O Regulamento dos
EstágiosPedagógicos diz que "a avaliação deve
encarar-se como umprocesso contínuo de reflexão, análise
e discussão da actividade individual e de grupo, no sentido de superar
erroscometidos, vencer dificuldades e ajustar o ritmo de trabalho" e que "a avaliação terá
em conta a conjugação de diversosparâmetros cujas expressões
parcelares conduzirão a uma única apreciação
global."
A avaliação
é assim incontornavelmente complexa, pelo que este documento pretende
proceder a uma uniformização mínima da avaliação
dos estagiários que proporcione aos orientadores e estagiários
tanto uma linha orientadora do seu trabalho como alguma flexibilidade que
não iniba as iniciativas necessárias numa tarefa tãocomplexa.
Este documento divide-se em duas partes:
1. Perfis de desempenho a observar pelo orientador
científico.
2. Perfis de desempenho a observar peloorientador
pedagógico.
1. Orientador Científico
O trabalho e observação do orientador
científico incidemessencialmente sobre quatro aspectos:
a) Sessões
de exposição oral
b) Textos das sessões
de exposição
c) Aulas assistidas
d) Actividades de
dinamização da escola
Os perfis de desempenho incidirão assim
sobre estes quatro aspectos:
Sessões de exposição oral:
Insuficiente |
Revela confusão com os conceitos científicosenvolvidos |
12 |
Revela hesitações com os conceitos
científicos envolvidos |
14 |
Exposição escorreita mas semcapacidade
de sair do previamente preparado |
16 |
Exposição clara com capacidade
de sair do previamente preparado |
18 |
Exposição muito clara e com capacidade
de discussão segura e correcta sobre temas relacionados |
Outros critérios para atribuir pontuações
intermédias: capacidade de corrigir erros e insuficiências nos
planos apresentados, à vontade na pesquisa bibliográfica.
Textos para as sessões de exposição:
Insuficiente |
Textos de difícil leitura e compreensão
e comincorrecções |
12 |
Textos com algumasincorrecções
e pouco claros |
14 |
Textos correctos mas com pouca clareza |
16 |
Textos totalmente correctos |
18 |
Textos muito claros e bem escritos |
Estes textos poderão também incluir
asversões de trabalho, de acordo com as indicações dos
orientadores.
Outros critérios para atribuir pontuações
intermédias: capacidade de corrigir erros e insuficiências em
anteriores versões, à vontade na pesquisa bibliográfica.
Aulas assistidas:
Insuficiente |
Aulas com abundantes erros e pouca clareza |
12 |
Aulas com alguns deslizes científicos
e pouca clareza |
14 |
Aulas com raros deslizes científicos e
alguma clareza |
16 |
Aulas sem deslizes científicos e claras |
18 |
Aulas claras, rigorosas e imaginativas |
Outros critérios para atribuir pontuaçõesintermédias:
capacidade de responder a questões dos alunos, planos bem elaborados,
exemplos bem escolhidos.
Actividades de dinamização da
escola:
Insuficiente |
Poucas ou nenhumas actividades |
12 |
Actividades com pouco impacto e com insuficiências
científicas |
14 |
Actividades com pouco impacto ou com insuficiências
científicas |
16 |
Actividades interessantes e sem insuficiências
científicas |
18 |
Actividades interessantes, motivadoras, correctas
e imaginativas |
Outros critérios para atribuir pontuações
intermédias: capacidade de lidar com questões tradicionalmente
difíceis, materiais bem elaborados, exemplos com impacto.
