OBJECTIVOS |
ACTIVIDADES |
DINAMIZADORES |
PARTICIPANTES |
DATA |
||||||||||||||||
- Desenvolver a escola como espaço formativo e cultural de promoção do sucesso escolar.
- Conhecer o meio escolar nos diversos aspectos.
- Promover iniciativas que visem o sucesso escolar.
- Desenvolver actividades de apoio a alunos.
Organização e coordenação dos (SPO’s )
Promover a ligação Escola/Aluno/Família
Apoio Psicopedagógico aos alunos que apresentam dificuldades de adaptação à Escola e nas áreas intelectual, emocional e social.
Consulta Psicológica (pretende responder às necessidades específicas do(s) aluno(s) ou de outro Agente Educativo).
Colaborar na promoção do desenvolvimento e sucesso académico dos alunos com necessidades educativas especiais.
Orientação Vocacional
Contribuir para a construção do projecto vocacional dos alunos : -desenvolver actividades de reflexão sobre si próprios. - proporcionar o conhecimento dos seus interesses e aptidões. - implementar atitudes de procura e tratamento de informação de natureza escolar e profissional
Auxiliar os Alunos no processo de aprendizagem .
- Programa de Intervenção para acompanhamento da turma com Currículo Alternativo Desp.Nº 22/ SEEI/96.
Avaliação Psicológica/ Psicopedagógica.1º Ciclo
Rentabilizar e optimizar os recursos humanos e materiais dos SPO's
|
1. Actividades de Ensino/Aprendizagem
- Abertura do ano lectivo:
* Recepção aos professores, alunos e encarregados de educação.
- Reuniões de professores do 2º e 3º Ciclos
- Escola promotora de saúde. · Educação Sexual · Gabinete de Apoio À Adolescência
- Organização da Biblioteca Escolar - Catalogação
- Reuniões de Directores de Turma
- Reuniões de Conselhos de Turma.
- Adopção de estratégias que compensem necessidades educativas específicas:
1. Acção Social Escolar- analisar situações sócio-económicas deficitárias
2. Salas de Estudo e outras actividades que conduzam ao sucesso educativo.
3. Mediateca/ Sala de Computadores
4. Apoio Educativo:
- Elaboração do inventário do material existente nos SPO’s. - Planificação e calendarização de actividades. - Organização dos arquivos e dossier
- Estabelecimento de um horário de atendimento semanal - Contactos e reuniões com os professores para a identificação de problemas , discussão de estratégias de resolução dos mesmos, etc. - Participação nos Conselhos de Turma, Reuniões de Avaliação de finais de período,etc . sempre que se justifique a colaboração dos SPO’s,
- Identificação/avaliação dos casos - Selecção de casos para Acompanhamento/ intervenção pelo SPO’s ou possível encaminhamento para outros Serviços especializados. - Contactos com Professores, outros Agentes Educativos e Família do(s) aluno (s) em questão.
Consulta Psicológica individual ou em grupo.
Colaborar com a Professora dos Apoios Educativos..
- Aplicação do programa de intervenção no desenvolvimento vocacional ( grupos de orientação). - Realização de entrevistas individuais ou em pequenos grupos. - Contactos com D.T., professores, Pais e outros Agentes Educativos.
- Realização de Visitas de Estudo (Feira de Orientação Escolar e Profissional ... )
Visita de Estudo ao Fórum Estudante.
- Métodos de Estudo ( Saber estudar também se aprende) -
O programa visa trabalhar com os alunos alguns aspectos essenciais para o processo de aprendizagem que se encontram pouco desenvolvidos ou carenciados nos mesmo, nomeadamente: Hábitos de estudo, motivação para o estudo, atenção / concentração, Org. do tempo de estudo, gestão do tempo e o auto-conceito.
Alunos sinalizados pelas professoras do ensino regular e do apoio educativo.
- Reuniões de coordenação organizadas pela DREC e CAE de Viseu
|
Conselho Executivo/DT
Directores de Turma e Coordenadores de D. Turma
Conselho Executivo Centro de Saúde de Nelas
Conselho Executivo
Conselho Executivo e Coordenador dos Directores de Turma.
Conselho Executivo e outros professores.
Conselho Executivo e SASE
Conselho Pedagógico, Directores de Turma e Professores. SAP, ECAE, SPO.
Conselho Pedagógico, Departamentos Curriculares, D. Turma e professores.
Serviços de Apoio Educativo
Psicóloga
Directores de Turma e Professores.
