O Regulamento dos Estgios Pedaggicos diz que "a avaliao deve
encarar-se como um processo contnuo de reflexo, anlise e discusso da
actividade individual e de grupo, no sentido de superar erros cometidos, vencer
dificuldades e ajustar o ritmo de trabalho" e que "a avaliao ter
em conta a conjugao de diversos parmetros cujas expresses parcelares
conduziro a uma nica apreciao global."
A avaliao assim incontornavelmente complexa, pelo que este documento
pretende proceder a uma uniformizao mnima da avaliao dos estagirios que
proporcione aos orientadores e estagirios tanto uma linha orientadora do seu
trabalho como alguma flexibilidade que no iniba as iniciativas necessrias
numa tarefa to complexa.
Este documento divide-se em
duas partes:
1. Perfis
de desempenho a observar pelo orientador cientfico.
2. Perfis
de desempenho a observar pelo orientador pedaggico.
1. Orientador Cientfico
O trabalho e observao do
orientador cientfico incidem essencialmente sobre quatro aspectos:
a) Sesses
de exposio oral
b) Textos
das sesses de exposio
c) Aulas
assistidas
d) Actividades
de dinamizao matemtica da escola
Os perfis de desempenho
incidiro assim sobre estes quatro aspectos:
Sesses de exposio
oral:
Insuficiente |
Revela confuso com os
conceitos cientficos envolvidos. |
12 |
Revela frequentes
hesitaes com alguns conceitos cientficos envolvidos. |
14 |
Exposio escorreita, com
raras hesitaes, mas sem capacidade de sair do previamente preparado quando
questionado, ou sem capacidade de argumentao sobre o que exps. |
16 |
Exposio clara com
capacidade de sair do previamente preparado quando questionado e com
capacidade de argumentao sobre o que exps, revelando alguma cultura
matemtica. |
18 |
Exposio muito clara e
com capacidade de discusso segura e correcta sobre temas relacionados com o
que exps, revelando boa cultura matemtica. |
Outros critrios para
atribuir pontuaes intermdias: capacidade de corrigir erros evidenciados na
preparao do trabalho e de corrigir insuficincias nos planos apresentados,
vontade na pesquisa bibliogrfica e capacidade de leitura de bibliografia
diversificada.
Textos para as sesses
de exposio:
Insuficiente |
Textos de difcil leitura
e compreenso e com incorreces. |
12 |
Textos com algumas
incorreces ou pouco organizados ou pouco claros. |
14 |
Textos apenas com
incorreces muito pontuais, razoavelmente organizados mas com pouca clareza. |
16 |
Textos totalmente
correctos, razoavelmente bem escritos e bem estruturados. |
18 |
Textos muito claros, bem
escritos e bem estruturados. |
Estes textos podero tambm
incluir as verses de trabalho, de acordo com as indicaes dos orientadores.
Outros critrios para
atribuir pontuaes intermdias: capacidade de corrigir erros e insuficincias
em anteriores verses, vontade na pesquisa bibliogrfica e capacidade de
leitura de bibliografia diversificada.
Aulas assistidas:
Insuficiente |
Aulas com abundantes
erros e pouca clareza |
12 |
Aulas com alguns deslizes
cientficos e pouca clareza |
14 |
Aulas com raros deslizes
cientficos, alguma clareza, mas revelando dificuldades em responder s
questes dos alunos |
16 |
Aulas sem deslizes
cientficos e claras, mas revelando algumas dificuldades em responder s
questes dos alunos |
18 |
Aulas claras e rigorosas
e revelando capacidade de responder clara e rigorosamente s questes dos
alunos |
Outros critrios para
atribuir pontuaes intermdias: planos bem elaborados, uso correcto e expedito
da tecnologia, exemplos bem escolhidos e imaginativos.
