O Regulamento dos
Estgios Pedaggicos diz que "a avaliao deve encarar-se como um
processo contnuo de reflexo, anlise e discusso da actividade individual e
de grupo, no sentido de superar erros cometidos, vencer dificuldades e ajustar
o ritmo de trabalho" e que
"a avaliao ter em conta a conjugao de diversos parmetros cujas
expresses parcelares conduziro a uma nica apreciao global."
A avaliao assim
incontornavelmente complexa, pelo que este documento pretende proceder a uma
uniformizao mnima da avaliao dos estagirios que proporcione aos
orientadores e estagirios tanto uma linha orientadora do seu trabalho como
alguma flexibilidade que no iniba as iniciativas necessrias numa tarefa to
complexa.
Este documento debrua-se apenas sobre
os perfis de desempenho a observar pelo orientador pedaggico. O trabalho e
observao do orientador pedaggico incidem essencialmente sobre sete aspectos:
a) Conhecimento
do contedo
b) Conhecimento
do currculo
c) Preparao
das aulas
d) Organizao
e conduo das aulas
e) Avaliao
das aulas
f) Participao
na vida da escola
g) Desenvolvimento
profissional
Os perfis de desempenho incidiro assim
sobre estes sete aspectos:
a) Conhecimento do contedo:
Insuficiente |
Conhecimento deficiente dos conceitos
bsicos e procedimentos especficos da Matemtica, revelando falta de
capacidade para responder a dvidas ou questes dos alunos. |
12 |
Conhecimento nem sempre seguro dos
conceitos e tcnicas matemticas constantes dos programas dos anos de
escolaridade leccionados. |
14 |
Conhecimento razoavelmente seguro dos
conceitos e tcnicas matemticas constantes dos programas dos anos de
escolaridade leccionados, mas revelando dificuldades na sua explanao aos
alunos e colegas. |
16 |
Conhecimento seguro dos conceitos e
tcnicas matemticas constantes dos programas dos anos de escolaridade
leccionados, revelando capacidade de explanao convincente aos alunos e
colegas. |
18 |
Alm do anterior, capacidade de
relacionamento de conceitos de diferentes reas da Matemtica e de diferentes
disciplinas e conhecimento da sua histria. |
Outros critrios para atribuir
pontuaes intermdias: capacidade de responder apropriada e atempadamente a
questes dos alunos, capacidade de pesquisar temas menos comuns.
b) Conhecimento do currculo:
Insuficiente |
O livro de texto usado como base
exclusiva para o ensino. |
12 |
Conhecimento das orientaes
programticas principais dos programas dos anos de escolaridade leccionados,
no que diz respeito a finalidades, objectivos gerais e especficos,
metodologias, materiais, conhecimentos matemticos e avaliao. |
14 |
Alm do anterior, compreenso e
capacidade de articulao dos diversos componentes dos programas. |
16 |
Alm do anterior, capacidade de
identificao dos conhecimentos matemticos, capacidades e atitudes centrais
dos programas, revelando alguma capacidade de analisar criticamente o livro
de texto do ponto de vista do programa. |
18 |
Alm do anterior, conhecimento de
situaes extracurriculares e de outras disciplinas que se relacionem
directamente com os temas do programa de Matemtica, capacidade de analisar
criticamente o livro de texto do ponto de vista do programa. |
Outros critrios para atribuir
pontuaes intermdias: capacidade de responder com segurana a questes dos
alunos que se relacionem com anos anteriores, capacidade de pesquisar temas
menos comuns.
c) Preparao das aulas:
Insuficiente |
Ausncia de preparao das aulas e/ou
preparao no cuidada ou inconsciente, no revelando preocupao com os
objectivos, os resultados da aprendizagem dos alunos e as suas necessidades.