Nota final do orientador científico:
A nota final do orientador científico écalculada
como a média pesada dos aspectos atrás considerados, arredondada
às unidades, em que os pesos são os seguintes:
a) Sessões
de exposição oral
- 4
b) Textos das
sessões de exposição
- 4
c) Aulas assistidas
- 2
d) Actividades
de dinamização da escola
- 1
2. OrientadorPedagógico
O trabalho e observação do orientador
pedagógico incidem essencialmente sobre nove aspectos:
a) Conhecimento
doconteúdo
b) Conhecimento
do currículo
c) Conhecimento
dos alunos
d) Preparação
das aulas
e) Organização
e condução das aulas
f) Avaliação
das aulas
g) Avaliação
das aprendizagens dos alunos
h) Participação
na vida da escola
i) Desenvolvimento
profissional
Os perfis de desempenho incidirão assim
sobre estes nove aspectos:
Conhecimento do conteúdo:
Insuficiente |
Conhecimento deficiente dos conceitos básicos
eprocedimentos específicos da Matemática, revelando falta
decapacidade para responder a dúvidas ou questões dos alunos. |
12 |
Conhecimento nem sempre seguro dos conceitos
e técnicas matemáticasconstantes dos programas dos anos de
escolaridade leccionados. |
14 |
Conhecimento seguro dos conceitos e técnicas
matemáticas constantesdos programas dos anos de escolaridade leccionados. |
16 |
Além do anterior, capacidade de relacionamento
de conceitos de diferentesáreas. |
18 |
Além do anterior,conhecimento da sua história. |
Outros critérios para atribuir pontuações
intermédias: capacidade de responder a questões dos alunos
com segurança, capacidade de pesquisar temas menos comuns.
Conhecimento do currículo:
Insuficiente |
O livro de texto é usado como base exclusiva
para oensino |
12 |
Conhecimento dasorientações programáticas
principais dos programas dos anos de escolaridade leccionados, no que diz
respeito a finalidades, objectivos gerais e específicos, metodologias,
materiais, conhecimentos matemáticos eavaliação. |
14 |
Alémdo anterior, compreensão e
capacidade de articulação dos diversoscomponentes dos programas |
16 |
Além do anterior, capacidade deidentificação
dos conhecimentos matemáticos, capacidades eatitudes centrais dos
programas. |
18 |
Além do anterior, conhecimento de situações
extracurriculares e de outras disciplinas que se relacionemdirectamente
com os temas do programa de Matemática. |
Outros critérios para atribuirpontuações
intermédias: capacidade de responder a questões dos alunos
com segurança, capacidade de pesquisar temas menos comuns.
Conhecimento dos alunos:
Insuficiente |
Reduzida consideração dos alunos
no processo deensino/aprendizagem, actuando independentemente da turma |
12 |
Conhecimento do percurso escolar dos alunos,
em especial, a Matemática; conhecimento das principais lacunas dos
alunos relativas aoconhecimento matemático e alguma preocupação
em as fazersuperar |
14 |
Além do anterior, compreensão das
razões para a utilização dediversas estratégias
de ensino de acordo com os objectivos e tendo emconta as idades, as capacidades
e as necessidades dos alunos. |
16 |
Além doanterior, preocupação
em adaptar o ensino aos diferentes alunos,prevendo distintos processos
de aprendizagem e disponibilidade paraacompanhar e auxiliar os alunos em
situação extra-aula. |
18 |
Além doanterior, sensibilidade e disponibilidade
para acompanhar e auxiliarsistematicamente os alunos em situação
extra-aula. |
Outros critérios para atribuir pontuações
intermédias: capacidade de responder a questões dos alunos
com convicção e persuasão, capacidade de envolvimento
numa sala de estudo e actividades afins.
