Actividade |
Objectivos |
Destinatário |
Organizadores
|
dinamizadores |
Data Prevista |
Dinamização do clube
de fotografia: §
Elaboração de um anuário da escola. |
·
Incentivar o gosto pela fotografia; ·
Desenvolver a capacidade de observação e a criatividade; ·
Desenvolver o espírito dinâmico, empreendedor e de
iniciativa; ·
Promover o convívio, a cooperação entre os alunos
e o espírito de equipa; ·
Desenvolver o gosto pela escola. |
Todos os alunos da Escola |
Núcleo de Estágio de Matemática |
Núcleo de Estágio de Matemática e Alunos do clube de fotografia |
A desenvolver ao longo do ano lectivo 2002/2003 culminando no
início do 3º período com a apresentação
à comunidade do anuário. |
Semana da Matemática: §
Exposição de selos §
Dia do Pi §
Desafio do dia §
Outras actividades a confirmar |
·
Divulgar algumas das aplicações da matemática,
bem como a importância desta; ·
Promover o interesse e o gosto pela matemática; ·
Evidenciar o aspecto lúdico da matemática; ·
Despertar o interesse pela participação em actividades
relacionadas com a matemática; ·
Contribuir para a formação pessoal do professor. |
Comunidade Escolar |
Núcleo de Estágio de Matemática |
Núcleo de Estágio de Matemática |
10 a 14 de Março de 2003 |
Apoiar os alunos no âmbito do programa Sala de Estudo |
·
Apoiar alunos com dificuldades; ·
Promover a autonomia nos alunos; ·
Desenvolver nos alunos técnicas de estudo. |
Alunos da Escola |
Núcleo de Estágio de Matemática |
Núcleo de Estágio de Matemática |
Ano Lectivo 2002/2003 |
Colaboração no jornal da escola |
·
Divulgar actividades relacionadas com a matemática; ·
Evidenciar o aspecto lúdico da matemática; ·
Promover o interesse e o gosto pela matemática; ·
Publicitar trabalhos dos alunos. |
Comunidade Escolar |
|
|
Ano Lectivo 2002/2003 |
Reorganização do Laboratório de Matemática |
Nos alunos, pretende-se que o Laboratório de Matemática seja capaz de : · desenvolver a curiosidade e o gosto de aprender matemática; · desenvolver o raciocínio abstracto; · promover a compreensão, a interpretação e a utilização de representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões, símbolos, fotografias, etc.); · desenvolver a capacidade de utilizar a matemática na interpretação e intervenção no real; · desenvolver o conhecimento do espaço, realizando construções geométricas; · explorar actividades interdisciplinares, nomeadamente no âmbito da Química, da Física e das Ciências da Terra e da Vida. Nos professores, pretende-se que o Laboratório de Matemática seja capaz de : · incentivar a planificação e leccionação de aulas assistidas por computadores; · apresentar imagens inovadoras, adequadas e em interligação com as necessidades dos alunos; · promover a interdisciplinaridade entre a matemática e outras disciplinas; · promover a utilização regular das novas tecnologias como meio de trabalho de alunos e professores; · divulgar e trocar experiências de materiais, actividades, programas e conhecimentos diversos. |
Comunidade Escolar |
Núcleo de Estágio de
Matemática |
Núcleo de Estágio de
Matemática |
A desenvolver ao longo do ano lectivo 2002/2003 |