Psicóloga
Psicóloga
Psicóloga /Professora dos Apoios Educativos.
Psicóloga
Psicóloga / D.T dos 9º anos de escolaridade.
Psicóloga / DT
Psicóloga.
- Psicóloga
Psicóloga
DREC e CAE de Viseu.
|
Toda a Comunidade Educativa.
Directores de Turma dos 5º anos e professores do 1º Ciclo- 4º ano
Directores de Turma dos 6º e 7º anos.
Comunidade Educativa/Centro de Saúde Professores
Professores
Professores
Comunidade Escolar
Alunos encaminhados para os spo’s
Destina-se a toda a comunidade educativa e a todos os anos de escolaridade.
Professora de Apoio dos alunos com NEE e alunos com NEE.
Alunos dos 9º anos de escolaridade
Alunos dos 9º anos de escolaridade.
Alunos dos 12º anos
Alunos previamente sinalizados.
Turma de Currículo Alternativo (5º ano).
Alunos do 1º Ciclo das escolas de Canas de Senhorim.
Psicólogos dos SPO das escolas do distrito de Viseu.
|
Setembro de 02
Início do 1º período
Ao longo do ano lectivo
Ao longo do ano lectivo
Início do ano lectivo
Ao longo do ano lectivo
Ao longo do ano lectivo
No 2º ou no início do 3º período No 2º período
1ºPeríodo Uma sessão por turma.
A definir
Ao longo do ano lectivo.
|
||||||||||||||||
OBJECTIVOS |
ACTIVIDADES |
DINAMIZADORES |
PARTICIPANTES |
DATA |
||||||||||||||||
- Estimular actividades que melhorem o clima de relações e de bem estar entre os intervenientes em todo o Processo Educativo.
- Organizar actividades de acordo com os interesses e expectativas dos alunos |
2. Actividades de Complemento Curricular
- Actividades que sensibilizem os alunos nos objectivos dos projectos
· Visitas de estudo ( a organizar de acordo com os vários projectos a decorrer na escola) · Visita de estudo 2º e 3º Ciclo
· Património Local
· Clube de Pintura
· Clube Europeu
· Coleccionismo · Clube Amigos da Escola
· Columbofilia
· Clube de Francês
· Artes
· Clube de Pesca
· Clube Gente sem cigarros
· Clube de Vídeo e Fotografia · Clube de Rádio
· Desporto Escolar.
1- Corta –mato 2- Inter-turmas 3- Formação – curso de juízes 4- Dia da E Fisica 5- Jogos Finais 6- Mini-Golf
|
Professores e alunos
Grupo de trabalho Dep. Ciências 2º Ciclo
Conselho Executivo
Gr. Ed. Visual
Prof. Luis Almeida
Prof. Virgílio Prof. Virgílio
Prof. Anselmo
Prof. Madalena
Prof. Teresa Andrade / Alunos 8º A
Prof.’s Ilídio e Silva
Dep. Ciências 2º Ciclo
A definir A definir
Departamento de Expressão Corporal
|
Professores, alunos e funcionários
Comunidade Escolar
Professores e Alunos
Professores, Alunos, Encarregados de Educação, Funcionários |
AO
LONGO
DO
ANO
LECTIVO
|
OBJECTIVOS |
ACTIVIDADES |
DINAMIZADORES |
PARTICIPANTES |
DATA |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
· Contribuir para o bem estar da Escola, nomeadamente no que concerne às condições de trabalho dos docentes, alunos e funcionários.
· Promover iniciativas que visem a melhoria das condições de trabalho e da qualidade de equipamento e serviços da Escola.
· Promover e estimular actividades que melhorem o clima de relações entre todos os intervenientes no processo educativo.
· Sensibilizar os Pais e Encarregados de Educação para uma melhor interligação entre a escola os alunos e os pais.
· Promover a participação e colaboração das diferentes estruturas - Estudantes, Pais, Autarquias, Escolas, etc ,na realização de actividades dirigidas aos alunos, bem como actividades de intervenção na comunidade.
OBJECTIVOS
· Promover a livre participação de comunidade educativa / família / meio.
Acessibilidade às novas tecnologias audiovisuais e acesso rápido a informação e visualização de matérias. |
3. Área - Escola / Área de Projecto
· Projectos de turma
· Avaliação intermédia/ reformulação
4. Formação do Pessoal Docente, não Docente e Acções
· Programa Formação Contínua – FOCO 1. Conferências 2. Colóquios
· Acções de formação para funcionários.