Actividades de
dinamizao matemtica da escola:
Insuficiente |
Poucas ou nenhumas
actividades |
12 |
Actividades com pouco
impacto e com insuficincias cientficas |
14 |
Actividades com pouco
impacto ou com insuficincias cientficas |
16 |
Actividades interessantes
e sem insuficincias cientficas |
18 |
Actividades
interessantes, motivadoras, correctas e imaginativas |
Outros critrios para
atribuir pontuaes intermdias: capacidade de dinamizar competies como as
Olimpadas de Matemtica, o Campeonato Nacional de Jogos Matemticos ou
similares, capacidade de lidar com questes tradicionalmente difceis,
materiais bem elaborados, exemplos com impacto.
Nota final do orientador
cientfico:
A nota final do orientador
cientfico calculada como a mdia pesada dos aspectos atrs considerados,
arredondada s unidades, em que os pesos so os seguintes:
a) Sesses
de exposio oral
- 3
b) Textos
das sesses de exposio - 3
c) Aulas
assistidas
- 2
d) Actividades
de dinamizao da escola -
1
2. Orientador
Pedaggico
O trabalho e observao do
orientador pedaggico incidem essencialmente sobre sete aspectos:
a) Conhecimento
do contedo
b) Conhecimento
do currculo
c) Preparao
das aulas
d) Organizao
e conduo das aulas
e) Avaliao
das aulas
f) Participao
na vida da escola
g) Desenvolvimento
profissional
Os perfis de desempenho
incidiro assim sobre estes sete aspectos:
a) Conhecimento do
contedo:
Insuficiente |
Conhecimento deficiente
dos conceitos bsicos e procedimentos especficos da Matemtica, revelando
falta de capacidade para responder a dvidas ou questes dos alunos. |
12 |
Conhecimento nem sempre
seguro dos conceitos e tcnicas matemticas constantes dos programas dos anos
de escolaridade leccionados. |
14 |
Conhecimento
razoavelmente seguro dos conceitos e tcnicas matemticas constantes dos
programas dos anos de escolaridade leccionados, mas revelando dificuldades na
sua explanao aos alunos e colegas. |
16 |
Conhecimento seguro dos
conceitos e tcnicas matemticas constantes dos programas dos anos de
escolaridade leccionados, revelando capacidade de explanao convincente aos
alunos e colegas. |
18 |
Alm do anterior,
capacidade de relacionamento de conceitos de diferentes reas da Matemtica e
de diferentes disciplinas e conhecimento da sua histria. |
Outros critrios para
atribuir pontuaes intermdias: capacidade de responder apropriada e
atempadamente a questes dos alunos, capacidade de pesquisar temas menos
comuns.
b) Conhecimento do
currculo:
Insuficiente |
O livro de texto usado
como base exclusiva para o ensino. |
12 |
Conhecimento das
orientaes programticas principais dos programas dos anos de escolaridade
leccionados, no que diz respeito a finalidades, objectivos gerais e
especficos, metodologias, materiais, conhecimentos matemticos e avaliao. |
14 |
Alm do anterior,
compreenso e capacidade de articulao dos diversos componentes dos
programas. |
16 |
Alm do anterior,
capacidade de identificao dos conhecimentos matemticos, capacidades e
atitudes centrais dos programas, revelando alguma capacidade de analisar
criticamente o livro de texto do ponto de vista do programa. |
18 |
Alm do anterior,
conhecimento de situaes extracurriculares e de outras disciplinas que se
relacionem directamente com os temas do programa de Matemtica, capacidade de
analisar criticamente o livro de texto do ponto de vista do programa. |
Outros critrios para
atribuir pontuaes intermdias: capacidade de responder com segurana a
questes dos alunos que se relacionem com anos anteriores, capacidade de
pesquisar temas menos comuns.
