|
Escola Bsica dos 2 e
3 Ciclos de Taveiro |
|
|
|
||
Semana da Matemtica
Jogos educativos inclusive a explorao do ba do 2 Ciclo. Software matemtico; Mat Peddy-paper ; Torneio de xadrez; Projeces de vdeos; Exposio com o tema: A Matemtica e o mundo real. Incluindo os sub-temas: A matemtica e O humor; A poesia; As profisses; A natureza; A msica, O desporto; etc.
|
! Relacionar a matemtica com o mundo real. Aprender a ver a matemtica no dia a dia ! Incentivar e desenvolver nos alunos o gosto pela Matemtica; ! Aprender conceitos matemticos de uma forma divertida; ! Desenvolver o raciocnio lgico e a capacidade de resolver problemas; ! Proporcionar momentos de convvio e diverso aos alunos bem como a promoo do esprito de equipa e de cooperao; ! Aprofundar a cultura geral dos alunos.
|
Toda a comunidade escolar. |
3 Perodo
De 26 a 30 de Abril |
No decorrer desta semana pretendemos sensibilizar toda a comunidade escolar, para a importncia da matemtica na vida quotidiana. Vamos colocar disposio de todos, as mais diversas actividades em que estes possam usar alguns conceitos matemticos. A exposio com o tema A Matemtica e o Mundo Real ser feita pelos alunos do Clube de Matemtica e pelo Ncleo de Estgio. Tentar-se- utilizar materiais de qualidade, diversificados, abrangentes e apelativos de forma a tornar a referida exposio Motivante e Adaptvel com o intuito de esta ser requisitada por outras escolas, favorecendo e enriquecendo o Patrimnio Cultural da nossa Escola. |
||
Clube da Matemtica
Jogos Educativos;
Esclarecimento de Dvidas;
Boletim Informativo Xeq-Mat ;
O cantinho do Xadrez;
Sadas de Campo: Conmbriga, Coimbra (zona Antiga e zona Moderna)
|
! Pesquisar, seleccionar e organizar informao para a transformar em conhecimento mobilizvel; ! Desenvolver a curiosidade intelectual, do gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo, bem como, o esprito de tolerncia e de cooperao; ! Promover a auto-aprendizagem e a entreajuda para ultrapassar dificuldades; ! Aprender conceitos matemticos de uma forma divertida atravs de curiosidades, jogos, poesias, humor, charadas, quebra-cabeas, etc; ! Desenvolver o raciocnio lgico e a capacidade de compreender, analisar e resolver problemas; ! Estimular a criatividade, o sentido de autonomia e de responsabilidade do aluno.
|
Alunos do Clube da Matemtica e Comunidade Escolar. |
Ao longo do ano lectivo 2003/ 2004
Sextas-feiras das 15h30 s 17h10 |
O Clube da Matemtica realiza-se semanalmente sexta-feira das 14 horas e 45 minutos at s 17 horas e 10 minutos sendo o primeiro tempo numa sala de aula e o segundo tempo na sala de informtica. O Clube da Matemtica um espao que proporciona aos alunos a realizao de actividades relacionadas com os contedos leccionados na disciplina, realizao de trabalhos de pesquisa utilizando software educativo, apoio individual e outras actividades matemticas de natureza ldica e pedaggica. Neste clube os alunos tm a possibilidade de participar activamente na elaborao do boletim Xeq-Mat.
Nas sadas de Campo os alunos tero oportunidade de investigar a relao entre a Geometria e o mundo real por exemplo a arquitectura. Iro nesse mbito fazer uma reportagem fotogrfica para posterior apresentao na Semana da Matemtica. |
||
Boletim Informativo de Matemtica
XEQ-MAT
|
! Constituir uma fonte de cultura matemtica para quem o elabora e para quem o l;
! Mobilizar saberes culturais, cientficos e tecnolgicos para compreender a realidade;
! Mostrar outras facetas da Matemtica e despertar na comunidade escolar a curiosidade e o interesse por esta cincia;
! Obter alguns fundos para o Clube da Matemtica bem como para a organizao da Semana da Matemtica.
|
Alunos do Clube,
Alunos da disciplina,
Docentes e no docentes,
Encarregados de Educao
e toda a Comunidade que se relacione com a escola.
|
Ao longo do ano lectivo.
