Núcleo de Estágio de Tondela

Ano Lectivo 2002/2003

Plano de Actividades

 

 

Constituição do Núcleo:

 

 

Orientador:  Luís Jorge Carmelo dos Santos e Silva

 

 

Estagiárias:  Rute Patrícia de Matos Cardoso

                        Gorete Adelaide Ferreira Gomes

                        Maria Conceição Ferreira da Silva

 

 

Horário:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tempos lectivos

2ª feira

Sala

3ª feira

Sala

4ª feira

Sala

5ª feira

Sala

6ª feira

Início

Termo

8:35
8:45

9:25
9:30

11B (A)

D6

9A

B11

 

 

11B

C9

 

9:35
9:30

10:25
10:15

 

 

11B

F6

Seminário

 

11B

C9

 

10:40
10:50

11:30
11:35

11B (B)

D6

Seminário

 

Seminário

 

Seminário

 

 

11:40
11:35

12:30
12:20

Seminário

 

Seminário

 

Seminário

 

8A

F7

 

12:35
12:35

13:25
13:20

 

 

 

 

 

 

 

 

 

13:35
13:45

14:25
14:30

9A

B11

7B

B9

 

 

7B

B9

 

14:35
14:30

15:25
15:15

9A

B11

7B

B9

 

 

7B

B9

 

15:35
15:45

16:25
16:30

8A

F7

8A

F7

 

 

 

 

 

16:35
16:30

17:25
17:15

8A

F7

 

 

 

 

9A

B11

 

 

 

 

    Orientador:         Luís Carmelo       11 B

Estagiárias:

Rute Cardoso         7 B

Gorete Gomes        8 A

Conceição Silva     9 A

 

 

 

 

 

 

 

Funcionamento do Núcleo:

 

·      As estagiárias assistirão a todas as aulas do orientador.

 

·      As estagiárias assistirão a todas as aulas umas das outras, participando activamente nelas.

 

 

Nas Olimpíadas da Matemática vigiarão e corrigirão algumas das provas.

 

 

Actividades Previstas:

 

 

O orientador pedagógico irá assistir:

 

Ø    No 1º período: no 7º ano a 2 blocos de 90 minutos, no 8º ano a 3 aulas e no 9º ano a 3 aulas.

 

Ø    No 2º período: no 7º ano a 4 blocos de 90 minutos, no 8º ano a 6 aulas e no 9º ano a 6 aulas.

 

Ø    No 3º período: no 7º ano a 2 blocos de 90 minutos, no 8º ano a 3 aulas e no 9º ano a 3 aulas.

 

 

As regências serão feitas no 2º período.

 

 

 

Cada estagiária fará um postal de Natal destinado ao ano que lecciona. Os postais terão um problema escrito que os alunos deverão resolver nas férias de Natal.

 

          As estagiárias divulgarão nas suas turmas (7º ano, 8º ano e 9ºano) e nas turmas do 3º ciclo dos outros colegas a organização do campeonato inter-turmas do “Jogo do 24” Avançado, que decorre no segundo período.

            Este jogo é constituído por cartas que têm duas faces, cada uma com diferentes combinações de quatro algarismos.

Nos cantos encontra-se o valor da carta e existem cinco tipos de cartas.

            O objectivo do jogo é ganhar o máximo de pontos por ser o primeiro a chegar ao resultado 24, utilizando os quatro algarismos da carta.

À volta de uma mesa colocam-se quatro jogadores, havendo uma quinta pessoa que será o coordenador da mesa.

O coordenador é quem coloca as cartas em jogo e contabiliza os pontos dos jogadores.

Devem-se utilizar todos os quatro algarismos mas cada um apenas uma vez, podendo-se somar, subtrair, multiplicar e dividir.

Ganha a carta em jogo o jogador que primeiro toque na carta e consiga rapidamente dar a solução correcta.

O vencedor é aquele que tiver somado o maior número de pontos.

 

 

O projecto consiste na construção de um globo terrestre, um relógio de sol, um transferidor, um quadrante e um nocturlábio.

Esta actividade será utilizada como estímulo à observação por parte de Professores e alunos do 3º ciclo.

 

A construção e a utilização destes instrumentos são um estímulo para a observação do mundo que nos rodeia. Os instrumentos enumerados irão servir para a realização de actividades experimentais ao nível do ensino básico (nomeadamente, a determinação da Latitude e Longitude de um determinado lugar).

O projecto será realizado conjuntamente com o Núcleo de estágio de Física.