c) Preparao das aulas:
Insuficiente |
Ausncia de preparao
das aulas e/ou preparao no cuidada ou inconsciente, no revelando
preocupao com os objectivos, os resultados da aprendizagem dos alunos e as
suas necessidades. Notria utilizao de um mtodo de ensino em particular, o
qual nem sempre apropriado para os objectivos e necessidades dos alunos |
12 |
Capacidade de elaborar
planos de aula coerentes tendo em conta as orientaes curriculares gerais,
as necessidades dos alunos, e articuladas com aulas anteriores e posteriores. |
14 |
Alm do anterior,
adaptao e seleco de tarefas relevantes para a aprendizagem dos alunos,
seleco, adaptao e elaborao de materiais e recursos adequados, incluindo
as novas tecnologias. |
16 |
Alm do anterior,
concepo, adaptao e seleco de tarefas estimulantes e relevantes para o
progresso dos alunos. |
18 |
Alm do anterior,
preparao cuidadosa de formas de trabalho diversificadas e consistentes com
os objectivos, incluindo momentos de trabalho com toda a turma, em grupos, em
dades e trabalho individual. |
Outros critrios para
atribuir pontuaes intermdias: definio adequada dos objectivos e previso
de estratgias que permitam a sua consecuo, capacidade de ouvir e incorporar
adequadamente as sugestes do orientador, capacidade de envolvimento numa sala
de estudo e actividades afins, previso eficiente dos diversos momentos da
aula, em particular, do incio e final, e da gesto do tempo, previso de
formas de avaliao do grau de consecuo dos objectivos da aula, preparao de
formas de trabalho diversificadas e consistentes com os objectivos, incluindo
momentos de trabalho com toda a turma, em grupos, em dades e trabalho individual.
d) Organizao e
conduo das aulas:
Insuficiente |
Conduo de aulas
desorganizadas, com reduzida antecipao de problemas e falta de consistncia
nas aces desenvolvidas para obter comportamento adequado da turma e
condies para a aprendizagem. Incapacidade de comunicar de uma forma eficiente.
Realizao de aulas aborrecidas, montonas, caracterizadas por falta de
imaginao, vigor e rigor. |
12 |
Capacidade de criar e
manter um ambiente de trabalho adequado na sala de aula. Capacidade de estabelecer
e manter regras e rotinas justas e apropriadas para os alunos. |
14 |
Alm do anterior,
capacidade de levar prtica as formas de trabalho previstas e utilizao de
recursos e materiais seleccionados, preocupao com a gesto do tempo. Capacidade de utilizao
de materiais e recursos previstos, em particular, as novas tecnologias,
embora de forma nem sempre muito conseguida. |
16 |
Alm do anterior,
capacidade de levar prtica as formas de trabalho diversificadas, incluindo
momentos colectivos de trabalho com toda a turma, em grupos, em dades e trabalho
individual. Capacidade de utilizao
de materiais e recursos previstos, em particular, as novas tecnologias. |
18 |
Alm do anterior,
capacidade de fazer inflexes relativamente ao plano previsto sempre que o
desenvolvimento da aula o justifique. Capacidade de utilizao
eficaz de materiais e recursos previstos, em particular, as novas
tecnologias. |
Outros critrios para
atribuir pontuaes intermdias: capacidade de organizar a sala de aula de
forma adequada, estabelecendo as condies fsicas adequadas para o trabalho a
desenvolver.
e) Avaliao das aulas:
Insuficiente |
Avaliao no focalizada
nos aspectos essenciais e no revelando reflexo sobre a prtica nem vontade
de incorporar sugestes de outros colegas e orientador. |
12 |
Capacidade para descrever
as aulas em termos de tarefas propostas, da estratgia usada, do ambiente de
aprendizagem, do papel dos alunos e do professor. |
14 |
Alm do anterior,
capacidade de anlise crtica do grau de consecuo dos objectivos
pretendidos com identificao dos factores de (in)sucesso das aulas. |
16 |
Alm do anterior,
capacidade de anlise crtica do grau de consecuo dos objectivos
pretendidos em funo da avaliao da aprendizagem dos alunos e do
desenvolvimento das suas capacidades e atitudes, elaborando relatrios
adequados das suas aulas. |
18 |
Alm do anterior,
identificao adequada dos factores de (in)sucesso das aulas e sugesto e
discusso de alternativas pertinentes para a sua melhoria, elaborando
relatrios completos e com reflexo bem ponderada. |
Outros critrios para
atribuir pontuaes intermdias: identificao de factores de (in)sucesso das
aulas e sugesto de alternativas para a sua melhoria, compreenso da
necessidade de reflexo sobre a prtica lectiva e disposio para aceitar
sugestes de colegas e orientador.
