ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS DA
PAMPILHOSA DO BOTÃO
ANO LECTIVO 2002/2003 |
Objectivos gerais -
Promover a integração responsável dos alunos na
comunidade educativa; -
Desenvolver atitudes positivas perante universos sociais e culturais
diferenciados; -
Fomentar o gosto pela matemática; -
Promover a formação integrada do aluno; -
Promover o sentido de autonomia e de responsabilidade; -
Criar condições de sucesso escolar e educativo aos alunos; -
Dar intencionalidade cultural a todo o trabalho desenvolvido na escola; -
Estimular a criatividade. |
PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES DO NÚCLEO DE ESTÁGIO DE MATEMÁTICA – 2002/2003
NOTA IMPORTANTE: As planificações detalhadas devem ser entregues pelas estagiárias, à orientadora pedagógica, ou à coordenadora de departamento, com duas semanas de antecedência.
Titulo Actividades |
Objectivos |
Descrição |
Calendarização |
Público Alvo |
Observações |
Olimpíadas da Matemática |
* Motivar os alunos para a Matemática. * Desenvolver a capacidade de raciocínio. * Sensibilizar os alunos para a participação em actividades extra-curriculares. |
Concurso de resolução de problemas de
Matemática. |
Novembro 2002 |
Alunos inscritos |
* Colaboração com o departamento, na
correcção e vigilância das provas. |
Página da Matemática Inserida no jornal da escola |
* Divulgar a Matemática e incentivar o gosto pela disciplina. |
Uma página no jornal da escola inteiramente dedicada à Matemática. Terá um pouco de História, Cartoons, Jogos e divulgação de endereços electrónicos. |
Ao longo do ano. |
Todos os alunos |
|
Titulo Actividades |
Objectivos |
Descrição |
Calendarização |
Público Alvo |
Observações |
Página da Internet |
* Dar a conhecer as actividades do núcleo. * Promover o intercâmbio entre os vários núcleos de estágio. |
Página destinada à divulgação de todas as actividades realizadas pelo núcleo de estágio. |
Ao longo do ano lectivo. |
|
|
Clube da
Matemática |
* Motivar os alunos para a Matemática. * Desenvolver a
capacidade de raciocínio. * Sensibilizar os alunos a participarem em actividades extra-curriculares. * Promover o convívio entre professores e alunos. * Oferecer, aos alunos, a oportunidade de ocupar os tempos livres de forma educativa e estimulante. |
* Dinamização de actividades lúdicas. * Realização de actividades
relacionadas com os conteúdos leccionados na disciplina. * Realização de trabalhos de campo. * Produção de painéis e jogos. * Utilização de software educativo. * Apoio individual a alunos com dúvidas. |
Ao longo do ano (a iniciar em Dezembro). Horário: 2ª Feira das 12:00 às 14:30. |
Alunos inscritos e restante comunidade escolar. |
|
Titulo Actividades |
Objectivos |
Descrição |
Calendarização |
Público Alvo |
Observações |
“O
Enigma” |
* Motivar os alunos para a Matemática. * Desenvolver a capacidade de raciocínio. * Sensibilizar os alunos a participarem em actividades extra curriculares. |
* Elaboração do regulamento da actividade. * Promoção da actividade. * Descrição: Um enigma por mês, sendo proposta a resolução de problemas, enigmas e charadas. |
Todos os alunos |
Um enigma por mês a afixar na biblioteca. |
|
“Jogo do 24 ” |
* Motivar os alunos para a Matemática. * Desenvolver o cálculo mental. * Aumentar a capacidade de fazer estimativas. * Criar o hábito de relacionar os números entre si. * Compreender a Matemática como actividade lúdica. * Sensibilizar os alunos a participarem em actividades extra curriculares. * Promover o convívio entre professores e alunos. |
* Concurso de cartas, abordando temas da disciplina. * Será feito o acompanhamento do grupo seleccionado ao local onde se irá realizar a final. |
No decorrer do 2º período. |
Todos os alunos |
* Colaboração como departamento. |
Titulo Actividades |
Objectivos |
Descrição |
Calendarização |
Público Alvo |
Observações |
Dia do Pi |
* Dar a conhecer a importância deste número na Matemática e na vida real. * Promover o convívio entre professores e alunos. |
* Exposições alusivas ao número pi, realizadas
por professores e alunos, no clube da Matemática. * Projecção de filmes. |
14 Março |
Todos os alunos |
|
Semana da Matemática |
* Motivar os alunos para a Matemática. * Desenvolver a capacidade de raciocínio. * Sensibilizar os alunos a participarem em actividades extra-curriculares. * Promover o convívio entre professores e alunos. |
* Concurso “Quem quer ser Matemático”. * Exposição de trabalhos realizados pelos alunos no clube da Matemática, e nas aulas. * Realização de jogos utilizando software educativo. * Realização de uma conferência, para os alunos, sobre um tema a definir. * Peddy- Paper. |
Toda a comunidade escolar. |
* Professor catedrático a contactar, para a
realização da conferência. |
|
Titulo Actividades |
Objectivos |
Descrição |
Calendarização |
Público Alvo |
Observações |
Visita de estudo |
* Possibilitar o contacto e a familiarização dos jovens
com o espaço interactivo da Ciência e Tecnologia. * Promover o convívio entre professores e alunos. |
Visita de estudo a um local a definir. |
Alunos do 7º Ano. |
* O local será escolhido mediante a sua
articulação com os conteúdos programáticos. |
|
Palestras e Acções de
Formação |
* Complementar e actualizar os conhecimentos científicos e
pedagógicos das estagiárias. |
* Sempre que possível, as estagiárias irão
assistir a palestras e acções de formação sobre
Matemática e novas áreas curriculares. |
|
|