· Acção de formação
· Palestra debate sobre...
5. Sensibilização aos Pais, Estudantes e Meio
· Reuniões com os Encarregados de Educação.
· Sensibilização para a implementação e funcionamento da Associação de Estudantes.
ACTIVIDADES
· Reuniões com a Associação de Pais e Encarregados de Educação
· Realização de protocolos com a “autarquia local” e outras instituições.
· Intercâmbio com outras escolas.
· Melhoria e aproveitamento de espaços.
· Utilização do Quintal desportivo e do Espaço Radical e restantes espaços lúdico-desportivos.
· Dinamização da Biblioteca da Escola.
· Dinamização da mediateca
· Utilização da sala de Audiovisuais
|
Alunos e Professores
Conselho Executivo, Coord. Dos D.T./ Dir. Turma.
Centro de Formação
Conselho Executivo / Centro de Formação /Chefe de Serviços. Administrativos
Associação de Pais
Associação de Pais
Directores de Turma Serviços de Psicologia
Professores e Serviços de Psicologia
DINAMIZADORES
C. Pedagógico e C. Executivo
Conselho Executivo
Diversos órgãos da escola
Conselho Executivo.
Grupo de Educação Visual
Conselho Executivo, Professores Alunos e Comunidade
Equipa Multidisciplinar da BE
Grupo de Informática – Conselho Executivo –Director da biblioteca |
Comunidade Escolar
Professores
Professores Funcionários
Funcionários
Comunidade escolar
Comunidade escolar
Professores e Encarregados de Educação
Professores e alunos
PARTICIPANTES
Professores e Enc. Educação
Comunidade Escolar
Comunidade Escolar
Alunos
Comunidade Escolar
Alunos 9º Ano e Turma de Currículos Alternativos
Professores e alunos
Comunidade Escolar
Comunidade Escolar |
Ao longo do Ano
A partir de Setembro
A definir
Final do ano
Final do ano
Ao longo do Ano Lectivo
Início do Ano Lectivo
AO
LONGO
DO
ANO LECTIVO
Ao longo
do Ano
Lectivo e
férias
|
Objectivos |
Actividades |
Dinamizadores |
Participantes |
Data |
|||||||||
Actividades
do Núcleo Estágio Matemática
¨Utilizar diferentes meios expressivos de representação.
¨ Conceber objectos gráficos e cromáticos aplicando regras da comunicação visual.
|
6. Animação Sócio-Cultural
· Dia da alimentação
* Feira Medieval
* Exposição Fotográfica “ Feira Medieval”
· Dia das Bruxas
· Olimpíadas da Matemática
· Dia de S. Martinho/Mesa Outono
· Dia do Não Fumador
· Dia da Restauração da Independência Nacional
· Jogo dos 24
· Formação de Juízes/Árbitros de várias modalidades
· Corta-mato fase escola
* Dia aberto do Dep. Física da UC.
· Natal |
Dep. Ciências 11.º B Gr.
Núcleo Est. Matem. Vários Depart.
Núcleo Est. Matem.
Dep. de Letras 2.º ciclo Dep. de Letras 3.º ciclo e Sec.(Gr.9.º)
Grupo de Matemática (3.º ciclo e Sec.)
C. Executivo – DT Dep. Letras 2º Ciclo Núcleo Est. Matem.
Dep. de Ciências do 2.º ciclo ( 4.º Gr.)
Dep. C.S.H.
Dep. de Ciências do 2.º ciclo (4.º Gr.)
Dep. de Artes e Tec;
Dep. De Artes e Tec.;
4º Gr. A
Dep. de Letras do 2.º ciclo; Dep. de Artes;
|
Comunidade Escolar
Comunidade Escolar/Popula.
