Índice:
Introdução
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1
Planificação
das Actividades ----------------------------------------------------------------------------------------------
2
Anexos
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5
Introdução
Deste
Plano de Actividades consta a programação das diversas
acções a desenvolver ao longo deste ano lectivo, pelo
Núcleo de Estágio de Matemática da Escola Básica 2,
3 com Secundário José Falcão de Miranda do Corvo.
Será feita a descrição das actividades e, em anexo,
serão dadas algumas informações relativas à
organização das mesmas.
Pretende-se
que este documento seja de fácil leitura, permitindo uma visão
conjunta das diferentes actividades que procuram complementar as aulas
através de iniciativas que despertem nos alunos interesses com os quais
se identifiquem, ao mesmo tempo que desenvolvem interdisciplinaridade,
competências e formação cívica. Serão ainda
desenvolvidas actividades direccionadas a professores que, de algum modo,
permitam completar a sua formação.
Planificação das Actividades
Desenvolvidas pelo Núcleo de Estágio de Matemática
Ano Lectivo 2002/2003
ACTIVIDADE |
DESCRIÇÃO |
CALENDARIZAÇÃO |
DINAMIZADORES |
PARTICIPANTES |
OBJECTIVOS |
Concurso de
Fotografia “MATEMÁTICA EM FLAGRANTE” |
A actividade
englobará as seguintes componentes: ·
Exposição,
por toda a escola, de exemplos de fotografias que envolvem Matemática,
para motivar os alunos; ·
Afixação
dos cartazes do concurso na escola e em diversos locais da vila; ·
Inscrição
dos alunos concorrentes; ·
Passeio com os
alunos pela vila para tirar as fotografias com as máquinas da escola; ·
Revelação
das fotografias, pelos alunos, no Clube de Fotografia da escola; ·
Exposição
das fotografias concorrentes no átrio do pavilhão novo; ·
Entrega dos
prémios, taças e diplomas de participação na
Festa de Natal. |
21 de Outubro a 10
de Dezembro 28 de Outubro 28 de Outubro a 8
de Novembro 13 e 20 de Novembro 27 de Novembro 11 a 18 de Dezembro 18 de Dezembro |
Núcleo de
Estágio de Matemática (colaboração do
responsável do Clube de Fotografia na revelação das
fotografias) |
Alunos inscritos,
Núcleo de Estágio de Matemática e o responsável
pelo Clube de Fotografia. |
·
Mostrar aos
alunos o aspecto lúdico da Matemática; ·
Realçar
a importância da Matemática, através da sua
existência no meio; ·
Incentivar a
criatividade dos alunos; ·
Fomentar o
gosto pela fotografia; ·
Incentivar o
interesse pela Matemática; ·
Promover a
relação escola - comunidade; ·
Fomentar o
convívio e as relações interpessoais; ·
Contribuir
para a formação integral do aluno; ·
Desenvolver
capacidades e aptidões; ·
Constatar que
a brincar também se aprende; ·
Desenvolver o
espírito de tolerância e de cooperação; ·
Desenvolver a
curiosidade do aluno. |
“SEMANA DAS
CIÊNCIAS” |
A semana das
ciências englobará as seguintes actividades: ·
Exposição
interactiva de Matemática, incluindo: -
Imagens de
Esher -
Cartoons sobre
matemática -
Trabalhos
realizados pelos alunos -
Ilusões
ópticas -
4 caixas de
materiais da APM (Tangran, Torres de Hanoi, Polydron e Probabilidades) -
computador com
jogos de estratégia e desenvolvimento do raciocínio
lógico ·
Concurso
inter-turmas “ O ELO MAIS FRACO” (as perguntas do concurso
serão relativas às disciplinas de Matemática,
Ciências Físico-Químicas e Ciências Naturais) |
7 a 11 de Abril Data a definir,
nessa semana. |
Núcleo de
Estágio de Matemática Núcleo de
Estágio de Matemática (colaboração do
Núcleo de Estágio de Física/Química e dos
restantes professores do departamento das Ciências exactas e da
Natureza, a confirmar) |
Comunidade escolar Alunos dos 2º
e 3º ciclos |
·
Fomentar o
convívio e as relações interpessoais; ·
Mostrar o
aspecto lúdico da Matemática; ·
Desenvolver o
raciocínio lógico através de jogos de estratégia; ·
Promover a
interdisciplinaridade; ·
Incentivar o
interesse pela Matemática; ·
Complementar o
trabalho escolar das aulas; ·
Enriquecer os
conteúdos; ·
Contribuir
para a formação integral do aluno; ·
Desenvolver
capacidades e aptidões; ·
Promover
relações de sociabilidade; ·
Contribuir
para uma melhoria científico - pedagógica; ·
Constatar que
a brincar também se aprende; ·
Desenvolver o
espírito de tolerância e de cooperação; ·
Desenvolver a
curiosidade dos alunos. |
Sessão de
esclarecimento sobre “COMO UTILIZAR O POWERPOINT?” |
Acção
de formação para esclarecer os professores de diversas
disciplinas sobre como usar o Powerpoint, em particular, com o projector
multimédia. |
3º
período, em data a definir |
Núcleo de
Estágio de Matemática |
Professores |
·
Enriquecer a
formação dos professores, mostrando novas estratégias; ·
Complementar
os conhecimentos informáticos dos professores; ·
Incentivar os
professores a utilizar o computador na sala de aula. |
Jornal “Preto no Branco” |
Elaboração
da secção “O
Cantinho dos Matemáticos” |
Ao longo do ano |
Professores |
Professores e
alunos |
·
Incentivar o
interesse pela Matemática; ·
Enriquecer os
conteúdos; ·
Mostrar aos
alunos o aspecto lúdico da Matemática; ·
Mostrar aos
alunos a importância da Matemática. |
Colaboração
com o CENTRO DE RECURSOS |
Ajudar os alunos na
resolução de fichas de trabalho, trabalhos de casa, a
estudar,… |
Ao longo do ano |
Núcleo de
Estágio e outros membros da comunidade educativa |
Alunos |
·
Motivar os
alunos para o estudo; ·
Facilitar o
sucesso da aprendizagem; ·
Incentivar os
alunos a frequentar o Centro de Recursos; ·
Contribuir
para a formação integral do aluno. ·
|
Anexos
Ø Concurso de Fotografia “MATEMÁTICA EM FLAGRANTE”
Toda a organização do concurso esteve a cargo do Núcleo de Estágio de Matemática, em particular:
· Reuniões com o Vereador da Cultura e Educação de Miranda do Corvo, para que fosse cedido todo o material fotográfico necessário e taças para os três primeiros classificados;
· Pedido de apoio monetário ao supermercado “Minipreço” de Miranda do Corvo, o qual contribui com 25€;
· Pedido, via fax, à Porto Editora de alguns prémios para o Concurso, tendo esta concedido o seguinte software educativo, Diciopédia 2002, Eu Aprendo Matemática - 9º Ano e Saber Mais Matemática – 11ºAno.
Ø Semana da Ciência
Toda
a exposição será elaborada pelo Núcleo de
Estágio de Matemática.