ESCOLA SECUNDÁRIA QUINTA DAS FLORES
PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES ( Núcleo de Estágio de Matemática )
2003 / 2004
ACTIVIDADES |
PLANO DE CONCRETIZAÇÃO |
OBJECTIVOS |
DINAMIZADORES |
INTERVINIENTES |
DATA |
Exposições: (com possível intercâmbio entre diferentes escolas e realização de conferências/Pales-tras.) Ä Filatelia na Matemática; Ä Códigos. |
As exposições serão realizadas em conjunto pelas estagiárias da E. S. Quinta das Flores e da E. S. Infanta D. Maria, sendo expostas em ambas as escolas. |
Ä Promover o gosto e o interesse pela Matemática; Ä Promover a capacidade de associar a Matemática ao real; Ä Optimizar os espaços escolares. Ä Dinamizar o intercâmbio entre as escolas. Ä "Alargar" o público alvo.
|
Núcleos de Estágio de Matemática da Escola Secundária Quinta das Flores e da Escola Secundária Infanta D. Maria. |
Comunidade escolar
|
A calendarizar ao longo do ano lectivo. |
Elaboração de uma tabela cronológica dos matemáticos e acontecimentos significativos da História da Matemática (a colocar no Salta Barreiras).
|
A tabela será construída pelo núcleo de estágio com a colaboração dos alunos. Neste sentido será realizada alguma divulgação a nível do polivalente, blocos e Mural da Matemática. |
Ä Dar a conhecer um pouco da história da Matemática; Ä Passar a mensagem de que a Matemática é uma ciência viva (em constante desenvolvimento). |
Núcleo de Estágio de Matemática |
Núcleo de Estágio de Matemática e alunos |
Ao longo de todo o ano lectivo. |
"Dias da Matemática": Ä "Dia" do ; Ä Dia do laboratório.
|
Relativamente ao "dia" do : Ä Visionamento do filme "A história do "durante alguns dias da semana; Ä Decoração do Mural alusiva ao . Relativamente ao dia do laboratório: Ä Dinamização de algumas actividades dinâmicas: por exemplo jogos matemáticos.
|
Ä Evidenciar o aspecto lúdico da matemática; Ä Despertar o interesse pela participação em actividades relacionadas com a Matemática; Ä Promover o convívio e o gosto nos alunos pela escola. |
Núcleo de Estágio de Matemática |
Núcleo de Estágio de Matemática e alunos
|
Ä A comemora- ção do "dia" do será realizada ao longo da semana que se seguirá. Ä O dia do laboratório será comemorado num dos dias da Semana das ciências e tecnologia. |
Participação na Semana das Ciências e Tecnologias |
Em cada dia da semana será proposta uma nova actividade matemática que envolva o uso da tecnologia. |
Ä Promover a interdisciplinaridade; Ä Promover o tema deste ano da APM: A Matemática e o jogo; Ä Incentivar os alunos para uso da tecnologia; Ä Divulgar a tecnologia como ferramenta auxiliar no estudo da Matemática. |
Núcleo de Estágio de Matemática |
Comunidade escolar |
Última semana do 2º período |
Continuação do Mural da Matemática |
Neste, para além do conteúdo temático, constarão um desafio do mês (cujos resultados serão registados num quadro de honra) e uma sugestão semanal. Tentar-se-á fazer deste um espaço dinamizado também pelos alunos. |
Ä Cativar o interesse da comunidade escolar para a Matemática; Ä Aprofundar conteúdos temáticos; Ä Divulgar actividades relacionadas com a Matemática; Ä Apelar à participação dos alunos nas diversas actividades que vão sendo propostas. |
Núcleo de Estágio de Matemática |
Comunidade escolar |
Ao longo de todo o ano lectivo. |
Dinamização do projecto Salta Barreiras |
Incentivar os alunos a frequentarem o Salta Barreiras. Criar um depósito de informação matemática (revistas matemáticas e de educação, recortes de jornais, informação de outras escolas (intercâmbio com outros núcleos de estágio), artigos retirados de sites da Internet, |
Ä Apoiar os alunos na aprendizagem matemática; Ä Promover o Saltas Barreiras como um espaço dedicado a diversas actividades matemáticas. |
Núcleo de Estágio de Matemática e Professores do 1º Grupo |
Comunidade escolar |
Durante todo o ano lectivo. |
Construção de uma página na Internet |
Elaborar a página com parte do trabalho que tem sido realizado pelo núcleo e algumas informações úteis. |
Divulgar o trabalho realizado pelo Núcleo de Estágio de Matemática. |
Núcleo de Estágio de Matemática |
Público em geral |
Durante todo o ano lectivo. |
Divulgação e participação nas Olimpíadas de Matemática |
Divulgação realizada pelos professores de Matemática nas diversas turmas. |
Ä Incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática; Ä Detectar vocações precoces nesta área do saber; Ä Contribuir para a selecção das equipas que representarão Portugal nas Olimpíadas internacionais |
Núcleo de Estágio de Matemática e Professores do 1º Grupo |
Alunos |
1ªeliminatória: 12 de Novembro 2ªelminatória: 21 de Janeiro (realizada nas escolas anfitriãs) Final Nacional: 1 a 4 de Abril (realizada na Escola Secundária Sta. Maria do Olival em Tomar). |
Criação do logótipo "Salta Barreiras" |
Ficará a cargo das turmas de artes do 11ºano. |
Dar a "cara" ao projecto Salta Barreiras. |
Núcleo de Estágio de Matemática e Professores do 1º Grupo |
Alunos das turmas de artes do 11º ano. |
Depende da disponibilidade dos alunos. |
Acção de formação sobre a utilização de calculadoras gráficas e sensores.
|
Serão calendarizadas datas nas quais o Núcleo de Estágio irá dar formação aos professores de Ciências Físico-Químicas. |
Cooperar com os professores de Ciências Físico-Químicas na implementação dos novos programas. |
Núcleo de Estágio de Matemática |
Núcleo de Estágio e professores de Ciências Físico-Químicas. |
Depende da disponibilidade dos professores envolvidos. |