Notria utilizao de um mtodo de ensino em particular, o qual nem sempre
apropriado para os objectivos e necessidades dos alunos |
12 |
Capacidade de elaborar planos de aula
coerentes tendo em conta as orientaes curriculares gerais, as necessidades
dos alunos, e articuladas com aulas anteriores e posteriores. |
14 |
Alm do anterior, adaptao e
seleco de tarefas relevantes para a aprendizagem dos alunos, seleco,
adaptao e elaborao de materiais e recursos adequados, incluindo as novas
tecnologias. |
16 |
Alm do anterior, concepo,
adaptao e seleco de tarefas estimulantes e relevantes para o progresso
dos alunos. |
18 |
Alm do anterior, preparao
cuidadosa de formas de trabalho diversificadas e consistentes com os
objectivos, incluindo momentos de trabalho com toda a turma, em grupos, em
dades e trabalho individual. |
Outros critrios para atribuir
pontuaes intermdias: definio adequada dos objectivos e previso de
estratgias que permitam a sua consecuo, capacidade de ouvir e incorporar
adequadamente as sugestes do orientador, capacidade de envolvimento numa sala
de estudo e actividades afins, previso eficiente dos diversos momentos da
aula, em particular, do incio e final, e da gesto do tempo, previso de
formas de avaliao do grau de consecuo dos objectivos da aula, preparao de
formas de trabalho diversificadas e consistentes com os objectivos, incluindo
momentos de trabalho com toda a turma, em grupos, em dades e trabalho individual.
d) Organizao e conduo das aulas:
Insuficiente |
Conduo de aulas desorganizadas, com
reduzida antecipao de problemas e falta de consistncia nas aces
desenvolvidas para obter comportamento adequado da turma e condies para a
aprendizagem. Incapacidade de comunicar de uma forma eficiente. Realizao de
aulas aborrecidas, montonas, caracterizadas por falta de imaginao, vigor e
rigor. |
12 |
Capacidade de criar e manter um
ambiente de trabalho adequado na sala de aula. Capacidade de estabelecer e manter
regras e rotinas justas e apropriadas para os alunos. |
14 |
Alm do anterior, capacidade de levar
prtica as formas de trabalho previstas e utilizao de recursos e
materiais seleccionados, preocupao com a gesto do tempo. Capacidade de utilizao de materiais
e recursos previstos, em particular, as novas tecnologias, embora de forma
nem sempre muito conseguida. |
16 |
Alm do anterior, capacidade de levar
prtica as formas de trabalho diversificadas, incluindo momentos colectivos
de trabalho com toda a turma, em grupos, em dades e trabalho individual. Capacidade de utilizao de materiais
e recursos previstos, em particular, as novas tecnologias. |
18 |
Alm do anterior, capacidade de fazer
inflexes relativamente ao plano previsto sempre que o desenvolvimento da
aula o justifique. Capacidade de utilizao eficaz de
materiais e recursos previstos, em particular, as novas tecnologias. |
Outros critrios para atribuir
pontuaes intermdias: capacidade de organizar a sala de aula de forma
adequada, estabelecendo as condies fsicas adequadas para o trabalho a
desenvolver.
e) Avaliao das aulas:
Insuficiente |
Avaliao no focalizada nos aspectos
essenciais e no revelando reflexo sobre a prtica nem vontade de incorporar
sugestes de outros colegas e orientador. |
12 |
Capacidade para descrever as aulas em
termos de tarefas propostas, da estratgia usada, do ambiente de
aprendizagem, do papel dos alunos e do professor. |
14 |
Alm do anterior, capacidade de
anlise crtica do grau de consecuo dos objectivos pretendidos com
identificao dos factores de (in)sucesso das aulas. |
16 |
Alm do anterior, capacidade de
anlise crtica do grau de consecuo dos objectivos pretendidos em funo da
avaliao da aprendizagem dos alunos e do desenvolvimento das suas
capacidades e atitudes, elaborando relatrios adequados das suas aulas. |
18 |
Alm do anterior, identificao
adequada dos factores de (in)sucesso das aulas e sugesto e discusso de
alternativas pertinentes para a sua melhoria, elaborando relatrios completos
e com reflexo bem ponderada. |
Outros critrios para atribuir
pontuaes intermdias: identificao de factores de (in)sucesso das aulas e
sugesto de alternativas para a sua melhoria, compreenso da necessidade de
reflexo sobre a prtica lectiva e disposio para aceitar sugestes de colegas
e orientador.
f) Participao na vida da escola:
Insuficiente |
Isolamento relativamente vida da
escola, com ausncia de participao nas actividades onde poderia colaborar.
