Plano de Actividades

 

Actividades

Objectivos

Intervenientes

Dinamização/

Responsáveis

Calendarização

 

 

 

Problema do mês

§       Incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática;

§       Desenvolver a curiosidade intelectual, o gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo;

§       Desenvolver a capacidade de raciocínio dos alunos;

§       Mostrar outras facetas da Matemática.

 

 

§       Alunos do 3º ciclo

 

 

§       Núcleo de estágio de Matemática

 

§       Inicio:     Novembro

§       Término:    Junho

§       Periodicidade:   mensal

 

Curiosidade  matemática

§       Incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática;

§       Desenvolver a curiosidade intelectual e o gosto pelo saber;

§       Mostrar outras facetas da Matemática.

 

§       Alunos, pessoal docente e não docente

 

§       Núcleo de estágio de Matemática

 

§       Inicio:     Novembro

§       Término:    Junho

§       Periodicidade:   mensal

 

Humor matemático

§       Incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática;

§       Mostrar outras facetas da Matemática.

 

§       Alunos, pessoal docente e não docente

 

§       Núcleo de estágio de Matemática

 

§       Inicio:     Novembro

§       Término:    Junho

§       Periodicidade:   mensal

 

 

Olimpíadas da Matemática

§       Incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática;

§       Detectar vocações precoces nesta área do saber;

§       Desenvolver a curiosidade intelectual, o gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo.

 

§       Alunos do 3º ciclo

 

§       Professores de Matemática

 

§       6 de Novembro

§       22 de Janeiro


 

 

Participação no fórum

 

“A Matemática e as Profissões”

§       Incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática;

§       Desenvolver a curiosidade intelectual, o gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo;

§       Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;

§       Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável;

§       Mostrar outras facetas da Matemática.

 

 

 

§       Alunos do 7ºA, 7ºC e 7ºD

 

 

 

§       Núcleo de estágio de Matemática

 

 

 

§       Novembro

 

 

 

Peddy-Papper

§       Incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática e outras disciplinas;

§       Desenvolver a curiosidade intelectual, o gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo;

§       Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

 

§       Equipas de alunos e um professor ou funcionário

 

§       Professores da escola

 

§       Final de cada período lectivo

 

Jantar de Natal

§       A valorização das dimensões relacionais, dos princípios éticos e do espírito de solidariedade.

§       Pessoal docente e não docente

§       Núcleos de estágio de Matemática e Geografia

§       18 de Dezembro

 

Dia do Pi

§       Incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática;

§       Mostrar outras facetas da Matemática.

 

 

§       Todos os alunos

§       Núcleo de estágio de Matemática

 

§       14 de Março



 

Semana da Matemática

 

§       Exposições

§       Conferências

§       Jogos didácticos

 

§       Incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática;

§       Desenvolver a curiosidade intelectual, do gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo;

§       Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;

§       A valorização de diferentes formas de conhecimento, comunicação e expressão;

§       Mostrar outras facetas da Matemática.

 

§       Alunos, pais, encarregados de educação, pessoal docente e não docente, outras escolas e comunidade em geral

 

§       Professores de Matemática

 

§       24 a 28 de Março

 

Acção de formação: “Primeiros Socorros”

§       Incentivar a participação na vida cívica, de forma livre, responsável e solidária.

 

§       Alunos do 7º ano

§       Centro de Saúde Gorjão Henriques / Núcleo de Estágio de Matemática / Drª. Ana Repolho e Dr. Pedro Paulino

 

§       Data a determinar pelo centro de saúde

 

Visita de estudo

 do 7ºano

§       Desenvolver a curiosidade intelectual, do gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo;

§       Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano.

 

§       Alunos do 7º ano

 

§       Professores de Matemática e Físico-Química

 

§       ___________________