ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS DR. PEDROSA VERÍSSIMO – PAIÃO
PLANO DE ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES PROPOSTAS PELO NÚCLEO DE ESTÁGIO DE MATEMÁTICA
ANO LECTIVO 2002/2003
OBJECTIVOS GERAIS |
ACTIVIDADES |
ESTRATÉGIA |
DATA PREVISTA |
® Manifestar o desejo de aprender e gostar de Matemática através da pesquisa. ® Informar os alunos sobre as diversas actividades a realizar durante o a no lectivo. ® Humanizar a Matemática relacionando etapas da sua história com a evolução da Humanidade. ® Manifestar disponibilidade e interesse na participação em actividades, realizando-as de forma organizada.
® Estimular a capacidade dos alunos para executar tarefas relacionadas com a Matemática que aprendem nas aulas.
® Desenvolver a capacidade de resolver problemas, nomeadamente, de formular hipóteses e prever resultados, seleccionando estratégias de resolução.
® Proporcionar aos alunos o contacto com o lado recreativo da Matemática.
® Reconhecimento da importância do número p.
® Proporcionar aos alunos o contacto com actividades lúdicas da Matemática. ® Troca de experiências entre escolas ® Levar os alunos a contactar e a trocar ideias com individualidades do meio cientifico.
® Levar os alunos a descobrir figuras geométricas em objectos que nos rodeiam no dia – a – dia.
® Mostrar aos alunos a importância da Geometria no quotidiano.
→ Fomentar o gosto pela matemática nos alunos.
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® Dinamização de um Placar sobre a Matemática.
® MAT - PAPER
® XXI Olimpíadas nacionais da Matemática.
® Colaboração no Jornal da escola: “ O Pretexto “.
® Festa de Natal
® Dia do p
® Quatro dias da Matemática
® Visita de Estudo
® Foto – Génios
® Construção de figuras com sólidos geométricos
→ Laboratório de Matemática |
® No placar constarão: 1 - “problema da quinzena”, isto é, um problema é afixado quinzenalmente, cuja resolução pode ser feita por toda a comunidade escolar, com afixação da melhor resolução. 2 – curiosidades sobre Matemáticos ou eventos importantes do passado e/ou presente da Matemática. 3 – actividade relacionada com a matéria leccionada no momento.
® Realizar uma gincana com alguns postos onde, para além dos exercícios propostos, os alunos terão que executar alguns jogos tradicionais.
® Resolução simultânea de duas provas: Pré-Olimpíadas e categoria A; posterior selecção do melhor aluno da categoria A para representação da escola na 2ª eliminatória a nível regional.
® Fornecer actividades lúdicas e alguma informação relacionada com a Matemática.
® Peça de teatro
® Ver um filme: “ A história do p “ ® Afixação de cartões alusivos ao p.
® Dinamização do laboratório de Matemática, com torneios de abalone e quatro em linha ® Animação da sala dos Professores ® Exposição e manuseamento de jogos e materiais relacionados com a Matemática ® Palestra ® Visionamento de alguns filmes ® Intercâmbio de alunos do 4º ano de escolaridade do 1º ciclo com os de 2º e 3º ciclos da nossa escola.
® Observando fotografias cedidas pelo professor, os alunos sobrepondo acetatos, traçam as figuras geométricas que aí aparecem e caracterizam-nas.
® Fornecer aos alunos uma lista de infra-estruturas da vila, de modo a que eles seleccionem uma delas e a construam com sólidos geométricos.
® Acompanhar os alunos no decorrer de actividades lúdicas e sessões de esclarecimento de dúvidas.
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® Durante todo o ano lectivo.
® 4 Novembro
® 1º Período
® Durante todo o ano lectivo
® Final do 1º Período
® 14 Março
® 7, 8, 9 e 10 Abril
® Maio
® 3º Período
→ Durante todo o ano, quatro horas por semana |