Desconhecimento ou alheamento das regras de funcionamento da escola |
12 |
Compreenso da escola como
instituio e do lugar e funo que esta tem na comunidade. Organizao de
sesses de formao na escola. |
14 |
Alm do anterior, compreenso do
papel das actividades extra-lectivas na dinamizao da vida da escola e no
envolvimento dos alunos na aprendizagem, participando de forma construtiva.
Organizao ou apresentao de trabalhos destinados comunidade escolar (em
geral ou a algum grupo em particular). |
16 |
Alm do anterior, disposio e
capacidade de colaborar na preparao e realizao de actividades
extra-lectivas pertinentes que favoream o desenvolvimento nos alunos de
capacidades e atitudes positivas em relao escola e, em especial, Matemtica. Organizao e
apresentao de trabalhos destinados comunidade escolar (em geral ou a algum
grupo em particular) que sejam bem recebidos. |
18 |
Alm do anterior, disposio e
capacidade de propor e colaborar na preparao e realizao de actividades
extra-lectivas que contribuam para a formao dos colegas da escola,
nomeadamente promovendo sesses de discusso e formao com elementos da
escola, do ncleo de estgio e exteriores escola. Apresentao escola de
trabalhos realizados pelo ncleo de estgio que sejam bem recebidos pelos
destinatrios. |
Outros critrios para atribuir
pontuaes intermdias: grau de envolvimento em actividades relativas a
Olimpadas de Matemtica, Campeonato Nacional de Jogos Matemticos, actividades
de Centros Cincia Viva ou similares, imaginao e capacidade de trabalho com
os colegas e outras entidades da escola ou fora da escola, apresentao de
actividades da escola em encontro regionais ou nacionais.
g) Desenvolvimento profissional:
Insuficiente |
Falta de relaes de trabalho com os
profissionais mais prximos, em particular, com o ncleo de estgio e com os
colegas de grupo de Matemtica da escola. Indisponibilidade para procurar e
aceitar ajuda. |
12 |
Conscincia das suas prprias
responsabilidades como professor, assumindo-se como um profissional autnomo
e empenhado. Participao em
encontros. |
14 |
Alm do anterior, preocupao em
conhecer e estabelecer contacto com recursos humanos e materiais importantes
para a profisso de professor. Participao nalguma actividade de
formao, nomeadamente conferncias, encontros e cursos, como os promovidos
pela SPM e pela APM. Apresentao de trabalhos no Encontro
de Estgios. |
16 |
Alm do anterior, preocupao e
capacidade em reflectir sobre a prtica profissional, identificando problemas
e definindo estratgias para a sua superao. Participao em vrias actividades de
formao, nomeadamente conferncias, encontros e cursos, como os promovidos
pela SPM e pela APM. Apresentao de trabalhos no Encontro
de Estgios, com uma participao pessoal activa e de qualidade. |
18 |
Alm do anterior, disposio e
capacidade para reflectir sobre a prtica profissional, para definir
problemas e questes a investigar e desenvolver projectos individuais ou
colectivos de interveno sobre esses problemas. Participao activa (coadjuvando
sesses ou apresentando trabalhos) em actividades de formao, nomeadamente
conferncias, encontros e cursos, como os promovidos pela SPM e pela APM. Apresentao de um trabalho
individual e participao pessoal activa e de qualidade em apresentaes de
grupo (oral ou sob a forma de cartaz) no Encontro de Estgios. |
Outros critrios para atribuir
pontuaes intermdias: Disposio e capacidade para trabalhar em grupo, para
discutir com outros professores sobre questes profissionais, para procurar e
aceitar ajuda, para cooperar, conhecimento das ideias fundamentais relativas
realizao de um projecto educativo, apresentao de trabalhos de estgio em
encontros regionais da SPM ou da APM ou de outras organizaes.
Nota final do orientador pedaggico:
A nota final do orientador pedaggico
calculada como a mdia pesada dos aspectos atrs considerados, arredondada s
unidades, em que os pesos so os seguintes:
a) Conhecimento
do contedo -
2
b) Conhecimento
do currculo
-
2
c) Preparao
das aulas
-
2
d) Organizao
e conduo das aulas -
3
e) Avaliao
das aulas
-
1
f) Participao
na vida da escola -
2
g) Desenvolvimento
profissional -
1