Preparação das aulas:
Insuficiente |
Ausência de preparação das
aulas e/oupreparação não cuidada ou inconsciente,
não revelandopreocupação com os objectivos, os resultados
da aprendizagem dos alunos e as suas necessidades. Notória utilização
de um método de ensino em particular, o qual nem sempre é
apropriado para os objectivos e necessidades dos alunos |
12 |
Capacidade de elaborar planos de aula coerentes
tendo em conta as orientações curriculares gerais, as necessidades
dos alunos, e articuladas com aulas anteriores e posteriores. |
14 |
Além doanterior, adaptação
e selecção de tarefas relevantes para a aprendizagem dos
alunos, selecção, adaptação e elaboração
de materiais e recursos adequados, incluindo as novas tecnologias. |
16 |
Além do anterior, concepção,
adaptação e selecção de tarefas estimulantes
e relevantes parao progresso dos alunos. |
18 |
Além do anterior, preparação
cuidadosa de formas de trabalho diversificadas e consistentes com os objectivos,
incluindo momentos de trabalho com toda a turma, em grupos, em díades
e trabalho individual. |
Outros critérios para atribuir pontuações
intermédias: definiçãoadequada dos objectivos e previsão
de estratégias que permitam a suaconsecução, capacidade
de envolvimento numa sala de estudo eactividades afins, previsão eficiente
dos diversos momentos da aula, em particular, do início efinal, e
da gestão do tempo, previsão de formas de avaliação
dograu de consecução dos objectivos da aula, preparação
de formas de trabalho diversificadas e consistentes com os objectivos, incluindo
momentos de trabalho com toda a turma, em grupos, em díades e trabalho
individual.
Organização e condução
das aulas:
Insuficiente |
Condução de aulas desorganizadas,
com reduzidaantecipação de problemas e falta de consistência
nas acções desenvolvidas para obter comportamento adequado
da turma e condições para a aprendizagem. Incapacidade de
comunicar de uma forma eficiente. Realização de aulas aborrecidas,
monótonas, caracterizadas por falta de imaginação,
vigor e rigor. |
12 |
Capacidade de criar e manter um ambiente de trabalho
adequado na sala deaula. Capacidade de estabelecer e manter regras e rotinas
justas e apropriadaspara os alunos. |
14 |
Além do anterior, capacidade de levar
à prática as formas de trabalho previstas e utilização
de recursos e materiais seleccionados, preocupação com a
gestão do tempo. |
16 |
Além do anterior, Capacidade de levar
à prática as formas de trabalho diversificadas, incluindo
momentos colectivos de trabalho com toda a turma,em grupos, em díades
e trabalho individual. Capacidade de utilização eficaz
de materiais e recursos previstos, em particular, as novas tecnologias. |
18 |
Além do anterior, capacidadede fazer inflexões
relativamente ao plano previsto sempre que o desenvolvimento da aula o
justifique. |
Outros critérios para atribuir pontuações
intermédias: capacidade de organizar a sala de aula de forma adequada,estabelecendo
as condições físicas adequadas para o trabalho adesenvolver.
Avaliação das aulas:
Insuficiente |
Avaliação não focalizada
nos aspectos essenciais enão revelando reflexão sobre a prática
nem vontade de incorporarsugestões de outros colegas e orientador |
12 |
Capacidade para descrever as aulas em termos
de tarefas propostas, daestratégia usada, do ambiente de aprendizagem,
do papel dos alunos e do professor |
14 |
Além do anterior, capacidade de análise
crítica do grau deconsecução dos objectivos pretendidos
com identificação dos factores de (in)sucesso das aulas |
16 |
Além do anterior, capacidade de análise
crítica do grau de consecução dos objectivos pretendidos
emfunção da avaliação da aprendizagem dos alunos
e do desenvolvimento das suas capacidades eatitudes. |
18 |
Além do anterior,identificação
adequada dos factores de (in)sucesso das aulas e sugestão e discussão
de alternativas pertinentes para a sua melhoria |
Outros critérios para atribuir pontuações
intermédias: identificação de factores de(in)sucesso
das aulas e sugestão de alternativas para a sua melhoria, compreensão
da necessidade de reflexão sobre a prática lectiva e disposição
para aceitar sugestões de colegas e orientador.