Esto previstas 1 publicaes por perodo;
|
Este Boletim ter como intuito dar a conhecer informao variada sobre a Matemtica sob a forma de jogos, humor, quebra-cabeas, poesia, software, pginas da Internet de interesse Educativo, adivinhas, Biografias de Matemticos de relevo, Histria da matemtica, etc. No XEQ-MAT sero tambm divulgadas as Actividades do Clube da Matemtica bem como Eventos de interesse Cultural e Educativo desta rea. |
||
O Enigma do Ms
|
! Sensibilizar o Corpo Docente para a rea da Matemtica mostrando o seu lado divertido;
! Divulgar e promover o raciocnio lgico e a curiosidade intelectual;
! Promover um convvio dinmico entre os professores das diversas reas.
|
Docentes e no docentes da escola. |
Ao longo do ano lectivo.
Um Problema Mensal. |
Projecto de passatempos e curiosidades num espao disposio de todo o pessoal docente e no docente da escola. Tem como intuito divulgar e promover o raciocnio lgico e a curiosidade intelectual favorecendo uma maior aproximao com a Matemtica. |
||
EQUAMAT |
! Desenvolver a capacidade de raciocnio; ! Sensibilizar os alunos para actividades extra-curriculares; ! Promover o convvio entre alunos e professores; ! Motivar os alunos para a matemtica; ! Desenvolver a curiosidade intelectual, do gosto pelo saber, pelo trabalho e pelo estudo. |
Alunos do 9 Ano. |
13 Maio
|
Os alunos tero oportunidade de concorrer com alunos de outras escolas fomentando a sua capacidade intelectual e de relao com os outros. Estas actividades extra-curriculares so um bem essencial ao crescimento dos alunos quer ao nvel cultural e de valores.
|
||
Palestras:
Hiperactividade; Discalculia; Sobredotados;
|
! Promover a discusso e reflexo de temas relacionados com a realidade escolar;
! Promover o intercmbio entre os vrios ncleos de estgio.
! Fomentar o relacionamento entre os professores para uma maior cooperao na resoluo dos problemas do meio escolar. |
Docentes. |
-04 de Novembro -30 de Maro -11 de Maio
(Datas a Confirmar) |
Organizadas pelo Ncleo de Estgio tendo como oradora a Dr. Laura Diogo, psicloga da Escola. Com o intuito de esclarecer e de orientar os docentes para os casos problemticos que possam surgir na sala de aula e sugestes de como lidar com elas. No final, oferta de um pequeno lanche promovendo um convvio importante para a troca de impresses entre todos os intervenientes de cada palestra.
|
||
Palestra de Astronomia
|
! Relacionar a matemtica com a cincia em geral; ! Relacionar a matemtica com a cincia em geral; ! Incentivar os alunos para o estudo da cincia.
|
Alunos do 3 Ciclo. |
2 Perodo
12 de Fevereiro (data a confirmar.) |
A palestra de Astronomia ser dinamizada pelo professor Doutor Joo Fernandes. |
||
Sala de Estudo Aberta
|
! Contribuir para a evoluo no aproveitamento escolar dos alunos que a frequentam;
! Despertar os alunos para as vantagens de estudar em grupo e/ou individualmente.
|
Alunos dos 2 e 3 ciclos |
Ao longo do ano lectivo 2003/ 2004 |
Nas salas de estudo abertas, os alunos tm oportunidade de fazer os trabalhos de casa, tirar dvidas, realizar trabalhos individuais e em grupo. |
||
Aces de Formao Experimentar Matemtica usando Tecnologia
|
! Complementar e actualizar os conhecimentos cientficos e pedaggicos das professoras estagirias; ! Promover as tecnologias como ferramentas de trabalho no ensino da Matemtica; ! Fomentar nos professores de Matemtica a cooperao na produo de materiais, no diagnstico de problemas e na realizao de projectos educativos. |
Professores |
Durao de 25 Horas entre os meses de Setembro e Outubro.
|
Com o intuito de uma posterior introduo das novas tecnologias no ensino da Matemtica no mbito do 3 Ciclo, foram feitas vrias actividades com a TI-83 e com o Cabri II bem como experincias com o CBL e o CBR. No final, foi apresentado e entregue por cada um dos participantes um trabalho para avaliao, onde se pretendia que se utilizasse o que se aprendeu no curso. |