Actividade

Objectivos

Destinatário

Organizadores

dinamizadores

Data Prevista

Dinamização do clube de fotografia:

 

§       Elaboração de um anuário da escola.

 

·       Incentivar o gosto pela fotografia;

·       Desenvolver a capacidade de observação e a criatividade;

·       Desenvolver o espírito dinâmico, empreendedor e de iniciativa;

·       Promover o convívio, a cooperação entre os alunos e o espírito de equipa;

·       Desenvolver o gosto pela escola.

Todos os alunos da Escola

Núcleo de Estágio de Matemática

Núcleo de Estágio de Matemática

e

Alunos do clube de fotografia

A desenvolver ao longo do ano lectivo 2002/2003 culminando no início do 3º período com a apresentação à comunidade do anuário.

Semana da Matemática:

§       Exposição de selos

§       Dia do Pi

§       Desafio do dia

§       Outras actividades a confirmar

 

·       Divulgar algumas das aplicações da matemática, bem como a importância desta;

·       Promover o interesse e o gosto pela matemática;

·       Evidenciar o aspecto lúdico da matemática;

·       Despertar o interesse pela participação em actividades relacionadas com a matemática;

·       Contribuir para a formação pessoal do professor.

Comunidade Escolar

Núcleo de Estágio de Matemática

Núcleo de Estágio de Matemática

10 a 14

de

Março

de

2003

 

Apoiar os alunos no âmbito do programa Sala de Estudo

·       Apoiar alunos com dificuldades;

·       Promover a autonomia nos alunos;

·       Desenvolver nos alunos técnicas de estudo.

 Alunos da Escola

Núcleo de Estágio de Matemática

Núcleo de Estágio de Matemática

 

Ano Lectivo 2002/2003

Colaboração no jornal da escola

·       Divulgar actividades relacionadas com a matemática;

·       Evidenciar o aspecto lúdico da matemática;

·       Promover o interesse e o gosto pela matemática;

·       Publicitar trabalhos dos alunos.

Comunidade Escolar

 

 

Ano Lectivo 2002/2003

 

Reorganização do Laboratório de Matemática

        Nos alunos, pretende-se que o Laboratório de Matemática seja capaz de :

·       desenvolver a curiosidade e o gosto de aprender matemática;

·       desenvolver o raciocínio abstracto;

·       promover a compreensão, a interpretação e a utilização de representações matemáticas (tabelas, gráficos, expressões, símbolos, fotografias, etc.);

·       desenvolver a capacidade de utilizar a matemática na interpretação e intervenção no real;

·       desenvolver o conhecimento do espaço, realizando construções geométricas;

·       explorar actividades interdisciplinares, nomeadamente no âmbito da Química, da Física e das Ciências da Terra e da Vida.

Nos professores, pretende-se que o Laboratório de Matemática seja capaz de :

·       incentivar a planificação e leccionação de aulas assistidas por computadores;

·       apresentar imagens inovadoras, adequadas e em interligação com as necessidades dos alunos;

·       promover a interdisciplinaridade entre a matemática e outras disciplinas;

·       promover a utilização regular das novas tecnologias como meio de trabalho de alunos e professores;

·       divulgar e trocar experiências de materiais, actividades, programas e conhecimentos diversos.

Comunidade Escolar

Núcleo de Estágio de Matemática

 

Núcleo de Estágio de Matemática

 

A desenvolver ao longo do ano lectivo 2002/2003

*