Escola
Básica Dos 2º e 3º Ciclos De Guilherme Stephens
Marinha Grande
Plano
Anual De Actividades Do Núcleo De Estágio De Matemática
Ano Lectivo 2002/2003
Constituição
do núcleo de estágio:
Professor
Orientador: Mário Marques
Estagiárias:
Catarina Moço
Lucília Durão
Marta Campos
Objectivos
do núcleo de estágio:
·
Reconhecer
a importância do trabalho de equipa como forma de dinamizar a prática
pedagógica e ultrapassar possíveis situações de
insucesso escolar;
·
Contribuir
para a realização de um trabalho produtivo, tendo em conta a
crítica construtiva e a troca de experiências;
·
Promover
o desenvolvimento de competências várias no aluno, bem como
contribuir para o enriquecimento da formação do aluno enquanto
cidadão;
Plano
De Actividades:
Actividades |
Objectivos |
Intervenientes |
Calendário |
Responsáveis E/ou Dinamizadores |
Problema Mensal |
· Incentivar e
desenvolver o gosto pela Matemática; · Desenvolver o
raciocínio lógico- Matemático; |
· Alunos do 3º
ciclo |
· Mensalmente |
· Núcleo de
estágio; |
Pré-Olimpíadas
da Matemática Olimpíadas da Matemática |
· Motivar os alunos
para o estudo da disciplina; · Estimular o
raciocínio perante novas situações,
encarando-as como um desafio; · Desenvolver
a autonomia; · Promover a
confiança para enfrentar situações
novas; · Incentivar e
desenvolver o gosto pela disciplina; · Motivar os
alunos para o estudo da disciplina; · Estimular o
raciocínio perante novas situações,
encarando-as como um desafio; · Desenvolver
a autonomia; · Promover a
confiança para enfrentar situações
novas; · Incentivar e
desenvolver o gosto pela disciplina; |
· Alunos do
7º ano; |
· 6 Novembro |
· Grupo de Matemática do 3º ciclo; |
Actividades |
Objectivos |
Intervenientes |
Calendário |
Responsáveis E/ou Dinamizadores |
Problema Mensal |
· Incentivar e
desenvolver o gosto pela Matemática; · Desenvolver
o raciocínio lógico- Matemático; |
· Alunos do
3º ciclo |
· Mensalmente |
·
Núcleo de estágio; |
Pré-Olimpíadas
da Matemática Olimpíadas da Matemática |
· Motivar os
alunos para o estudo da disciplina; · Estimular o
raciocínio perante novas situações,
encarando-as como um desafio; · Desenvolver
a autonomia; · Promover a
confiança para enfrentar situações
novas; · Incentivar e
desenvolver o gosto pela disciplina; · Motivar os
alunos para o estudo da disciplina; · Estimular o
raciocínio perante novas situações,
encarando-as como um desafio; · Desenvolver
a autonomia; · Promover a
confiança para enfrentar situações
novas; · Incentivar e
desenvolver o gosto pela disciplina; |
· Alunos do
7º ano; |
· 6 Novembro |
· Grupo de Matemática do 3º ciclo; |
Actividades |
Objectivos |
Intervenientes |
Calendário |
Responsáveis E/ou Dinamizadores |
Dia da Matemática: -Peddy-Papermat - Exposições - Jogos |
· Motivar os
alunos para o estudo da disciplina; · Promover a
confiança para enfrentar situações
novas; · Desenvolver
a autonomia; · Desenvolver
o cálculo mental; · Desenvolver
o espírito de grupo; |
· Professores e alunos; |
· 13 Março; |
· Grupo de Matemática dos 2º e 3º ciclos; |
“jogo do 24“ |
· Motivar os
alunos para o estudo da disciplina; · Estimular o
cálculo mental; |
· Alunos do 3º ciclo; |
(
informação não disponível) |
· Grupo de Matemática do 3º ciclos; |
Visita de estudo
ao
“Visionário” (Sta Maria da Feira) |
· Proporcionar
um convívio fora do contexto escolar, com vista a um bom relacionamento inter-pessoal; · Articular
conteúdos da disciplina com objectivos
específicos da visita de estudo; |
· Alunos do 7º
Ano |
· 6 Maio 2003 |
· Professores de Matemática que leccionem o 7º Ano de escolaridade; |