CREATOR: XV Version 3.10a  Rev: 12/29/94  Quality = 75, Smoothing = 0

 

 

Actividades

Objectivos

Intervenientes

Dinamização/Responsáveis

Calendarização

Visitas às escolas do 1º Ciclo “AniMat

§   Cativar os alunos para uma aprendizagem na matemática mais atractiva;

§   Desenvolver nos alunos capacidades de raciocínio;

§   Desenvolver nos alunos capacidades espaciais;

§   Motivar os alunos para o estudo da matemática.

§   17 escolas do 1º ciclo

§     Núcleo de Estágio de Matemática.

§   Uma vez por mês em cada escola.

Visita de estudo do 7º ano ao Teatro “Maldita Matemática

§   Desenvolver a curiosidade intelectual, do gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo;

§   Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;

§   Desenvolver a capacidade de organização e responsabilidade individual.

§   Professores e alunos do 7º ano.

§     Núcleo de Estágio de Matemática.

§       De 8 a 12 Março.

Visita de estudo ao Visionarium

§   Desenvolver a curiosidade intelectual, do gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo;

§   Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;

§   Desenvolver a capacidade de organização e responsabilidade individual.

§   Professores e alunos.

§       Núcleo de Estágio de Matemática.

§   A determinar...

Peddy-Mat

§   Incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática;

§   Desenvolver a curiosidade intelectual, do gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo;

§   Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano;

§   Aprender e assimilar a Matemática, brincando.

§   Alunos.

§       Núcleo de Estágio de Matemática.

§   Semana da Matemática a combinar.

Link na internet

§   Inteirar a comunidade das actividades do núcleo;

§   Expôr algumas curiosidades matemáticas;

§   Colocar problemas a professores de outras coordenações;

§    Colocar problemas a alunos tentando motivá-los para o estudo da matemática.

§   Cibernautas.

§       Núcleo de Estágio de Matemática.

§   Início em Novembro.

Mural Matemático

§   Incentivar o gosto pela Matemática;

§   Expôr algumas curiosidades matemáticas;

§   Valorizar as diferentes formas de conhecimento, comunicação e expressão;

§   Mostrar outras facetas da matemática;

§   Motivar os alunos para o estudo da matemática.

§   Comunidade Escolar.

§     Núcleo de Estágio de Matemática.

§   A determinar devido à sua futura localização.

Vídeos

§   Mostrar outras facetas da matemática;

§   Valorizar as diferentes formas de conhecimento, comunicação e expressão;

§   Professores, alunos e pais.

§     Núcleo de Estágio de Matemática.

§   Jornadas Culturais.

Concurso de fotografia matemática.

§   Demonstrar a presença da Matemática no nosso quotidiano;

§   Valorizar as diferentes formas de conhecimento, comunicação e expressão;

§   Desenvolver a curiosidade intelectual através da  aquisição de novos conhecimentos tornando assim os individuos mais enriquecidos;

§   Consciencializar a presença da Matemática no nosso quotidiano.

§   Alunos.

§     Núcleo de Estágio de Matemática.

§   Semana da Matemática a combinar.

Exposição da APM

§   Incentivar o gosto pela Matemática;

§   Demonstrar a presença da Matemática no nosso quotidiano;

§   Valorizar as diferentes formas de conhecimento, comunicação e expressão;

§   Mostrar outras facetas da Matemática;

§   Desenvolver a curiosidade intelectual através da  aquisição de novos conhecimentos tornando assim os individuos mais enriquecidos.

§   Comunidade.

§     Núcleo de Estágio de Matemática.

§   Jornadas Culturais/ Semana da Matemática a combinar.

 

Acção de Formação:

“O espaço da matemática”

§   Incentivar o gosto pela Matemática;

§   Demonstrar a presença da Matemática no nosso quotidiano;

§   Valorizar as diferentes formas de conhecimento, comunicação e expressão;

§   Desenvolver a capacidade de raciocínio, trabalho e de estudo;

§   Mostrar outras facetas da Matemática.

§   Professores, alunos e comunidade em geral.

§     Núcleo de Estágio de Matemática.

§   Semana da Matemática a combinar.

 

Acção de Formação:

“A calculadora na sala de aula”

§   Incentivar os professores/alunos para a utilização do CBR e CBL.

§   Alunos do Secundário e Professores.

§     Núcleo de Estágio de Matemática

§   11 e 12 de Dezembro (?)