ESCOLA SECUNDÁRIA DE AVELAR BROTERO
Estágio em Matemática
Componente pedagógica
Plano de Actividades
2003/2004
Grupo de Estágio
Ana Cristina Marques
Ricardo Cardoso
Sílvia Oliveira
Orientador Pedagógico
Jorge Pato Briosa
1. Introdução
As concepções sobre o ensino à entrada da profissão professor assentam numa realidade vivida por nós enquanto alunos. Da confrontação entre o ensinar e o aprender, chegámos a um exercício de reflexão profunda sobre as práticas educativas que garantam um ensino actualizado e de qualidade onde cada aluno se possa revelar.
Vamos iniciar essa nossa prática convictos do muito que temos que apreender ao longo da nossa vida profissional. Esse é o desafio que agora encetamos na vida moderna onde as realidades sensíveis mudam com grande rapidez e a informação e formação terão que ser permanentemente actualizadas para dar resposta às necessidades do mundo actual.
Neste contexto partimos para a aquisição de ferramentas educativas que nos proporcionem a autonomia profissional e a realização pessoal.
2. Objectivos
De modo a enquadrar as intenções descritas anteriormente e dar resposta ao ponto 1. dos objectivos estabelecidos pelo Regulamento de Estágios, formularemos um conjunto de objectivos que orientarão a nossa acção ao longo do estágio.
3. Actividades
3.1 Acção no âmbito da escola
- Disciplina e Indisciplina na escola orientada por Dr. Jorge Amado
- Professores em Início de Carreira - Atitudes e Valores orientada pela Psicóloga da Escola Anabela Barata
Propomo-nos participar activamente na vida da escola:
- Implementação Didáctica do Programa de Matemática A do 10ºAno;
- Acção orientada pelo Professor Vladimiro Machado (Formas de
Avaliação)
- Acção sobre a Disciplina e Indisciplina na escola, orientada pelo Dr.
Jorge Amado
- Outras acções que possam vir a ocorrer
3.2 Acção a nível do núcleo de estágio
Neste domínio propomo-nos realizar:
3.3 Acção a nível da turma
i) Inquérito para avaliação de parâmetros sócio-culturais
ii) Teste Diagnóstico
iii) Análise dos resultados
iv) Elaboração de um plano de recuperação dos alunos com
dificuldades
3.4 Acção a nível do meio
4. Metodologias
Na consecução das aulas é propósito central usar estratégias que favoreçam a compreensão dos conceitos e o reforço da aprendizagem através de:
5. Avaliação
O contributo que podemos dar para a avaliação consubstanciar-se-á em relatórios sobre a acção desenvolvida e o cumprimento do plano de actividades, em concordância com os critérios de avaliação. Ele reflectirá:
- o trabalho realizado,
- as apreciações feitas a todos os planos, concepção e desenvolvimento e
execução nas aulas assistidas,
- o conhecimento horizontal, vertical e transversal do currículo,
- as críticas dos professores Orientador Científico, Orientador Pedagógico e
dos professores Estagiários.
6. Livros de consulta para a prática docente
Autor: Steven G. Krantz
Editado pela SPM (Sociedade Portuguesa da Matemática)
Autores : Samuel Johsua, Jean-Jacques Dupin
Editado : puf (Presses Universitaires de France)
Autor: J. Sebastião e Silva
Editado pela SPM (Sociedade Portuguesa de Matemática)
J. Pedro Ponte e outros
Brochura ME DES
J. Pedro Ponte e outros
Brochura ME DES
Autor: Carl B. Boyer