Actividades
|
Objectivos
|
Intervenientes |
Dinamização/ Responsáveis |
Calendarização |
Problema do mês |
§
Incentivar e
desenvolver o gosto pela Matemática;
§ Desenvolver a curiosidade intelectual, o gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo; § Desenvolver a capacidade de raciocínio dos alunos; § Mostrar outras facetas da Matemática. |
§ Alunos do 3º ciclo |
§ Núcleo de estágio de Matemática |
§ Inicio: Novembro § Término: Junho §
Periodicidade: mensal |
Curiosidade matemática |
§
Incentivar e
desenvolver o gosto pela Matemática;
§
Desenvolver a
curiosidade intelectual e o gosto pelo saber;
§ Mostrar outras facetas da Matemática. |
§ Alunos, pessoal docente e não docente |
§
Núcleo de estágio de
Matemática |
§ Inicio: Novembro § Término: Junho §
Periodicidade: mensal |
Humor matemático |
§
Incentivar e
desenvolver o gosto pela Matemática;
§
Mostrar outras
facetas da Matemática.
|
§
Alunos, pessoal docente e não
docente |
§
Núcleo de estágio de
Matemática |
§ Inicio: Novembro § Término: Junho §
Periodicidade: mensal |
Olimpíadas
da Matemática |
§
Incentivar e
desenvolver o gosto pela Matemática;
§
Detectar
vocações precoces nesta área do saber;
§
Desenvolver a
curiosidade intelectual, o gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo.
|
§
Alunos do 3º ciclo |
§
Professores de Matemática |
§ 6 de Novembro §
22 de Janeiro |
Participação
no fórum “A
Matemática e as Profissões” |
§
Incentivar e
desenvolver o gosto pela Matemática;
§
Desenvolver a
curiosidade intelectual, o gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo;
§ Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano; § Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável; § Mostrar outras facetas da Matemática. |
§
Alunos do 7ºA, 7ºC e 7ºD |
§
Núcleo de estágio de
Matemática |
§ Novembro |
Peddy-Papper |
§
Incentivar e
desenvolver o gosto pela Matemática e outras disciplinas;
§
Desenvolver a
curiosidade intelectual, o gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo;
§
Mobilizar
saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender
a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.
|
§
Equipas de alunos e um professor ou
funcionário |
§ Professores da escola |
§ Final de cada período lectivo |
Jantar
de Natal |
§
A
valorização das dimensões relacionais, dos
princípios éticos e do espírito de solidariedade.
|
§
Pessoal docente e não docente |
§
Núcleos de estágio de
Matemática e Geografia |
§
18 de Dezembro |
Dia
do Pi |
§
Incentivar e
desenvolver o gosto pela Matemática;
§ Mostrar outras facetas da Matemática. |
§
Todos os alunos |
§
Núcleo de estágio de
Matemática |
§
14 de Março |
Semana da Matemática § Exposições § Conferências §
Jogos didácticos |
§
Incentivar e
desenvolver o gosto pela Matemática;
§
Desenvolver a
curiosidade intelectual, do gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo;
§ Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano; § A valorização de diferentes formas de conhecimento, comunicação e expressão; § Mostrar outras facetas da Matemática. |
§ Alunos, pais, encarregados de educação, pessoal docente e não docente, outras escolas e comunidade em geral |
§ Professores de Matemática |
§ 24 a 28 de Março |
Acção
de formação: “Primeiros Socorros” |
§
Incentivar a
participação na vida cívica, de forma livre,
responsável e solidária.
|
§ Alunos do 7º ano |
§ Centro de Saúde Gorjão Henriques / Núcleo de Estágio de Matemática / Drª. Ana Repolho e Dr. Pedro Paulino |
§ Data a determinar pelo centro de saúde |
Visita de estudo do 7ºano |
§
Desenvolver a
curiosidade intelectual, do gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo;
§ Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano. |
§
Alunos do 7º ano |
§
Professores de Matemática e Físico-Química |
§
___________________ |