Escola Básica 2, 3 de Inês de Castro
PLANO
DE ACTIVIDADES
Ano
Lectivo 2002 / 2003
Estagiário |
Anos |
Jorge Costa |
7ºD 8ºA |
Luísa Carvalho |
7ºB 8ºC |
Luísa Pedro |
7ºC 8ºD |
Orientadora Pedagógica: Maria Hermínia Fraga
Tinoco Frade de Macedo
Orientador Científico: José Augusto Ferreira
Actividades a
desenvolver durante o ano de estágio
Ø
Planificação
das aulas, em que se inclui a realização de fichas de trabalho e de
avaliação, bem como a recolha e elaboração dos
diversos materiais necessários para uma melhor compreensão das
aulas por parte dos alunos. Esta planificação é elaborada
de acordo com os conteúdos, objectivos e propostas metodológicas
referidas no programa.
Ø
Execução
da aula tendo em conta não só a planificação, mas
também as características de cada turma e o tipo de trabalho que
se pode desenvolver no decorrer da aula, tais como trabalho individual e trabalho
de grupo.
Ø
Avaliação
dos alunos através de diversos instrumentos, nomeadamente fichas
sumativas, observação directa, fichas formativas, trabalhos de
casa, participação na aula e trabalhos individuais ou de grupo.
Ø
Observação
de todas as aulas da turma da Orientadora Pedagógica, assim como uma
assistência semanal a uma das turmas dos outros formandos.
Ø
Observação das aulas
assistidas pela Orientadora Pedagógica, desde que haja compatibilidade
de horário e posterior reflexão e discussão conjunta com o
intuito de melhorar o trabalho desenvolvido.
Ø
Acompanhamento
por parte da formanda Luísa Carvalho de uma aluna do Ensino Especial com
currículo alternativo.
Ø
Acompanhamento por parte da
formanda Luísa Pedro de
dois alunos do Ensino Especial.
c
Participação
activa nas reuniões e actividades a realizar pelo Departamento.
c
Reuniões
do núcleo de estágio com a Orientadora Pedagógica para
trabalhar assuntos relacionados com o programa, tais como a forma como as aulas
são leccionadas, balanço da semana que decorreu e debates sobre
problemas que surjam, assim como a preparação das aulas da semana
seguinte.
c
Participação
nas reuniões de Conselho de Turma e em reuniões gerais de
Professores.
c
Colaboração
e troca de materiais com os colegas de Departamento.
c
Elaboração
do Problema da Quinzena, em que se procura que todos os alunos da Escola se
empenhem na resolução dos vários problemas que vão
sendo expostos ao longo do ano lectivo.
c
Participação
nas “Olimpíadas da Matemática”, juntamente com os professores do
Departamento.
c
Participação
na realização da Semana da Matemática a decorrer no
2º período.
c
Participação
no concurso “Quem quer ser Matemático?”, a decorrer durante
a Semana da Matemática.
c
Participação
no “Equamat 2003” a realizar em Aveiro.
c
Elaboração
de uma página de Matemática, para o Jornal da Escola. O
conteúdo para esta página é recolhido pelas turmas, bem
como pelo núcleo de estágio.
c
Organização
de um Peddy-Paper em colaboração com os núcleos de
estágio de Biologia/Geologia, Física-Química e
História. Esta actividade tem como objectivos:
§
Promover
a interdisciplinaridade:
§
Criar
um clima de empatia entre Professores, Alunos e Funcionários.
c
Realização
de uma exposição sobre “A Matemática e a
Filatelia”, em colaboração com o Presidente da
secção de Filatelia da A.A.C.
c
Participação
numa conferência sobre o tema “A Matemática e a
Filatelia” a desenvolver pelo Presidente da secção de
Filatelia da A.A.C.
c
Organização
de uma visita de estudo ao Visionarium, destinada a alunos do 8º Ano. Esta
actividade tem como objectivo principal possibilitar o contacto e
familiarização dos jovens com o espaço interactivo da
Ciência e Tecnologia.
c
Criação
do “ActionMat”. Esta actividade visa:
§
Desenvolver
a curiosidade e o gosto pela Matemática;
§
Desenvolver
o espírito de tolerância e cooperação;
§
Ultrapassar
as dificuldades;
§
Desenvolver
as capacidades de compreensão, análise e aplicação
de conhecimentos;
§
Promover
a entreajuda para ultrapassar dificuldades;
§
Promover
a auto-aprendizagem.
Esta actividade funciona às segundas
e terças feiras das 16h 15m às 18h 15m.
c
Apresentação
dos trabalhos desenvolvidos na componente científica do estágio.
Uma vez que na componente científica do estágio vão ser
realizadas actividades de investigação, pretende-se partilhar com
todos os professores interessados, os trabalhos desenvolvidos.
c
Participação
em actividades da Área-Escola, dependendo dos temas escolhidos em cada
turma do 8º Ano.
ü
Elaboração
de um dossier de estágio que contenha todos os materiais produzidos e
utilizados ao longo do ano.
ü
Participação
em acções de formação.
Participação no trabalho de
Direcção de Turma.
v
Acompanhamento
da vida escolar dos alunos, no que diz respeito ao aspecto
sócio-afectivo, assiduidade e aproveitamento.
v
Participação
em algumas reuniões de Direcção de Turma, tentando, desta
forma, estar por dentro de toda a dinâmica e sobretudo da
importância do papel do Director de Turma, em todo o processo de
ensino-aprendizagem.
v
Tratamento
de um determinado tema, por cada um dos formandos, nas aulas de
Formação Cívica.