Escola B. 2, 3 c/ Sec. JosÈ Falc“o, Miranda do Corvo

 

Plano Anual de Actividades

 

 

N™cleo de Est·gio de Matem·tica

Ano lectivo 2003 / 2004


 

Actividade

DescriÁ“o

Objectivos

Dinamizadores

Participantes

CalendarizaÁ“o

Concurso ì O Problema do MÍsî

▪ Afixar um cartaz com o problema do mÍs.

▪ Disponibilizar uma caixa para os alunos colocarem as respostas, bem como um endereÁo de correio electrÛnico.

▪ Entregar um prÈmio (a determinar) aos trÍs alunos com as melhores respostas.

               Desenvolver o raciocÌnio lÛgico;

               Despertar o gosto e a curiosidade por problemas matem·ticos;

               Contribuir para uma atitude positiva face ý Matem·tica;

               Incentivar a persistÍncia na procura de soluÁ“o para uma situaÁ“o nova;

               Desenvolver a autonomia.

N™cleo de Est·gio de Matem·tica

Alunos

Ao longo do ano lectivo, mensalmente.

Cartoons e/ ou Curiosidades Matem·ticas

▪ Afixar cartazes com cartoons e/ ou curiosidades matem·ticas na escola.

              Abordar a Matem·tica numa perspectiva diferente;

               Mostrar o aspecto l™dico da Matem·tica;

               Promover o gosto e o interesse pela Matem·tica;

               Desenvolver o espÌrito crÌtico.

 

N™cleo de Est·gio de Matem·tica

 

Comunidade Escolar

Ao longo do ano lectivo, mensalmente.

 

Centro de Recursos

▪ Ajudar os alunos na realizaÁ“o de fichas de trabalho, dos trabalhos de casa, a estudar, Ö

               Motivar os alunos para o estudo;

               Facilitar o sucesso da aprendizagem;

               Contribuir para a formaÁ“o integral do aluno.

Corpo Docente

Alunos

Ao longo do ano lectivo

Estudo Acompanhado

▪ Apoiar o professor da disciplina no desenvolvimento da aula

 

               Fazer com que os alunos adquiram competÍncias que permitam a apropriaÁ“o de mÈtodos de trabalho e de estudo;

               Desenvolver atitudes e capacidades que favoreÁam uma maior autonomia na realizaÁ“o de aprendizagens.

Professora de Estudo Acompanhado e N™cleo de Est·gio de Matem·tica.

Alunos do 8†Ano

Ao longo do ano lectivo, semanalmente.

Apoio PedagÛgico Acrescido

▪ Ajudar os alunos com maiores dificuldades na superaÁ“o destas.

               Apoiar os alunos com maiores dificuldades

N™cleo de Est·gio de Matem·tica

Alunos do 8†Ano

Ao longo do ano lectivo, semanalmente.

Apoio ao Director de Turma

▪ Ajudar o Director de Turma no desempenho da sua funÁ“o.

               Aprender a fazer as tarefas que cabem ao Director de Turma

N™cleo de Est·gio de Matem·tica

N™cleo de Est·gio de Matem·tica

Ao longo do ano lectivo

CriaÁ“o de uma p·gina de Internet

Criar a p·gina de Internet do N™cleo de Est·gio, onde se vai encontrar:

▪ a apresentaÁ“o do N™cleo de Est·gio;

▪ a divulgaÁ“o do problema do mÍs;

▪ outras informaÁžes sobre o N™cleo.

               Informar a comunidade escolar, e as pessoas em geral, das actividades realizadas pelo N™cleo de Est·gio;

               Abordar a Matem·tica de uma perspectiva diferente;

               Despertar a curiosidade e o envolvimento da comunidade escolar.

N™cleo de Est·gio de Matem·tica

N™cleo de Est·gio de Matem·tica

Ao longo do ano lectivo

¡rvore de Natal

▪ Decorar uma ·rvore de Natal com sÛlidos geomÈtricos.

               Sensibilizar a comunidade escolar para a import’ncia da Matem·tica na vida real.

N™cleo de Est·gio de Matem·tica

N™cleo de Est·gio de Matem·tica

 

Final do 1† PerÌodo

Peddy Paper

▪ Realizar uma gincana com alguns postos, onde cada n™cleo de est·gio apresentar· actividades l™dicas e did·cticas.

               Estimular a aprendizagem dos alunos nas diversas ·reas do conhecimento;

               Desenvolver o sentido de responsabilidade e de autonomia;

               Desenvolver o espÌrito de toler’ncia e de cooperaÁ“o;

               Desenvolver o espÌrito de equipa;

               Estimular a troca de saberes atravÈs da interacÁ“o entre diversos grupos;

               Contribuir para uma cultura diversificada;

               Promover o convÌvio entre os elementos da comunidade escolar;

               Constatar que a brincar tambÈm se aprende;

               Articular experiÍncias e saberes.

N™cleos de Est·gio existentes na escola

Alunos

Semana das CiÍncias no 2† PerÌodo (16 a 20 de Fevereiro)

Trivial Mat

▪ ResoluÁ“o de questžes de diversas ·reas da Matem·tica

               Desenvolver o sentido de responsabilidade e de autonomia;

               Desenvolver o espÌrito de toler’ncia e de cooperaÁ“o;

               Desenvolver o espÌrito de equipa;

               Estimular a troca de saberes atravÈs da interacÁ“o entre diversos grupos;

               Contribuir para uma cultura diversificada;

               Promover o convÌvio entre os elementos da comunidade escolar;

               Constatar que a brincar tambÈm se aprende.

N™cleo de Est·gio de Matem·tica

Alunos

Semana das CiÍncias no 2† PerÌodo (16 a 20 de Fevereiro)

ExposiÁ“o (*)

 

               Enriquecer os conte™dos program·ticos;

               Desenvolver o espÌrito crÌtico.

N™cleo de Est·gio de Matem·tica

Comunidade escolar

Semana das CiÍncias no 2† PerÌodo (16 a 20 de Fevereiro)

Visita de Estudo ao Pavilh“o do Conhecimento

▪ PreparaÁ“o da visita.

▪ SensibilizaÁ“o dos alunos.

▪ ElaboraÁ“o do gui“o da visita.

▪ Visita.

▪ RelatÛrio da visita.

               Enriquecer os conte™dos program·ticos;

               Promover a interdisciplinaridade;

               Promover o relacionamento professor/aluno;

               Permitir aos alunos o contacto com outras realidades;

               Divulgar a parte pr·tica e l™dica da Matem·tica;

               Descobrir o prazer de compreender a CiÍncia de uma forma viva;

               Contribuir para o desenvolvimento de capacidades ou intuiÁžes.

N™cleo de Est·gio de Matem·tica e a professora Maria Jo“o Costa, de HistÛria

Dinamizadores

 

Outros professores

 

Alunos do 8† Ano

Žltima semana do 2† PerÌodo

Concurso de Fotografia, realizado pela APM a nÌvel nacional

▪ Informar os alunos e incentiv·-los a participar no concurso.

▪ Ir com eles tirar as fotografias.

▪ Corrigir as composiÁžes.

▪ Enviar os trabalhos para concurso.

               Desenvolver a capacidade de observaÁ“o e a criatividade;

               Despertar o interesse pela participaÁ“o em actividades relacionadas com a Matem·tica;

               Levar os alunos a descobrir figuras geomÈtricas em objectos que nos rodeiam no dia a dia.

N™cleo de Est·gio de Matem·tica

 

Alunos

AtÈ ý dada limite do concurso: 31 de MarÁo de 2004

 

 

(*) Em data a definir de acordo com o N™cleo da APM de Coimbra.