ESCOLA BÁSICA DO 2º e 3º C ICLOS DE MEALHADA
NÚCLEO DE ESTÁGIO DE MATEMÁTICA
PLANO DE ACTIVIDADES 2003/2004
Actividades |
Objectivos |
Dinamizadores |
Intervenientes |
Calendarização |
- Problema do mês |
- Incentivar o gosto pela resolução de problemas; - Desenvolver a capacidade de análise, reflexão e definição de estratégias na resolução de problemas. |
|
Alunos do 2º e 3º Ciclos |
Ao longo de todo o ano lectivo. |
- Matemático do mês |
- Dar a conhecer um pouco da história da Matemática; - Dar a conhecer as contribuições mais relevantes de algumas personalidades na Matemática.
|
|
Toda a comunidade Escolar |
Ao longo de todo o ano lectivo. |
- Curiosidades - Ilusões Ópticas |
- Incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática; - Desenvolver a curiosidade intelectual e o gosto pelo saber. |
|
Toda a comunidade Escolar |
Ao longo de todo o ano lectivo. |
- Pensamento Matemático |
- Contribuir para uma atitude positiva face à ciência. |
|
Toda a comunidade Escolar |
Ao longo de todo o ano lectivo. |
- Humor - Cartoons
|
- Incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática; - Mostrar outras facetas da Matemática.
|
|
Toda a comunidade Escolar |
Ao longo de todo o ano lectivo. |
- Laboratório de Matemática: "Mistério da Matemática", onde serão desenvolvidas as seguintes actividades:
|
- Sensibilizar os alunos para a participação em actividades extracurriculares; -Desenvolver nos alunos o gosto pela escola; - Ajudar os alunos a superar dificuldades na disciplina; - Dar uma nova perspectiva da Matemática; - Conhecer e explorar diferentes materiais didácticos relacionados com a disciplina; - Desenvolver a capacidade de raciocínio. |
|
Alunos do 2º e 3º Ciclos |
Ao longo de todo ano lectivo no seguinte horário: Seg. 14h 15h30 Ter. 15h45- 16h30 Sext. 10h15 11h |
- Apoio semanal às turmas do 9ºano de escolaridade |
- Ajudar os alunos a superar dificuldades na disciplina. |
|
Alunos do 9ºano |
Ao longo de todo o ano lectivo nos seguintes horários: (9ºB) Seg. 12h 12h45 (9ºA) Ter. 16h30 17h15 (9ºC) Sext. 8h30 9h15 |
- Semana da Matemática:
|
- Motivar os alunos para a Matemática;- Sensibilizar os alunos a participarem em actividades extra-curriculares; - Promover o convívio entre professores e alunos; -Dar a conhecer a importância deste número na Matemática e na vida real |
|
Toda a comunidade escolar |
De 15 a 19 de Março |
- Participação no jornal do Agrupamento de Escolas de Mealhada com uma página intitulada: "O Cantinho da Matemática". |
- Divulgar a Matemática e incentivar o gosto pela disciplina; |
|
Todo a comunidade escolar |
Ao longo do ano. Tiragem trimestral. |
- Participação no Projecto "Somos todos gregos" enquadrado no tema Jogos Olímpicos, Atenas 2004; onde será elaborado um friso cronológico referenciando Matemáticos Gregos e seus contributos históricos (por exemplo Pitágoras e o seu teorema de Pitágoras, ) |
- Evidenciar aplicações da Matemática e estabelecer conexões com outras disciplinas; - Estabelecer ligações entre as diversas áreas do saber |
|
Toda a comunidade escolar |
Apresentação no 3º Período. |
- Palestras (temas a definir) |
- Dar a conhecer a importância de determinados softwares educativos; - Promover a formação contínua de professores; - |
|
Professores e alunos |
Datas a determinar. |
- Acções de formação:
|
- Promover a formação contínua de professores; - Promover as novas tecnologias no ensino da Matemática; - Promover a utilização de novos recursos na aula de Matemática. |
Organização: Núcleo de estágio de Matemática. Formadores: Dra Ana Rosendo Dra Piedade Ferreira |
Toda a comunidade escolar |
Data a determinar. |
- Olimpíadas de Matemática, sendo o Núcleo de Estágio responsável pela: - vigilância das provas; - correcção das provas; - divulgação dos resultados. |
- Incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática; - Detectar vocações precoces nesta área do saber; - Desenvolver a curiosidade intelectual, o gosto pelo saber, pelo trabalho, e pelo estudo. |
|
Alunos do 2º e 3º ciclos |
12 de Novembro |
- Visitas de estudo ao Pavilhão do Conhecimento no Parque das Nações Exposição Matemática Viva e Exploratório |
- Mostrar aos alunos aplicações matemáticas de uma forma interactiva; - Possibilitar o contacto e a familiarização dos jovens com o espaço interactivo da Ciência e Tecnologia. |
|
Alunos do 7º ano de escolaridade e das turmas 9ºC e 8ºD |
16 de Dezembro |
- Visita de estudo Peça de teatro: Flatland no Inatel Coimbra |
- Mostrar que a matemática não é um domínio isolado mas que se relaciona com o domínio social e artístico; - Explorar de forma lúdica os conceitos geométricos; - Proporcionar uma maior percepção e visão do espaço multidimensional. |
|
Alunos do 7º ano de escolaridade |
14 de Dezembro |
- Actividades investigativas realizadas na sala de aula |
-Motivar os alunos para a Matemática - Promover o sentido de autonomia e de responsabilidade; - Estimular a criatividade. |
|
Alunos do 7º ano de escolaridade e 9ºC |
Ao longo de todo o ano lectivo |
- "Jogo do 24" |
- Desenvolver o cálculo mental; |
|
Alunos do 2º e do 3º Ciclos |
Ao longo de todo o ano lectivo |
- Outras actividades: - Jantar de Natal; - Visita de estudo com local a determinar, |
|
Datas a determinar |