1º Projecto – Colocação
de cortinados
O que é que vamos
fazer? |
|||||
Problema:
Colocar cortinados na sala do Matexp 1ª fase: Medição
e orçamento Fase intermédia:
Colocação de varões e confecção de
cortinados 2ª fase :
Decoração dos cortinados e sua colocação |
|||||
Como é que vamos
fazer? |
|||||
|
Que competências vamos desenvolver
em cada etapa? |
O que é que se vai fazer? |
Quem faz? |
Quando se faz? |
Que materiais precisamos? |
1ª fase |
@ A aptidão para efectuar
medições e estimativas em situações diversas, bem
como a compreensão do sistema internacional de unidades; @ A
predisposição para recolher e organizar dados relativos a uma
situação ou a um fenómeno e para os representar de modos
adequados. @ A capacidade para
pesquisar, seleccionar e organizar informação para a
transformar em conhecimento mobilizável. @ A
aptidão para efectuar cálculos mentalmente, com os algoritmos
de papel e lápis ou usando a calculadora, bem como para decidir qual
dos métodos é apropriado à situação; @ A sensibilidade para a
ordem de grandeza de números, assim como a aptidão para estimar
valores aproximados de resultados de operações e decidir da
razoabilidade de resultados obtidos por qualquer processo de cálculo
ou por estimação. |
·
Medições:
Medir a altura e largura dos cortinados. ·
Orçamentos
: Averiguar o preço do tecido; Averiguar o preço do varão e acessórios; Averiguar o preço da confecção dos cortinados. ·
Cálculo
de custos e escolha de orçamento. |
F Os sócios do Matexp, com o
auxílio das professoras de matemática |
1 semana: ___ a ___ de Outubro |
·
Fita
métrica; ·
Material de
escrita; ·
Calculadora. |
Fase
intermédia |
|
·
Comprar
tecido ·
Comprar
varões e acessórios ·
Colocar os
varões ·
Confeccionar
os cortinados |
F Professoras de matemática F Funcionário da escola F Costureira |
___ a ___ de Outubro |
·
Tecido de
algodão branco; ·
Varões,
parafusos, etc. |
2ª fase |
@ A aptidão para
adoptar estratégias adequadas à resolução de
problemas e à tomada de decisões. @ A
predisposição para recolher e organizar dados. @ A capacidade para realizar
actividades de forma autónoma, responsável e criativa. |
·
Escolha da
forma de decoração dos cortinados (pintura, tingimento, ...) ·
Elaboração
da lista de material necessário para a decoração ·
Compra do
material ·
Decoração
dos cortinados ·
Colocação
dos cortinados |
F Os sócios do Matexp, com o
auxílio das professoras de matemática |
2 semanas: ___ a ___ de Outubro |
A determinar. |
Competências Gerais |
|||||
@ A
tendência para usar a matemática, em combinação
com outros saberes, na compreensão de situações da
realidade, bem como o sentido crítico relativamente à
utilização de procedimentos e resultados matemáticos. @ A capacidade
para identificar, seleccionar e aplicar métodos de trabalho, numa
perspectiva crítica e criativa; @ A
predisposição para procurar entender a estrutura de um problema
e a aptidão para desenvolver processos de resolução,
assim como para analisar os erros cometidos e ensaiar estratégias
alternativas; @ A
predisposição para cooperar com outros em tarefas e projectos
comuns; @
A aptidão para discutir com outros e comunicar
descobertas e ideias matemáticas através do uso de uma
linguagem, escrita e oral, não ambígua e adequada à
situação. |