversos momentos da
aula, em particular, do início e final, e da gestão do tempo, previsão de formas
de avaliação do grau de consecução dos objectivos da aula, preparação de
formas de trabalho diversificadas e consistentes com os objectivos, incluindo
momentos de trabalho com toda a turma, em grupos, em díades e trabalho individual.
d) Organização e condução das aulas:
Insuficiente |
Condução de aulas desorganizadas, com
reduzida antecipação de problemas e falta de consistncia nas acções
desenvolvidas para obter comportamento adequado da turma e condições para a
aprendizagem. Incapacidade de comunicar de uma forma eficiente. Realização de
aulas aborrecidas, monótonas, caracterizadas por falta de imaginação, vigor e
rigor. |
12 |
Capacidade de criar e manter um
ambiente de trabalho adequado na sala de aula. Capacidade de estabelecer e manter
regras e rotinas justas e apropriadas para os alunos. |
14 |
Além do anterior, capacidade de levar
ˆ prática as formas de trabalho previstas e utilização de recursos e materiais
seleccionados, preocupação com a gestão do tempo. Capacidade de utilização de materiais
e recursos previstos, em particular, as novas tecnologias, embora de forma
nem sempre muito conseguida. |
16 |
Além do anterior, capacidade de levar
ˆ prática as formas de trabalho diversificadas, incluindo momentos colectivos
de trabalho com toda a turma, em grupos, em díades e trabalho individual. Capacidade de utilização de materiais
e recursos previstos, em particular, as novas tecnologias. |
18 |
Além do anterior, capacidade de fazer
inflexões relativamente ao plano previsto sempre que o desenvolvimento da
aula o justifique. Capacidade de utilização eficaz de
materiais e recursos previstos, em particular, as novas tecnologias. |
Outros critérios para atribuir
pontuações intermédias: capacidade de organizar a sala de aula de forma
adequada, estabelecendo as condições físicas adequadas para o trabalho a
desenvolver.
e) Avaliação das aulas:
Insuficiente |
Avaliação não focalizada nos aspectos
essenciais e não revelando reflexão sobre a prática nem vontade de incorporar
sugestões de outros colegas e orientador. |
12 |
Capacidade para descrever as aulas em
termos de tarefas propostas, da estratégia usada, do ambiente de
aprendizagem, do papel dos alunos e do professor. |
14 |
Além do anterior, capacidade de
análise crítica do grau de consecução dos objectivos pretendidos com
identificação dos factores de (in)sucesso das aulas. |
16 |
Além do anterior, capacidade de
análise crítica do grau de consecução dos objectivos pretendidos em função da
avaliação da aprendizagem dos alunos e do desenvolvimento das suas
capacidades e atitudes, elaborando relatórios adequados das suas aulas. |
18 |
Além do anterior, identificação
adequada dos factores de (in)sucesso das aulas e sugestão e discussão de
alternativas pertinentes para a sua melhoria, elaborando relatórios completos
e com reflexão bem ponderada. |
Outros critérios para atribuir
pontuações intermédias: identificação de factores de (in)sucesso das aulas e
sugestão de alternativas para a sua melhoria, compreensão da necessidade de
reflexão sobre a prática lectiva e disposição para aceitar sugestões de colegas
e orientador.
f) Participação na vida da escola:
Insuficiente |
Isolamento relativamente ˆ vida da
escola, com ausncia de participação nas actividades onde poderia colaborar.
Desconhecimento ou alheamento das regras de funcionamento da escola |
12 |
Compreensão da escola como instituição
e do lugar e função que esta tem na comunidade. Organização de sessões de
formação na escola. |
14 |
Além do anterior, compreensão do papel
das actividades extra-lectivas na dinamização da vida da escola e no
envolvimento dos alunos na aprendizagem, participando de forma construtiva.
Organização ou apresentação de trabalhos destinados ˆ comunidade escolar (em
geral ou a algum grupo em particular). |
16 |
Além do anterior, disposição e
capacidade de colaborar na preparação e realização de actividades
extra-lectivas pertinentes que favoreçam o desenvolvimento nos alunos de
capacidades e atitudes positivas em relação ˆ escola e, em especial, ˆ Matemática. Organização e
apresentação de trabalhos destinados ˆ comunidade escolar (em geral ou a algum
grupo em particular) que sejam bem recebidos. |
18 |
Além do anterior, disposição e
capacidade de propor e colaborar na preparação e realização de actividades
extra-lectivas que contribuam para a formação dos colegas da escola,
nomeadamente promovendo sessões de discussão e formação com elementos da
escola, do núcleo de estágio e exteriores ˆ escola. Apresentação ˆ escola de
trabalhos realizados pelo núcleo de estágio que sejam bem recebidos pelos
destinatários. |
Outros critérios para atribuir
pontuações intermédias: grau de envolvimento em actividades relativas a
Olimpíadas de Matemática, Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, actividades
de Centros Cincia Viva ou similares, imaginação e capacidade de trabalho com os
colegas e outras entidades da escola ou fora da escola, apresentação de
actividades da escola em encontro regionais ou nacionais.
g) Desenvolvimento profissional:
Insuficiente |
Falta de relações de trabalho com os
profissionais mais próximos, em particular, com o núcleo de estágio e com os
colegas de grupo de Matemática da escola. Indisponibilidade para procurar e
aceitar ajuda. |
12 |
Conscincia das suas próprias
responsabilidades como professor, assumindo-se como um profissional autónomo
e empenhado. Participação em
encontros. |
14 |
Além do anterior, preocupação em
conhecer e estabelecer contacto com recursos humanos e materiais importantes
para a profissão de professor. Participação nalguma actividade de
formação, nomeadamente conferncias, encontros e cursos, como os promovidos
pela SPM e pela APM. Apresentação de trabalhos no Encontro
de Estágios. |
16 |
Além do anterior, preocupação e
capacidade em reflectir sobre a prática profissional, identificando problemas
e definindo estratégias para a sua superação. Participação em várias actividades de
formação, nomeadamente conferncias, encontros e cursos, como os promovidos
pela SPM e pela APM. Apresentação de trabalhos no Encontro
de Estágios, com uma participação pessoal activa e de qualidade. |
18 |
Além do anterior, disposição e
capacidade para reflectir sobre a prática profissional, para definir problemas
e questões a investigar e desenvolver projectos individuais ou colectivos de
intervenção sobre esses problemas. Participação activa (coadjuvando
sessões ou apresentando trabalhos) em actividades de formação, nomeadamente
conferncias, encontros e cursos, como os promovidos pela SPM e pela APM. Apresentação de um trabalho individual
e participação pessoal activa e de qualidade em apresentações de
grupo (oral ou sob a forma de cartaz) no Encontro de Estágios. |
Outros critérios para atribuir
pontuações intermédias: Disposição e capacidade para trabalhar em grupo, para
discutir com outros professores sobre questões profissionais, para procurar e
aceitar ajuda, para cooperar, conhecimento das ideias fundamentais relativas ˆ
realização de um projecto educativo, apresentação de trabalhos de estágio em
encontros regionais da SPM ou da APM ou de outras organizações.
Nota final do orientador pedagógico:
A nota final do orientador pedagógico é
calculada como a média pesada dos aspectos atrás considerados, arredondada ˆs
unidades, em que os pesos são os seguintes:
a) Conhecimento
do conteúdo -
2
b) Conhecimento
do currículo
-
2
c)
Preparação
das aulas
-
2
d)
Organização e condução das aulas -
3
e)
Avaliação
das aulas
-
1
f)
Participação
na vida da escola -
2
g) Desenvolvimento
profissional -
1