Faculdade de Cincias e Tecnologia

Universidade de Coimbra

Estgio Pedaggico do Ramo Educacional

2006/2007

 

Perfis de desempenho dos Estagirios parte cientfica

Aprovados na reunio da Comisso de Estgio de 26/10/2006

 

O Regulamento dos Estgios Pedaggicos diz que "a avaliao deve encarar-se como um processo contnuo de reflexo, anlise e discusso da actividade individual e de grupo, no sentido de superar erros cometidos, vencer dificuldades e ajustar o ritmo de trabalho" e que "a avaliao ter em conta a conjugao de diversos parmetros cujas expresses parcelares conduziro a uma nica apreciao global."

A avaliao assim incontornavelmente complexa, pelo que este documento pretende proceder a uma uniformizao mnima da avaliao dos estagirios que proporcione aos orientadores e estagirios tanto uma linha orientadora do seu trabalho como alguma flexibilidade que no iniba as iniciativas necessrias numa tarefa to complexa.

                 

Este documento debrua-se apenas sobre os perfis de desempenho a observar pelo orientador cientfico. De acordo com o Regulamento dos Estgios Pedaggicos, o trabalho e observao do orientador cientfico incidem essencialmente sobre cinco aspectos:

a)    Sesses de exposio oral

b)   Textos das sesses de exposio

c)    Aulas assistidas

d)   Actividades de dinamizao cientfica da escola

e)  Participao em encontros

 

Os perfis de desempenho incidiro assim sobre estes cinco aspectos:

 

Sesses de exposio oral:

Insuficiente

Revela confuso com os conceitos cientficos envolvidos

12

Revela frequentes hesitaes com alguns conceitos cientficos envolvidos

14

Exposio escorreita, com raras hesitaes, mas sem capacidade de sair do previamente preparado quando questionado, ou sem capacidade de argumentao sobre o que exps

16

Exposio clara com capacidade de sair do previamente preparado quando questionado e com capacidade de argumentao sobre o que exps, revelando alguma cultura na rea cientfica da especialidade

18

Exposio muito clara e com capacidade de discusso segura e correcta sobre temas relacionados com o que exps, revelando boa cultura na rea cientfica da especialidade (nomeadamente ao nvel dos conceitos fundamentais)

Outros critrios para atribuir pontuaes intermdias: capacidade de corrigir erros evidenciados na preparao do trabalho e de corrigir insuficincias nos planos apresentados, vontade na pesquisa bibliogrfica e capacidade de leitura de bibliografia diversificada.

 

 

 

Textos para as sesses de exposio:

Insuficiente

Textos de difcil leitura e compreenso e com incorreces

12

Textos com algumas incorreces ou pouco organizados ou pouco claros

14

Textos apenas com incorreces muito pontuais, razoavelmente organizados mas com pouca clareza

16

Textos totalmente correctos, razoavelmente bem escritos e bem estruturados

18

Textos muito claros, bem escritos e muito bem estruturados

Estes textos podero tambm incluir as verses de trabalho, de acordo com as indicaes dos orientadores.

Outros critrios para atribuir pontuaes intermdias: capacidade de corrigir erros e insuficincias em anteriores verses, vontade na pesquisa bibliogrfica e capacidade de leitura de bibliografia diversificada.

 

 

 

Aulas assistidas:

Insuficiente

Aulas com abundantes erros e pouca clareza

12

Aulas com alguns deslizes cientficos e pouca clareza

14

Aulas com raros deslizes cientficos, alguma clareza, mas revelando dificuldades em responder s questes dos alunos

16

Aulas sem deslizes cientficos e claras, mas revelando algumas dificuldades em responder s questes dos alunos

18

Aulas claras e rigorosas e revelando capacidade de responder clara e rigorosamente s questes dos alunos

Outros critrios para atribuir pontuaes intermdias: planos bem elaborados, uso correcto e expedito da tecnologia, exemplos bem escolhidos e imaginativos, adequao dos assuntos ao nvel etrio dos alunos, diversificao de recursos educativos.

 

 

 

Actividades de dinamizao cientfica da escola:

Insuficiente

Poucas ou nenhumas actividades

12

Actividades com pouco impacto e com insuficincias cientficas

14

Actividades com pouco impacto ou com insuficincias cientficas ou deficientemente exploradas

16

Actividades interessantes, sem insuficincias cientficas e minimamente exploradas

18

Actividades interessantes, motivadoras, correctas, imaginativas e bem exploradas

Outros critrios para atribuir pontuaes intermdias: capacidade de dinamizar competies como as Olimpadas (de Matemtica, de Fsica, etc.), o Campeonato Nacional de Jogos Matemticos ou similares, competies de Centros Cincia Viva ou similares, capacidade de lidar com questes tradicionalmente difceis, materiais bem elaborados, exemplos com impacto.

 

 

 

Participao em encontros:

Insuficiente

No vai a encontros

12

Participa de forma passiva nalguns encontros

14

Participa de forma activa em encontros, individualmente ou em grupo

16

Participa de forma activa e com qualidade  em encontros, individualmente ou em grupo

18

Participa, individualmente, de forma activa e com qualidade em encontros, sendo o seu trabalho apreciado positivamente pelos colegas e participantes

Os encontros a incluir nesta alnea podem ser: Encontro de Estgios, Encontros Regionais da APM e da SPM ou outras associaes, Tardes de Matemtica da SPM, Conferncias promovidas pelo Departamento de Matemtica, pelas Escolas ou por outras associaes, Cursos de formao contnua, outros encontros regionais de Matemtica, de Cincias ou sobre Questes Pedaggicas.

 

 

 

Nota final do orientador cientfico:

A nota final do orientador cientfico calculada como a mdia pesada dos aspectos atrs considerados, arredondada s unidades, em que os pesos so os seguintes:

a)    Sesses de exposio oral                               - 3

b)    Textos das sesses de exposio                    - 3

c)    Aulas assistidas                                                 - 2

d)    Actividades de dinamizao da escola             - 1

e)    Participao em encontros                                           - 1