ESCOLA SECUNDÁRIA DE AVELAR BROTERO

 

 

Estágio em Matemática

Componente pedagógica

 

 

 

 

 

Plano de Actividades

2003/2004

 

 

 

 

Grupo de Estágio

Ana Cristina Marques

Ricardo Cardoso

Sílvia Oliveira

 

Orientador Pedagógico

Jorge Pato Briosa

 

 

 

 

 

 

 

1. Introdução

As concepções sobre o ensino à entrada da profissão professor assentam numa realidade vivida por nós enquanto alunos. Da confrontação entre o ensinar e o aprender, chegámos a um exercício de reflexão profunda sobre as práticas educativas que garantam um ensino actualizado e de qualidade onde cada aluno se possa revelar.

Vamos iniciar essa nossa prática convictos do muito que temos que apreender ao longo da nossa vida profissional. Esse é o desafio que agora encetamos na vida moderna onde as realidades sensíveis mudam com grande rapidez e a informação e formação terão que ser permanentemente actualizadas para dar resposta às necessidades do mundo actual.

Neste contexto partimos para a aquisição de ferramentas educativas que nos proporcionem a autonomia profissional e a realização pessoal.

2. Objectivos

De modo a enquadrar as intenções descritas anteriormente e dar resposta ao ponto 1. dos objectivos estabelecidos pelo Regulamento de Estágios, formularemos um conjunto de objectivos que orientarão a nossa acção ao longo do estágio.

3. Actividades

3.1 Acção no âmbito da escola

- Disciplina e Indisciplina na escola orientada por Dr. Jorge Amado

- Professores em Início de Carreira - Atitudes e Valores orientada pela Psicóloga da Escola Anabela Barata

Propomo-nos participar activamente na vida da escola:

- Implementação Didáctica do Programa de Matemática A do 10ºAno;

- Acção orientada pelo Professor Vladimiro Machado (Formas de

Avaliação)

- Acção sobre a Disciplina e Indisciplina na escola, orientada pelo Dr.

Jorge Amado

- Outras acções que possam vir a ocorrer

3.2 Acção a nível do núcleo de estágio

Neste domínio propomo-nos realizar:

3.3 Acção a nível da turma

i) Inquérito para avaliação de parâmetros sócio-culturais

ii) Teste Diagnóstico

iii) Análise dos resultados

iv) Elaboração de um plano de recuperação dos alunos com

dificuldades

 

3.4 Acção a nível do meio

 

4. Metodologias

Na consecução das aulas é propósito central usar estratégias que favoreçam a compreensão dos conceitos e o reforço da aprendizagem através de:

5. Avaliação

O contributo que podemos dar para a avaliação consubstanciar-se-á em relatórios sobre a acção desenvolvida e o cumprimento do plano de actividades, em concordância com os critérios de avaliação. Ele reflectirá:

- o trabalho realizado,

- as apreciações feitas a todos os planos, concepção e desenvolvimento e

execução nas aulas assistidas,

- o conhecimento horizontal, vertical e transversal do currículo,

- as críticas dos professores Orientador Científico, Orientador Pedagógico e

dos professores Estagiários.

6. Livros de consulta para a prática docente

Autor: Steven G. Krantz

Editado pela SPM (Sociedade Portuguesa da Matemática)

Autores : Samuel Johsua, Jean-Jacques Dupin

Editado : puf (Presses Universitaires de France)

Autor: J. Sebastião e Silva

Editado pela SPM (Sociedade Portuguesa de Matemática)

J. Pedro Ponte e outros

Brochura ME — DES

J. Pedro Ponte e outros

Brochura ME — DES

Autor: Carl B. Boyer

Editora Edgard Blücher Ltda