Avaliação das aprendizagens dos
alunos:
Insuficiente |
Reduzida preocupação com a avaliação
eficiente doprogresso dos alunos. Registo das aprendizagens/ou ‘feedback’aos
alunos inconsciente |
12 |
Compreensão da necessidade de avaliação
do desenvolvimento dos alunosrelativamente a conhecimentos, capacidades
e atitudes no que respeita àMatemática |
14 |
Além do anterior, compreensão da
necessidade de utilizaçãode várias estratégias
de avaliação e capacidade de as usar de modo consistente,
contemplando conhecimentos, capacidades e atitudes no querespeita à
Matemática. |
16 |
Além do anterior, preocupação
emenvolver os alunos na avaliação do seu desenvolvimento
relativo ao comportamento na sala de aula e aoconhecimento, às capacidades
e às atitudes em relação àMatemática. |
18 |
Além do anterior, capacidade de comunicar
aos alunos de forma conveniente osresultados da avaliação,
proporcionando ‘feedback’válido para a aprendizagem futura |
Outros critérios para atribuir pontuações
intermédias: definiçãoprévia de critérios
de avaliação, sua apresentação aosalunos e respeito
pelos compromissos assumidos, elaboração eutilização
de instrumentos de avaliação adequados que permitam o registo
do progresso de cada aluno,incluindo a auto-avaliação, capacidade
de envolver os alunos naavaliação do seu desenvolvimento relativo
ao comportamento na sala deaula e ao conhecimento, às capacidades
e às atitudes em relação à Matemática.
Participação na vida da escola:
Insuficiente |
Isolamento relativamente à vida da escola,
com ausênciade participação nas actividades onde poderia
colaborar. Desconhecimento ou alheamento das regras de funcionamento da
escola |
12 |
Compreensão da escola como instituição
e do lugar e funçãoque esta tem na comunidade |
14 |
Além doanterior, compreensão do
papel das actividades extra-lectivas na dinamização da vida
daescola e no envolvimento dos alunos na aprendizagem. |
16 |
Além do anterior, disposição
e capacidade de colaborar napreparação e realização
de actividades extra-lectivas pertinentes que favoreçam o desenvolvimento
nos alunos de capacidades eatitudes positivas em relação
à escola e, em especial, à Matemática. |
18 |
Além do anterior, disposição
e capacidade de propor ecolaborar na preparação e realização
de actividades extra-lectivas que contribuam para a formação
dos colegas da escola |
Outros critérios para atribuir pontuaçõesintermédias:
grau de envolvimento, imaginação e capacidade de trabalho com
os colegas e outras entidades da escola oufora da escola.
Desenvolvimento profissional:
Insuficiente |
Falta de relações de trabalho com
os profissionais maispróximos, em particular, com o núcleo
de estágio e com os colegasde grupo de Matemática da escola.
Indisponibilidade para procurar e aceitar ajuda. Falta de empenhamento |
12 |
Consciênciadas suas próprias responsabilidades
como professor, assumindo-se como um profissional autónomo e empenhado |
14 |
Além do anterior,preocupação
em conhecer e estabelecer contacto com recursos humanos e materiais importantes
para a profissão de professor. |
16 |
Além do anterior,Preocupação
e capacidade em reflectir sobre a prática profissional, identificando
problemas e definindo estratégias para a sua superação. |
18 |
Além do anterior, disposição
e capacidade parareflectir sobre a prática profissional, para definir
problemas e questões a investigar edesenvolver projectos individuais
ou colectivos de intervenção sobre esses problemas |
Outros critérios para atribuir pontuações
intermédias: Disposição ecapacidade para trabalhar em
grupo, para discutir com outros professoressobre questões profissionais,
para procurar e aceitar ajuda, para cooperar,conhecimento das ideias fundamentais
relativas à realização de um projecto educativo.
Nota final do orientador pedagógico:
A nota final do orientador científico écalculada
como a média pesada dos aspectos atrás considerados,arredondada
às unidades, em que os pesos são os seguintes:
a) Conhecimento
do conteúdo
-
2
b) Conhecimento
do currículo
- 2
c) Conhecimento
dos alunos
- 1
d) Preparação
das aulas
- 1
e) Organização
e condução das aulas
- 3
f) Avaliação
das aulas
- 1
g) Avaliação
das aprendizagens dos alunos - 1
h) Participação
na vida da escola
- 1
i) Desenvolvimento
profissional
- 1