Actividades |
Objectivos |
Intervenientes |
Dinamização/Responsáveis |
Calendarização |
Visitas
às escolas do 1º Ciclo “AniMat” |
§
Cativar os alunos para uma aprendizagem na
matemática mais atractiva; §
Desenvolver nos alunos capacidades de
raciocínio; §
Desenvolver nos alunos capacidades espaciais; §
Motivar os alunos para o estudo da matemática. |
§
17 escolas do 1º ciclo |
§
Núcleo de Estágio de Matemática. |
§
Uma vez por mês em cada escola. |
Visita de
estudo do 7º ano ao Teatro “Maldita Matemática” |
§
Desenvolver a curiosidade intelectual, do gosto pelo
saber, pelo trabalho e pelo estudo; §
Mobilizar saberes culturais, científicos e
tecnológicos para compreender a realidade e para abordar
situações e problemas do quotidiano; §
Desenvolver a capacidade de organização
e responsabilidade individual. |
§
Professores e alunos do 7º ano. |
§
Núcleo de Estágio de Matemática. |
§
De 8 a 12 Março. |
Visita de
estudo ao Visionarium |
§
Desenvolver a curiosidade intelectual, do gosto pelo
saber, pelo trabalho e pelo estudo; §
Mobilizar saberes culturais, científicos e
tecnológicos para compreender a realidade e para abordar
situações e problemas do quotidiano; §
Desenvolver a capacidade de organização
e responsabilidade individual. |
§
Professores e alunos. |
§
Núcleo de Estágio de Matemática. |
§
A determinar... |
Peddy-Mat |
§
Incentivar e desenvolver o gosto pela
Matemática; §
Desenvolver a curiosidade intelectual, do gosto pelo
saber, pelo trabalho e pelo estudo; §
Mobilizar saberes culturais, científicos e
tecnológicos para compreender a realidade e para abordar
situações e problemas do quotidiano; §
Aprender e assimilar a Matemática, brincando. |
§
Alunos. |
§
Núcleo de Estágio de Matemática. |
§
Semana da Matemática a combinar. |
Link na
internet |
§
Inteirar a comunidade das actividades do
núcleo; §
Expôr algumas curiosidades matemáticas; §
Colocar problemas a professores de outras
coordenações; §
Colocar
problemas a alunos tentando motivá-los para o estudo da
matemática. |
§
Cibernautas. |
§
Núcleo de Estágio de Matemática. |
§
Início em Novembro. |
Mural
Matemático |
§
Incentivar o gosto pela Matemática; §
Expôr algumas curiosidades matemáticas; §
Valorizar as diferentes formas de conhecimento,
comunicação e expressão; §
Mostrar outras facetas da matemática; §
Motivar os alunos para o estudo da matemática. |
§
Comunidade Escolar. |
§
Núcleo de Estágio de Matemática. |
§
A determinar devido à sua futura
localização. |
Vídeos |
§
Mostrar outras facetas da matemática; §
Valorizar as diferentes formas de conhecimento,
comunicação e expressão; |
§
Professores, alunos e pais. |
§
Núcleo de Estágio de Matemática. |
§
Jornadas Culturais. |
Concurso de
fotografia matemática. |
§
Demonstrar a presença da Matemática no
nosso quotidiano; §
Valorizar as diferentes formas de conhecimento,
comunicação e expressão; §
Desenvolver a curiosidade intelectual através
da aquisição de
novos conhecimentos tornando assim os individuos mais enriquecidos; §
Consciencializar a presença da
Matemática no nosso quotidiano. |
§
Alunos. |
§
Núcleo de Estágio de Matemática. |
§
Semana da Matemática a combinar. |
Exposição
da APM |
§
Incentivar o gosto pela Matemática; §
Demonstrar a presença da Matemática no
nosso quotidiano; §
Valorizar as diferentes formas de conhecimento,
comunicação e expressão; §
Mostrar outras facetas da Matemática; §
Desenvolver a curiosidade intelectual através
da aquisição de
novos conhecimentos tornando assim os individuos mais enriquecidos. |
§
Comunidade. |
§
Núcleo de Estágio de Matemática. |
§
Jornadas Culturais/ Semana da Matemática a
combinar. |
Acção
de Formação: “O
espaço da matemática” |
§
Incentivar o gosto pela Matemática; §
Demonstrar a presença da Matemática no
nosso quotidiano; §
Valorizar as diferentes formas de conhecimento,
comunicação e expressão; §
Desenvolver a capacidade de raciocínio,
trabalho e de estudo; §
Mostrar outras facetas da Matemática. |
§
Professores, alunos e comunidade em geral. |
§
Núcleo de Estágio de Matemática. |
§
Semana da Matemática a combinar. |
Acção
de Formação: “A
calculadora na sala de aula” |
§
Incentivar os professores/alunos para a
utilização do CBR e CBL. |
§
Alunos do Secundário e Professores. |
§
Núcleo de Estágio de Matemática |
§
11 e 12 de Dezembro (?) |