idem
Idem
idem
idem
idem
idem
idem
idem
idem
idem
idem |
16 Out./03
5,6 Out/03
Out/03
30 Out./03
12 Nov./03
11/Nov./03
17/11/03
2 Dez./03
Longo/ano
1.º período
Dezembro
Longo/ ano
Fim do 1.º período |
¨ Motivar os alunos para a tradição do Carnaval na escola, tendo em visto a sua preservação;
¨ Relacionar o “Saber” com o “Saber Fazer”;
¨ Desenvolver a criatividade;
¨ Criar hábitos de aproveitamento de materiais;
¨ Desenvolver a intervenção entre Escola/Meio;
¨ Utilizar diferentes meios expressivos de representação;
¨ Desenvolver o sentido de apreciação estética e artística;
¨Aplicar os materiais tendo em conta as suas qualidades expressivas/estéticas |
* Dinamização e implementação de jogos didácticos
* Curiosidades da Matemática
* Clube de Rádio
· Dar sangue é ser solidário
Acção For. “A terra, o sol e as Estrelas: Prof. Eduardo Marques Sá
· * Dia dos crepes
· Dia dos namorados
· Carnaval
· DIA do ANO
· Dia Mundial da Floresta
* Acção For. “ A Arvore e o Homem” Arborista.- José Carlos Pereira
· Dia Mundial do teatro
* Concurso literário
· Feira do Livro
· Torneios Inter-turmas de diversas modalidades
· Páscoa
· Dia da Liberdade
* Olimpíadas de informática
· Dia da Europa
· Visitas Estudo
· Passeio de Ciclo turismo no mês do coração
· Dia Mundial da Criança
· Dia mundial do ambiente
· Placard “Cientificamente falando”
· Problema do mês
· Torneios Inter-turmas de diversas modalidades
* Acção For. “ Máquina Calcular Gráfica” N.E. Mat
* Promoção e Dinamização de um concurso mensal na Biblioteca
* Jornal O Mocho
· Jornadas Culturais/Encerra
· Actividades de Férias Desportivas
|
1º GR. Sec.
Núcleo Est. Matem.
Núcleo Est. Mat.
11.º B
Núcleo Est. Matem.
Dep Letras 2º Ciclo Extenção Educativa
Dep. de Letras do 2.º ciclo; Dep. de Letras do 3.º ciclo e Sec.(8.ºB/9.º)
Dep. de Artes
C.Executivo/Dep.
Dep. de Ciências do 2.ºciclo; Dep. de Ciências Sociais e Humanas 11.º B Gr.
Núcelo Est. Matem.
Dep. de Letras do 2.º ciclo; Dep. de Letras do 3.º ciclo e Sec.
Dep. Letras 3º Ciclo Sec.
Dep. de Letras do 3.º ciclo e Sec.
Dep. Art. E Tec.
Dep. de Letras do 2.º ciclo
Dep. de Letras do 2.º ciclo; Dep. de C.S.H.
Dep. Artes e Tec.
Dep. C.S.H.
(Departamentos) Núcleo Est. Matem.
Dep. Artes e Tec
Dep. de Letras; Dep. de Artes
Dep. de Ciências do 2.º ciclo
Gr. 11.º B
Núcleo Est. Matem.
Dep. Artes e Tec.
Núcleo de Est. Matem.
Equipa da Biblioteca
Equipa da Biblioteca
C.E./Dep./Toda a Comunidade
Dep. Artes e Tec. |
Comunidade escolar
idem
Idem
idem
7e 8 anos
idem
idem
idem
Todas as Turmas
idem
2 Ciclo
idem
idem
idem
Idem
Comunidade escolar
idem
idem
idem
idem
idem
idem
idem
Alunos
3 Ciclo
Comunidade escolar
9 Ano
C. Escolar
idem
Idem
idem |
Longo/ano
Longo/ano
Longo/ano
Jan./04
Jan./04
2 Fev./04
14 Fev/04
Fev./04
Mar./04
21 Mar./04
23/Mar./04
Mar./04
Mar./04
15 a 20 Mar./04
2.º período
Final do 2.º período
25 Abril/04
Abril/Maio
9 Maio/04
A Definir
Maio/04
1 Junho/04
longo/ano
5 Junho/04
longo/ano
3.º período
3º Período
Longo/ano
Longo/ano
Final ano
Julho/04 |
Do Plano de Actividades de uma escola não se pode dissociar os dinamizadores de uma qualquer actividade, do empenhamento e participação de toda a comunidade escolar, pois só assim se conseguirá o resultado desejado nos projectos propostos.
O Núcleo de Estágio de Matemática, além da dinamização empenhada dos seus próprios projectos, tem, e vai participar activamente em todas as actividades assinaladas neste Plano.
Com o empenho e a participação deste Núcleo, pensamos, conseguir formar o estagiário não só como professor preparado para as actividades lectivas e transmissão de conteúdos programáticos, mas também, incentivá-lo para a vertente activa, dinâmica e empreendedora que cada escola lhe proporcionar ao longo da sua carreira.