Escola B. 2, 3 c/ Sec.
JosÈ Falc“o, Miranda do Corvo
Plano Anual de
Actividades
N™cleo de Est·gio de
Matem·tica
Ano lectivo 2003 / 2004
Actividade |
DescriÁ“o |
Objectivos |
Dinamizadores |
Participantes |
CalendarizaÁ“o |
Concurso ì O Problema do MÍsî |
▪ Afixar um cartaz com o problema do mÍs. ▪ Disponibilizar uma caixa para os alunos colocarem as respostas, bem como um endereÁo de correio electrÛnico. ▪ Entregar um prÈmio (a determinar) aos trÍs alunos com as melhores respostas. |
‚ Desenvolver o raciocÌnio lÛgico; ‚ Despertar o gosto e a curiosidade por problemas matem·ticos; ‚ Contribuir para uma atitude positiva face ý Matem·tica; ‚ Incentivar a persistÍncia na procura de soluÁ“o para uma situaÁ“o nova; ‚ Desenvolver a autonomia. |
N™cleo de Est·gio de Matem·tica |
Alunos |
Ao longo do ano lectivo, mensalmente. |
Cartoons e/ ou Curiosidades Matem·ticas |
▪ Afixar cartazes com cartoons e/ ou curiosidades matem·ticas na escola. |
‚ Abordar a Matem·tica numa perspectiva diferente; ‚ Mostrar o aspecto l™dico da Matem·tica; ‚ Promover o gosto e o interesse pela Matem·tica; ‚ Desenvolver o espÌrito crÌtico. |
N™cleo de Est·gio de Matem·tica |
Comunidade Escolar |
Ao longo do ano lectivo, mensalmente. |
Centro de Recursos |
▪ Ajudar os alunos na realizaÁ“o de fichas de trabalho, dos trabalhos de casa, a estudar, Ö |
‚ Motivar os alunos para o estudo; ‚ Facilitar o sucesso da aprendizagem; ‚ Contribuir para a formaÁ“o integral do aluno. |
Corpo Docente |
Alunos |
Ao longo do ano lectivo |
Estudo Acompanhado |
▪ Apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento da aula |
‚ Fazer com que os alunos adquiram competÍncias que permitam a apropriaÁ“o de mÈtodos de trabalho e de estudo; ‚ Desenvolver atitudes e capacidades que favoreÁam uma maior autonomia na realizaÁ“o de aprendizagens. |
Professora de Estudo Acompanhado e N™cleo de Est·gio de Matem·tica. |
Alunos do 8†Ano |
Ao longo do ano lectivo, semanalmente. |
Apoio PedagÛgico Acrescido |
▪ Ajudar os alunos com maiores dificuldades na superaÁ“o destas. |
‚ Apoiar os alunos com maiores dificuldades |
N™cleo de Est·gio de Matem·tica |
Alunos do 8†Ano |
Ao longo do ano lectivo, semanalmente. |
Apoio ao Director de Turma |
▪ Ajudar o Director de Turma no desempenho da sua funÁ“o. |
‚ Aprender a fazer as tarefas que cabem ao Director de Turma |
N™cleo de Est·gio de Matem·tica |
N™cleo de Est·gio de Matem·tica |
Ao longo do ano lectivo |
CriaÁ“o de uma p·gina de Internet |
Criar a p·gina de Internet do N™cleo de Est·gio, onde se vai encontrar: ▪ a apresentaÁ“o do N™cleo de Est·gio; ▪ a divulgaÁ“o do problema do mÍs; ▪ outras informaÁžes sobre o N™cleo. |
‚ Informar a comunidade escolar, e as pessoas em geral, das actividades realizadas pelo N™cleo de Est·gio; ‚ Abordar a Matem·tica de uma perspectiva diferente; ‚ Despertar a curiosidade e o envolvimento da comunidade escolar. |
N™cleo de Est·gio de Matem·tica |
N™cleo de Est·gio de Matem·tica |
Ao longo do ano lectivo |
¡rvore de Natal |
▪ Decorar uma ·rvore de Natal com sÛlidos geomÈtricos. |
