Actividades |
Objectivos |
Público
alvo |
Data
prevista |
Breve
descrição |
Semana
da Matemática ' Torneio de
xadrez; ' Concurso
“Neurónio Matemático”; ' Mat- paper ; ' Jogos
educativos; ' Projecções
de vídeos; ' Exposições: · de trabalhos efectuados pelos alunos; · do baú do 2ºciclo; · sobre a Astronomia; |
Relacionar a matemática com a Natureza, as Profissões
e o Desporto;
Aprender conceitos matemáticos de uma forma
divertida;
Desenvolver o raciocínio lógico;
Proporcionar momentos de convívio e diversão
aos alunos;
Aprofundar a cultura geral dos alunos |
Toda a comunidade
escolar |
De 10 a 14 de
Março |
A
maioria dos indivíduos considera a Matemática uma ciência
sem interesse e com poucas aplicações na vida quotidiana. No
entanto existe uma relação muito profunda entre a
Matemática e a vida de todos os dias. Quando
analisamos um mapa, consultamos um gráfico ou desenhamos a planta de
uma casas estamos a fazer uma série de operações
matemáticas sem nos darmos conta. No
decorrer desta semana pretende-se, com o apoio de professores de outros
ramos, chamar a atenção de toda a comunidade escolar para a
importância da Matemática na vida quotidiana, colocando a
disposição dos alunos as mais diversas actividades em que estes
possam interiorizar alguns conceitos matemáticos de uma forma
divertida. Apresentando
a Matemática desta forma, mais atractiva, pretende-se desmistificar a
ideia que alguns indivíduos têm de que “A
Matemática só serve para fazer cálculos”, “A
Matemática é chata”, “A Matemática é
monótona” e que a vem perseguindo como uma sombra ao longo dos
tempos. |
Clube
da Matemática ' O Cantinho do
Xadrez; ' Jogos
Educativos; ' Esclarecimento
de dúvidas; ' Boletim informativo
de Matemática “BiMat”; |
Aprender a jogar Xadrez;
Desenvolver capacidades de raciocínio
lógico através de jogos lógicos, charadas e
quebra-cabeças;
Divulgar curiosidades matemáticas;
Promover a matemática perante os alunos
através de humor, curiosidades, poesias e exemplos de
aplicações da matemática na vida real;
Aperfeiçoar capacidades de saber procurar
informação;
Divulgar a História da Matemática de forma
simples e acessível ao público estudantil; |
Alunos do Clube da
Matemática e Comunidade Escolar |
Ao longo do ano
lectivo 2002/2003 |
O
Clube da Matemática realiza-se semanalmente à sexta-feira das
14 horas e 45 minutos até às 17 horas e 10 minutos e é um
espaço que proporciona aos alunos a realização de
actividades matemáticas de natureza eminentemente lúdica e
pedagógica. No Clube da Matemática, os
alunos podem desfrutar das várias actividades que o constituem e
realizá-las de acordo com as suas preferências. Neste clube os
alunos têm possibilidade de pesquisar, recolher, seleccionar, ler e dar
a conhecer à Comunidade Escolar, através do boletim
informativo, informação variada (curiosidades da
Matemática História da Matemática, jogos
matemáticos aplicações da Matemática na vida real
…). |
Visita de estudo ao Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra. |
Constituir uma fonte de cultura para quem a efectua;
Despertar nos alunos o interesse e a curiosidade pela
Matemática;;
Travar conhecimento com o ensino superior, com as novas
tecnologias e com o que de mais avançado se faz no campo da
Matemática em Portugal; |
Alunos do Clube da Matemática |
Dia 17 de Dezembro |
Começa-se com um passeio geral pelo edifício, orientado pelo professor catedrático Doutor Jaime Carvalho e Silva com visita das salas mais importantes; seguir-se-á uma visita à biblioteca do Departamento, que é por sinal a maior biblioteca Matemática do país, guiada pela funcionária responsável D. Maria José; de seguida os alunos serão conduzidos pela Professora Lucília Rodrigues (responsável pala área de informática) às salas de computadores; a visita termina com a recepção aos alunos pelo Presidente do Conselho do Departamento de Matemática, o Professor Catedrático Doutor José Vitória na sala de reuniões do Conselho do Departamento. |
Visita
de estudo ao Pavilhão do Conhecimento. |
Usufruir de experiência única e muitas vezes
inesquecível;
Aprender de forma divertida e pedagógica;;
Encontrar explicações;
Descobrir o prazer de compreender a ciência de uma
forma viva;
Desenvolver capacidades e/ou intuições,
sobre os quais poderão vir a assentar conhecimentos futuros;
Proporcionar aos alunos momentos enriquecedores e
intensos;
Ajudar a consolidar a autonomia de cada um são
também objectivos desta visita. |
Alunos do
sétimo ano de escolaridade |
Dia 26 de Fevereiro |
Visitar-se-ão
três exposições, cujos nomes são:
“Matemática Viva”, “O cabelo descodifica-se” e
“O factor humano - Ergonomia“. O principal interesse desta visita
é explorar a exposição “Matemática
Viva”em que os alunos terão a oportunidade de travar conhecimento
com outras realidades a nível científico. Estando ainda a três meses de
distância desta visita, não poderemos de momento adiantar mais
pormenores. |
Ida ao
Teatro “A terra plana” |
Apreender conceitos matemáticos de uma forma leve
e divertida;
Proporcionar
um momento de descontracção e diversão;
Dar ao aluno alguma ideia do evoluir dos conceitos matemáticos
ao longo dos tempos; |
Alunos do Clube da
Matemática |
Dia 20 de Maio |
Os
alunos terão oportunidade de ir ao teatro em Coimbra, ver uma
peça encenada pelo Grupo Camaleão. |
Palestra
de Astronomia |
Relacionar a matemática com a ciência em
geral;
Incentivar os alunos para o estudo da ciência; |
Alunos do
sétimo ano de escolaridade |
Fins do 2º
Período |
A palestra de Astronomia será
dinamizada pelo professor Doutor Eduardo Marques de Sá da Faculdade de
Ciências da Universidade de Coimbra e incidirá essencialmente
sobre curiosidades e desafios enfrentados pelo Homem aquando ao estudo do
Universo |
Sala de
Estudo Aberta |
Contribuir para a evolução no
aproveitamento escolar dos alunos que a frequentam;
Despertar os alunos para as vantagens de estudar em grupo
e/ou individualmente; |
Alunos dos 2º e 3º
ciclos |
Ao longo do ano lectivo
2002/2003 |
Nas salas de estudo abertas, os alunos
têm oportunidade de fazer os trabalhos de casa, tirar dúvidas, realizar
trabalhos individuais e em grupo, fazer jogos educativos, fazer concursos, etc.…
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