f) Participao na vida
da escola:
Insuficiente |
Isolamento relativamente
vida da escola, com ausncia de participao nas actividades onde poderia
colaborar. Desconhecimento ou alheamento das regras de funcionamento da
escola |
12 |
Compreenso da escola
como instituio e do lugar e funo que esta tem na comunidade |
14 |
Alm do anterior,
compreenso do papel das actividades extra-lectivas na dinamizao da vida da
escola e no envolvimento dos alunos na aprendizagem, participando de forma
construtiva. |
16 |
Alm do anterior,
disposio e capacidade de colaborar na preparao e realizao de
actividades extra-lectivas pertinentes que favoream o desenvolvimento nos
alunos de capacidades e atitudes positivas em relao escola e, em especial, Matemtica. |
18 |
Alm do anterior,
disposio e capacidade de propor e colaborar na preparao e realizao de
actividades extra-lectivas que contribuam para a formao dos colegas da
escola, nomeadamente promovendo sesses de discusso e formao com elementos
da escola, do ncleo de estgio e exteriores escola. |
Outros critrios para
atribuir pontuaes intermdias: grau de envolvimento em actividades relativas
a Olimpadas de Matemtica, Campeonato Nacional de Jogos Matemticos ou
similares, imaginao e capacidade de trabalho com os colegas e outras
entidades da escola ou fora da escola.
g) Desenvolvimento
profissional:
Insuficiente |
Falta de relaes de
trabalho com os profissionais mais prximos, em particular, com o ncleo de
estgio e com os colegas de grupo de Matemtica da escola. Indisponibilidade
para procurar e aceitar ajuda. Falta de empenhamento |
12 |
Conscincia das suas
prprias responsabilidades como professor, assumindo-se como um profissional
autnomo e empenhado |
14 |
Alm do anterior, preocupao
em conhecer e estabelecer contacto com recursos humanos e materiais
importantes para a profisso de professor. Participao nalguma
actividade de formao, nomeadamente conferncias, encontros e cursos, como
os promovidos pela SPM e pela APM. |
16 |
Alm do anterior,
preocupao e capacidade em reflectir sobre a prtica profissional,
identificando problemas e definindo estratgias para a sua superao. Participao em vrias
actividades de formao, nomeadamente conferncias, encontros e cursos, como
os promovidos pela SPM e pela APM. |
18 |
Alm do anterior,
disposio e capacidade para reflectir sobre a prtica profissional, para
definir problemas e questes a investigar e desenvolver projectos individuais
ou colectivos de interveno sobre esses problemas. Participao activa
(coadjuvando sesses ou apresentando trabalhos) em actividades de formao,
nomeadamente conferncias, encontros e cursos, como os promovidos pela SPM e
pela APM. |
Outros critrios para
atribuir pontuaes intermdias: Disposio e capacidade para trabalhar em
grupo, para discutir com outros professores sobre questes profissionais, para
procurar e aceitar ajuda, para cooperar, conhecimento das ideias fundamentais
relativas realizao de um projecto educativo.
Nota final do orientador
pedaggico:
A nota final do orientador
pedaggico calculada como a mdia pesada dos aspectos atrs considerados,
arredondada s unidades, em que os pesos so os seguintes:
a) Conhecimento
do contedo - 2
b) Conhecimento
do currculo
- 2
c) Preparao
das aulas
- 2
d) Organizao
e conduo das aulas
- 2
e) Avaliao
das aulas
- 1
f) Participao
na vida da escola
- 1
g) Desenvolvimento
profissional
- 1