‚ Sensibilizar a comunidade escolar para a import’ncia da Matem·tica na vida real. |
N™cleo de Est·gio de Matem·tica |
N™cleo de Est·gio de Matem·tica |
Final do 1† PerÌodo |
Peddy Paper |
▪ Realizar uma gincana com alguns postos, onde cada n™cleo de est·gio apresentar· actividades l™dicas e did·cticas. |
‚ Estimular a aprendizagem dos alunos nas diversas ·reas do conhecimento; ‚ Desenvolver o sentido de responsabilidade e de autonomia; ‚ Desenvolver o espÌrito de toler’ncia e de cooperaÁ“o; ‚ Desenvolver o espÌrito de equipa; ‚ Estimular a troca de saberes atravÈs da interacÁ“o entre diversos grupos; ‚ Contribuir para uma cultura diversificada; ‚ Promover o convÌvio entre os elementos da comunidade escolar; ‚ Constatar que a brincar tambÈm se aprende; ‚ Articular experiÍncias e saberes. |
N™cleos de Est·gio existentes na escola |
Alunos |
Semana das CiÍncias no 2† PerÌodo (16 a 20 de Fevereiro) |
Trivial Mat |
▪ ResoluÁ“o de questžes de diversas ·reas da Matem·tica |
‚ Desenvolver o sentido de responsabilidade e de autonomia; ‚ Desenvolver o espÌrito de toler’ncia e de cooperaÁ“o; ‚ Desenvolver o espÌrito de equipa; ‚ Estimular a troca de saberes atravÈs da interacÁ“o entre diversos grupos; ‚ Contribuir para uma cultura diversificada; ‚ Promover o convÌvio entre os elementos da comunidade escolar; ‚ Constatar que a brincar tambÈm se aprende. |
N™cleo de Est·gio de Matem·tica |
Alunos |
Semana das CiÍncias no 2† PerÌodo (16 a 20 de Fevereiro) |
ExposiÁ“o (*) |
|
‚ Enriquecer os conte™dos program·ticos; ‚ Desenvolver o espÌrito crÌtico. |
N™cleo de Est·gio de Matem·tica |
Comunidade escolar |
Semana das CiÍncias no 2† PerÌodo (16 a 20 de Fevereiro) |
Visita de Estudo ao Pavilh“o do
Conhecimento |
▪ PreparaÁ“o da visita. ▪ SensibilizaÁ“o dos alunos. ▪ ElaboraÁ“o do gui“o da visita. ▪ Visita. ▪ RelatÛrio da visita. |
‚ Enriquecer os conte™dos program·ticos; ‚ Promover a interdisciplinaridade; ‚ Promover o relacionamento professor/aluno; ‚ Permitir aos alunos o contacto com outras realidades; ‚ Divulgar a parte pr·tica e l™dica da Matem·tica; ‚ Descobrir o prazer de compreender a CiÍncia de uma forma viva; ‚ Contribuir para o desenvolvimento de capacidades ou intuiÁžes. |
N™cleo de Est·gio de Matem·tica e a professora Maria Jo“o Costa, de HistÛria |
Dinamizadores Outros professores Alunos do 8† Ano |
Žltima semana do 2† PerÌodo |
Concurso de Fotografia, realizado pela
APM a nÌvel nacional |
▪ Informar os alunos e incentiv·-los a participar no concurso. ▪ Ir com eles tirar as fotografias. ▪ Corrigir as composiÁžes. ▪ Enviar os trabalhos para concurso. |
‚ Desenvolver a capacidade de observaÁ“o e a criatividade; ‚ Despertar o interesse pela participaÁ“o em actividades relacionadas com a Matem·tica; ‚ Levar os alunos a descobrir figuras geomÈtricas em objectos que nos rodeiam no dia a dia. |
N™cleo de Est·gio de Matem·tica |
Alunos |
AtÈ ý dada limite do concurso: 31 de MarÁo de 2004 |
(*) Em data a definir de acordo com o N™cleo da APM de Coimbra.