Escola Secundária Quinta das Flores

 Coimbra

 

Actividades Propostas para 2002 / 2003

 

Núcleo de Estágio de Matemática

 

 

 

Dinamização e Participação no Projecto “Salta Barreiras”

 

O “Salta Barreiras” é um projecto, apoiado pelos professores de Matemática, que tem por base um espaço à disposição dos alunos, que pretendem esclarecer dúvidas ou desenvolver actividades que permitam consolidar os conhecimentos matemáticos.

Participação do Núcleo de Estágio:

-       Cada Estagiária disponibiliza pelo menos 4 horas semanais para apoio a alunos, para além de horas específicas destinadas à respectiva turma ou à turma do Orientador;

-       Elaboração de alguns materiais para uso neste espaço (fichas orientadas, modelos geométricos, entre outros);

-       Participação em acções de divulgação do “Projecto Salta Barreiras”;

-       Outros eventos.

 

Calendarização:

Ao longo de todo o ano lectivo.

 

Divulgação e Cedência de Software Didáctico

 

            Sessão de divulgação e cedência de software didáctico para calculadoras gráficas, com o objectivo de sensibilizar os alunos para a utilização de diversos programas na disciplina de Matemática.

 

Calendarização:

24 de Outubro de 2002

 

Olimpíadas Portuguesas de Matemática

 

Organização das Olimpíadas Portuguesas de Matemática (divulgação, inscrições, vigilância e correcção das provas).

Os objectivos subjacentes à participação dos alunos, em tal evento, prendem-se com a necessidade de despertar os discentes para o gosto da Matemática e, melhorar a imagem da disciplina face à comunidade escolar.

 

Calendarização:

De acordo com a calendarização da S.P.M.

 

“Mural da Matemática”

 

O “Mural da Matemática” é um jornal mural tendo como principal objectivo a divulgação da Matemática e a sua correlação com as outras Ciências e de uma maneira geral com o quotidiano. Tem por base envolver os alunos em actividades extracurriculares e desenvolver perspectivas de interdisciplinaridade. Assim, trata-se de um jornal dinâmico cujos conteúdos passam por:

-       História da Matemática;

-       passatempos, desafios e problemas, destinados quer aos alunos, quer à restante comunidade escolar;

-       coluna dedicada aos “500 Anos do Nascimento de Pedro Nunes”;

-       notícias;

-       curiosidades;

-       divulgação de actividades várias;

 

A envolvência, de todos os agentes educativos e dos discentes, visa a correlação e interacção de saberes e de diversas experiências.

 

Calendarização:

Ao longo de todo o ano lectivo.

 

Acção de Formação para Professores

 

Conteúdos:

Utilização de sensores (CBL e CBR);

Utilização de diverso Software destinado ao ensino da Matemática e da Física,

no âmbito do Departamento Curricular de Ciência e Tecnologia.

 

Objectivos:

Dotar os participantes de conhecimentos vários que lhes permitam utilizar eficazmente a tecnologia como suporte do processo ensino-aprendizagem.

 

Calendarização:

2º período.

 

Comemoração do “Dia do

           

            Para a comemoração do “Dia do ”, o Núcleo de Estágio fará uma apresentação em PowerPoint, nas turmas do 10º Ano. Será, também, dinamizada uma actividade prática.

Objectivos:

Divulgar um pouco a “História da Matemática”, em particular, os números irracionais    “Número ”.

 

Calendarização:

14 de Março de 2003

 

 

 

 

Dia do Laboratório de Matemática

           

            Exposição dinâmica usando os materiais existentes no Laboratório de Matemática da Escola, local onde os visitantes terão oportunidade de conhecer e experimentar o material existente através da realização de múltiplas actividades.

 

Calendarização:

2º ou 3º Períodos.

 

Comemoração dos 500 Anos do Nascimento de Pedro Nunes

           

-       Coluna no jornal “Mural da Matemática” dedicada a Pedro Nunes;

-       “Aula Aberta” proferida pelo Prof. Doutor Jaime Carvalho e Silva;

-       Distribuição de uma pequena brochura sobre Pedro Nunes na Escola e no espaço envolvente. (como curiosidade, a rua onde se situa a nossa Escola é a rua Pedro Nunes);

-       Sessões de Observação Astronómica realizadas num planetário requisitado para a Escola (enquadrado num projecto Ciência Viva).

 

Os objectivos destas acções pretendem sensibilizar, não só a comunidade escolar como também, o cidadão comum para o conhecimento de uma personalidade marcante no Mundo da Ciência. Para além, de despertar o gosto pelas diversas Ciências.

 

Calendarização:

Janeiro de 2003.

 

Exposição “Matemática e Tecnologia”

 

            Esta exposição contará com trabalhos desenvolvidos no âmbito do tema proposto pela A.P.M. - Matemática e Tecnologia.

A exposição pretende mostrar, à comunidade escolar, os trabalhos elaborados pelos alunos dinamizando o espaço / Escola.

 

Calendarização:

2º ou 3º períodos.

 

Intercâmbio FM 2003

 

            Trata-se de um intercâmbio a decorrer entre os Núcleos de Estágio da Escola Secundária Quinta das Flores de Coimbra e a Escola EB 2 3 da Mealhada. Esta iniciativa passa por um grupo de discussão na Internet, através da qual são trocadas opiniões e, enviados relatórios semanais, dando a conhecer as actividades desenvolvidas, bem como, recursos materias de utilidade comum.

 

Calendarização:

Ao longo de todo o ano lectivo.

 

 

 

Criação de um Site na Internet

 

            Este Site conterá diversas informações relativas às actividades do Núcleo de Estágio, projecto “Salta Barreiras On-Line” e acontecimentos relevantes realizados na Escola.

            O objectivo da criação deste site é integrar as actividades do Núcleo de Estágio de Matemática numa filosofia de Escola dinâmica, aberta ao exterior.

 

Calendarização:

            Ao longo de todo o ano lectivo, sofrendo alterações sempre que necessário.

 

Exposição “Simetria – Jogos de Espelhos”

 

Exposição requisitada, pelo Núcleo de Estágio de Matemática, ao “Atractor” para a Escola, onde os visitantes serão sensibilizados para a temática em questão. Tal objectivo será concretizado através de visitas, orientadas por monitoras (Núcleo de Estágio), abertas a alunos e professores deste estabelecimento de ensino e de outras Escolas.

As perspectivas de adesão e êxito prendem-se com o aspecto lúdico no ensino e as características interactivas da amostragem. As inscrições decorrerão em data a divulgar.

 

Calendarização:

31 de Março a 11 de Abril de 2003.