1º Projecto – Colocação de cortinados

 

O que é que vamos fazer?

Problema:                    Colocar cortinados na sala do Matexp

 

1ª fase:                         Medição e orçamento

Fase intermédia:         Colocação de varões e confecção de cortinados

2ª fase :                        Decoração dos cortinados e sua colocação

Como é que vamos fazer?

 

Que competências vamos desenvolver em cada etapa?

O que é que se vai fazer?

Quem faz?

Quando se faz?

Que materiais precisamos?

1ª fase

 

@       A aptidão para efectuar medições e estimativas em situações diversas, bem como a compreensão do sistema internacional de unidades;

 

@      A predisposição para recolher e organizar dados relativos a uma situação ou a um fenómeno e para os representar de modos adequados.

 

 

@      A capacidade para pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável.

 

 

@      A aptidão para efectuar cálculos mentalmente, com os algoritmos de papel e lápis ou usando a calculadora, bem como para decidir qual dos métodos é apropriado à situação;

 

@      A sensibilidade para a ordem de grandeza de números, assim como a aptidão para estimar valores aproximados de resultados de operações e decidir da razoabilidade de resultados obtidos por qualquer processo de cálculo ou por estimação.

 

 

·      Medições:

Medir a altura e largura dos cortinados.

 

 

 

 

 

 

 

·      Orçamentos :

Averiguar o preço do tecido;

Averiguar o preço do varão e acessórios;

Averiguar o preço da confecção dos cortinados.

 

·      Cálculo de custos e escolha de orçamento.

 

 

 

 

 

F    Os sócios do Matexp, com o auxílio das professoras de matemática

 

 

 

 

 

1 semana:

___ a ___ de Outubro

 

 

 

 

·      Fita métrica;

 

·      Material de escrita;

 

·      Calculadora.


Fase intermédia

 

 

·      Comprar tecido

·      Comprar varões e acessórios

 

·      Colocar os varões

 

 

·      Confeccionar os cortinados

 

F    Professoras de matemática

 

F    Funcionário da escola

 

F    Costureira

 

 

 

___ a ___ de Outubro

 

·      Tecido de algodão branco;

 

·      Varões, parafusos, etc.

2ª fase

 

 

@      A aptidão para adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões.

 

 

@      A predisposição para recolher e organizar dados.

 

 

 

@      A capacidade para realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa.

 

 

 

·      Escolha da forma de decoração dos cortinados (pintura, tingimento, ...)

 

 

·      Elaboração da lista de material necessário para a decoração

 

·      Compra do material

 

·      Decoração dos cortinados

 

·      Colocação dos cortinados

 

 

 

F    Os sócios do Matexp, com o auxílio das professoras de matemática

 

 

2 semanas:

___ a ___ de Outubro

 

 

 

 

 

A determinar.

Competências Gerais

@      A tendência para usar a matemática, em combinação com outros saberes, na compreensão de situações da realidade, bem como o sentido crítico relativamente à utilização de procedimentos e resultados matemáticos.

@      A capacidade para identificar, seleccionar e aplicar métodos de trabalho, numa perspectiva crítica e criativa;

@      A predisposição para procurar entender a estrutura de um problema e a aptidão para desenvolver processos de resolução, assim como para analisar os erros cometidos e ensaiar estratégias alternativas;

@      A predisposição para cooperar com outros em tarefas e projectos comuns;

@      A aptidão para discutir com outros e comunicar descobertas e ideias matemáticas através do uso de uma linguagem, escrita e oral, não ambígua e adequada à situação.