O Regulamento dos
Estgios Pedaggicos diz que "a avaliao deve encarar-se como um
processo contnuo de reflexo, anlise e discusso da actividade individual e
de grupo, no sentido de superar erros cometidos, vencer dificuldades e ajustar
o ritmo de trabalho" e que
"a avaliao ter em conta a conjugao de diversos parmetros cujas
expresses parcelares conduziro a uma nica apreciao global."
A avaliao assim
incontornavelmente complexa, pelo que este documento pretende proceder a uma
uniformizao mnima da avaliao dos estagirios que proporcione aos
orientadores e estagirios tanto uma linha orientadora do seu trabalho como
alguma flexibilidade que no iniba as iniciativas necessrias numa tarefa to
complexa.
Este documento
debrua-se apenas sobre os perfis de desempenho a observar pelo orientador
cientfico. De acordo com o Regulamento dos Estgios Pedaggicos, o trabalho e
observao do orientador cientfico incidem essencialmente sobre cinco
aspectos:
a) Sesses
de exposio oral
b) Textos
das sesses de exposio
c) Aulas
assistidas
d) Actividades
de dinamizao cientfica da escola
e)
Participao em encontros
Os perfis de desempenho incidiro assim
sobre estes cinco aspectos:
Sesses de exposio oral:
Insuficiente |
Revela confuso com os conceitos
cientficos envolvidos |
12 |
Revela frequentes hesitaes com
alguns conceitos cientficos envolvidos |
14 |
Exposio escorreita, com raras
hesitaes, mas sem capacidade de sair do previamente preparado quando
questionado, ou sem capacidade de argumentao sobre o que exps |
16 |
Exposio clara com capacidade de
sair do previamente preparado quando questionado e com capacidade de
argumentao sobre o que exps, revelando alguma cultura na rea cientfica
da especialidade |
18 |
Exposio muito clara e com
capacidade de discusso segura e correcta sobre temas relacionados com o que
exps, revelando boa cultura na rea cientfica da especialidade
(nomeadamente ao nvel dos conceitos fundamentais) |
Outros critrios para atribuir
pontuaes intermdias: capacidade de corrigir erros evidenciados na preparao
do trabalho e de corrigir insuficincias nos planos apresentados, vontade na
pesquisa bibliogrfica e capacidade de leitura de bibliografia diversificada.
Textos para as sesses de exposio:
Insuficiente |
Textos de difcil leitura e
compreenso e com incorreces |
12 |
Textos com algumas incorreces ou
pouco organizados ou pouco claros |
14 |
Textos apenas com incorreces muito
pontuais, razoavelmente organizados mas com pouca clareza |
16 |
Textos totalmente correctos,
razoavelmente bem escritos e bem estruturados |
18 |
Textos muito claros, bem escritos e
muito bem estruturados |
Estes textos podero tambm incluir as
verses de trabalho, de acordo com as indicaes dos orientadores.
Outros critrios para atribuir
pontuaes intermdias: capacidade de corrigir erros e insuficincias em
anteriores verses, vontade na pesquisa bibliogrfica e capacidade de leitura
de bibliografia diversificada.
Aulas assistidas:
Insuficiente |
Aulas com abundantes erros e pouca
clareza |
12 |
Aulas com alguns deslizes cientficos
e pouca clareza |
14 |
Aulas com raros deslizes cientficos,
alguma clareza, mas revelando dificuldades em responder s questes dos
alunos |
16 |
Aulas sem deslizes cientficos e
claras, mas revelando algumas dificuldades em responder s questes dos
alunos |
18 |
Aulas claras e rigorosas e revelando
capacidade de responder clara e rigorosamente s questes dos alunos |
Outros critrios para atribuir
pontuaes intermdias: planos bem elaborados, uso correcto e expedito da
tecnologia, exemplos bem escolhidos e imaginativos, adequao dos assuntos ao
nvel etrio dos alunos, diversificao de recursos educativos.
Actividades de dinamizao
cientfica da escola:
Insuficiente |
Poucas ou nenhumas actividades |
12 |
Actividades com pouco impacto e com
insuficincias cientficas |
14 |
Actividades com pouco impacto ou com
insuficincias cientficas ou deficientemente exploradas |
16 |
Actividades interessantes, sem
insuficincias cientficas e minimamente exploradas |
18 |
Actividades interessantes, motivadoras,
correctas, imaginativas e bem exploradas |
Outros critrios para atribuir
pontuaes intermdias: capacidade de dinamizar competies como as Olimpadas
(de Matemtica, de Fsica, etc.), o Campeonato Nacional de Jogos Matemticos ou
similares, competies de Centros Cincia Viva ou similares, capacidade de
lidar com questes tradicionalmente difceis, materiais bem elaborados,
exemplos com impacto.
Participao em encontros:
Insuficiente |
No vai a encontros |
12 |
Participa de forma passiva nalguns
encontros |
14 |
Participa de forma activa em
encontros, individualmente ou em grupo |
16 |
Participa de forma activa e com
qualidade em encontros,
individualmente ou em grupo |
18 |
Participa, individualmente, de forma
activa e com qualidade em encontros, sendo o seu trabalho apreciado
positivamente pelos colegas e participantes |
Os encontros a incluir nesta alnea
podem ser: Encontro de Estgios, Encontros Regionais da APM e da SPM ou outras
associaes, Tardes de Matemtica da SPM, Conferncias promovidas pelo Departamento
de Matemtica, pelas Escolas ou por outras associaes, Cursos de formao
contnua, outros encontros regionais de Matemtica, de Cincias ou sobre
Questes Pedaggicas.
Nota final do orientador cientfico:
A nota final do orientador cientfico
calculada como a mdia pesada dos aspectos atrs considerados, arredondada s
unidades, em que os pesos so os seguintes:
a) Sesses
de exposio oral
-
3
b) Textos
das sesses de exposio -
3
c) Aulas
assistidas
-
2
d) Actividades
de dinamizao da escola -
1
e) Participao
em encontros -
1